Traiano e Beto Richa na sanção do Projeto de aluna de 16 anos | Fábio Campana

Traiano e Beto Richa na sanção do Projeto de aluna de 16 anos

índice

O governador Beto Richa, acompanhado do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), assinou hoje (25), o Projeto de Lei nº 849/2015, que transforma em Lei o Geração Atitude. O projeto, aprovado pela Assembleia no dia 12 deste mês, tem características únicas. É o primeiro projeto de iniciativa popular do Paraná e é de iniciativa de uma adolescente de 16 anos, Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, de Cianorte.

Para Traiano, abrir a Assembleia a participação da população, em especial dos jovens, com pendores de liderança, como Ingrid, é fundamental para despertar o interesse do jovem pela vida política. “Esse é um projeto inovador e demonstra que não há como mudar os conceitos da política a não ser através da escola”. O presidente da Assembleia disse ainda ”que o projeto Geração Atitude já atraiu a atenção nacional.A Globonews dedicou um programa inteiro para ele. Enquanto a política nacional dá tão tristes exemplos, o Paraná aponta um caminho”.

O governador Beto Richa lembrou Bertolt Brecht, citou “O Analfabeto Político”, obra que fala dos perigos que existem quando a sociedade se torna hostil à política e não quer saber de participar das atividades políticas. Só existem duas formas de mudar a sociedade, disse. “Pela política ou pela violência. Ninguém deseja o caminho da violência. A política só se corrige com mais política e é esse exemplo que estamos dando aqui no Paraná”, destacou. Beto Richa lembrou que o “Geração Atitude já é uma referência para o resto do País. O Paraná saiu na frente”.

O promotor Eduardo Cambi, um dos responsáveis pelo sucesso dessa iniciativa, “elogiou a parceria da Assembleia com o Ministério Público que permitiu a materializar o Geração Atitude e a sua transformação em lei”. Salientou ainda os bons exemplos dados pelo governo do Paraná, em iniciativas exemplares de fiscalização e de transparência na gestão das finanças públicas.

O deputado Jonas Guimarães, que é de Cianorte, cidade da autora do projeto Geração Atitude, louvou o projeto e enfatizou que, nessa hora difícil, é muito importante conscientizar a população da importância da política. Esse é um dos principais méritos desse projeto, garantiu.

Participaram da sanção do projeto, além de Traiano e Beto, os deputados Jonas Guimarães (PMDB), o primeiro secretário da Assembleia, Plauto Miró (DEM), a secretária da Educação, Ana Ceres, Samia Saad Gallotti Bonavides, subprocuradora geral de Justiça, o promotor Eduardo Cambi, Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, seu orientador o professor Márcio Rogério Penachio o pai de Ingrid, Valdeci de Souza, e o assessor de Políticas para a Juventude Edson Lau.

Ingrid teve seu trabalho escolhido entre os 31 projetos selecionados pelo “Movimento Paraná Sem Corrupção”, desenvolvida pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) em parceria com a Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Secretaria de Estado da Educação e Governo Estadual.

A elaboração de projetos de lei é uma das etapas do programa Geração Atitude, que orienta os estudantes sobre as funções dos Poderes e procura apoiar a formação cidadã dos jovens, estimulando a participação deles no processo político e social. No ano de 2015 as atividades foram desenvolvidas em 100 escolas públicas localizadas nas áreas de atuação dos 32 Núcleos Regionais da Educação. As outras duas etapas que o integram são o Geração na Escola e a Caravana da Cidadania.

A partir de agora, programa será incluído no calendário oficial de eventos do Estado do Paraná e integrará as campanhas institucionais da Assembleia Legislativa. Vai disponibilizar o Guia do Cidadão, que será distribuído aos alunos do ensino médio com informações sobre o funcionamento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público e demais órgãos da administração pública estadual e federal, além de esclarecer conceitos de política, cidadania e democracia.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*