Serra enquadra geral | Fábio Campana

Serra enquadra geral

jose serra by ag senado

Do Diário do Poder

José Serra deu ontem, em seu primeiro dia como chanceler do governo Temer, a sinalização de novos tempos na diplomacia brasileira. Em duas notas, respondeu a ataques de Venezuela, Equador e outros países bolivarianos ao Brasil e dirigiu uma crítica direta ao secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper.

Na primeira nota oficial, o ministro diz que o MRE “rejeita enfaticamente as manifestações dos governos da Venezuela, Cuba, Bolívia, Equador e Nicarágua, assim como da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América/Tratado de Comércio dos Povos (ALBA/TCP), que se permitem opinar e propagar falsidades sobre o processo político interno no Brasil”. Esse processo, diz ele, “se desenvolve em quadro de absoluto respeito às instituições democráticas e à Constituição Federal.”

Na segunda nota, o ministro “repudia declarações do secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper, sobre a conjuntura política no Brasil”. Samper classificou recentemente de “golpe” o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff e defendeu seu governo. Tais declarações, segundo a nova diplomacia brasileira, “qualificam de maneira equivocada o funcionamento das instituições democráticas do Estado brasileiro”.

O texto acrescenta que, “além de errôneos”, os termos de Samper “deixam transparecer juízos de valor infundados e preconceitos contra o Estado brasileiro e seus poderes constituídos e fazem interpretações falsas sobre a Constituição e as leis brasileiras”. Classifica de “interpretação absurda” o que o secretário-geral da Unasul afirma sobre o País. “A realidade é oposta”.

O ministro conclui afirmando que essas interpretações “são incompatíveis com as funções que (Samper) exerce e com o mandato que recebeu do conjunto de países sul-americanos nos termos do Tratado Constitutivo e do Regulamento Geral da Unasul”.


6 comentários

  1. sábado, 14 de maio de 2016 – 14:28 hs

    Brasil 14.05.16 13:34
    Roberto Requião tem cargos em Itaipu. O senador tenta negociar com Michel Temer votar pelo afastamento definitivo de Dilma Rousseff e, em troca, manter suas indicações por lá.

    Desapega, Requião.

    Requião, O RIDICULO

  2. JOHAN
    sábado, 14 de maio de 2016 – 15:28 hs

    Caro FÁBIO, a manifestação do CHANCELER brasileiro JOSÉ SERRA foi adequada, oportuna e política, colocou os dirigentes dos países amigos sulamericanos nos seus respectivos lugares. Por outro lado, foi muito curto, podendo iniciar a divulgação de que iniciará os procedimentos de buscar a recuperação das REFINARIAS brasileiras da Petrobrás doadas ao governo bolivariano do EVO MORALES, pelo ex-presidente doador do patrimônio alheio, DUENDE ALCAGUETE LULLA ODEBRECHT, e dentro desse processo inciar a rediscussão dos valores do m³ de gás que o Brasil importa da Bolívia, visto que o nosso país está sendo muito mal visto pelos dirigentes bolivarianos. Quanto a UNASUL, FORO SÃO PAULO e demais organização comunistas, sustentadas pelo governo brasileiro, devem ser informadas, que o povo brasileiro verde-amarelo já rejeitou essa ideologia em 1964, na Marcha pela Democracia, e em 2013 na mobilização social, pedindo o IMPEACHMENT da presidente DILMA A PERDULÁRIA, R$ 100. bi de déficit em 2015. Apenas isso, É POUCO. Sem mais comentário. Atenciosamente. .

  3. Olho vivo
    sábado, 14 de maio de 2016 – 16:40 hs

    É ISSO AÍ MINISTRO,COLOCOU ESSA LIXARADA NO SEU DEVIDO LUGAR,POR QUE ESSES PORCOS VAGABUNDOS NÃO CUMPRIRAM A AMEAÇA DE INVADIR O BRASIL,SABEM QUE VOLTARIAM EM SACOS PLÁSTICOS.

  4. OTIMISTA
    domingo, 15 de maio de 2016 – 6:04 hs

    O Serra sempre foi um bom político. É o que ainda resta dos polí-
    ticos ficha limpa da “velha guarda”. Neste momento atual a sua ati-
    tude de mandar para o espaço esta companheirada do Lula e Dilma
    é fundamental. Diplomaticamente precisa dizer um sonoro NÃO para
    os paises que só subtrairam o nosso dinheiro.

  5. domingo, 15 de maio de 2016 – 11:47 hs

    Esses palhaços mal cuidam dos seus países ,querem dar “pitaco” no nosso, vão procurar papel higiênico prá limpar suas bundas canalhas”

  6. LUiz Carlos K
    segunda-feira, 16 de maio de 2016 – 13:56 hs

    VALEU, SERRA, FORA ESTES DITADORZINHOS DE PLANTÃO, APOIADOS PELO GOVERNO PTISTA.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*