O Gaeco anunciou nesta quinta-feira, 12, que o auditor fiscal Luiz Antônio de Souza, delator do esquema de cobrança de propinas na Receita Estadual, perdeu os benefícios do acordo de delação premiada por ter mentido e por ter dado continuidade aos crimes mesmo estando detido. Com informações de Narley Resende no Paraná Portal.
O auditor foi um dos alvos da quinta fase da Operação Publicano, deflagrada nesta quinta-feira em Londrina e Quatiguá, na região norte do Paraná. Souza já está preso na Penitenciária Estadual de Londrina. Foram expedidos quatro mandados de prisão preventiva e 20 de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para prestar depoimento por força policial.
Souza era o principal delator do caso. Ele tinha dito que entre abril e maio de 2015 que parte do dinheiro desviado abasteceu a campanha de reeleição do governador Beto Richa (PSDB) em 2014.
A Procuradoria-Geral do Estado já havia tentado anular o acordo de delação de Luiz Antonio de Souza. Segundo a procuradoria, ele teria induzido a Justiça a erro. Como ressarcimento aos cofres públicos, Souza prometeu entregar uma fazenda no valor de R$ 20 milhões que não seria dele. “É evidente que o Acordo de Colaboração Premiada perdeu efeito e merece ser desfeito, uma vez que ressarcimento civil algum dele advirá”, argumenta o Procurador-Geral do Estado, Paulo Sérgio Rosso.
(foto: Folha de Londrina)
3 comentários
Não ficou claro se ele mentiu ou não acerca do dinheiro para a campanha de Beto!! Aliás, PARA QUÊ BETO RICHA PRECISAVA DE MAIS DINHEIRO PARA A CAMPANHA SE DESDE O INICIO SEMPRE TEVE 2/3 DOS VOTOS?!!!
Isso se sabia dentro da PEL que iam invalidar a delação para salvar a pele do Beto Richa.Gente estamos no Brasil dos golpes.
Quem muito mente, se contradiz, senhores quando surgirem os videos da Delação desse sujeito, ai sem teremos conhecimento da extensão das suas mentiras. A mídia vai se deliciar.