Mario Vargas Llosa chama Donald Trump de palhaço e racista | Fábio Campana

Mario Vargas Llosa chama Donald Trump
de palhaço e racista

vargas llosa

O Globo

O escritor peruano Mario Vargas Llosa disse que o líder das primárias republicanas, Donald Trump, é um “palhaço racista”. Nobel da Literarura de 2010, Vargas Llosa ressaltou que a confirmação do bilionário como candidato republicano conduzirá a legenda à derrota nas eleições presidenciais de novembro. Para o escritor, cujo histórico lista uma falha campanha à Presidência do Peru em 1990, a nomeação de Trump representa “um perigo para os Estados Unidos”.

— É um país muito importante, com um campo gravitacional muito grande sobre o resto do mundo, para ter na Casa Branca um palhaço, um demagogo, um racista, como é o senhor Trump.

Durante a coletiva de imprensa para o lançamento de seu novo romance, “Cinco Esquinas”, o escritor peruano disse que a carreira presidencial do empresário “parece imparável” — e revelou esperar que o fenômeno Trump seja detido. Para Vargas Llosa, a nomeação de Trump ao posto de candidato republicano garantiria um triunfo ao Partido Democrata.

— Creio que colocarão um ponto final nas eleições, nas quais Hillary Clinton seguramente derrotará de maneira maciça o candidato republicano se o candidato for Donald Trump — destacou.

Trump venceu três das quatro primeiras prévias estaduais e é favorito em 11 dos 12 estados que votam nesta terça-feira — a Super Terça — para escolher os candidatos republicano e democrata que disputarão a Presidência em novembro. Em sua plataforma eleitoral, o bilionário prometeu construir um muro ao longo da fronteira do México com os Estados Unidos e deportar 11 milhões de imigrantes ilegais. Disse ainda, logo no início da campanha, que os mexicanos que cruzavam a fronteira eram estupradores e narcotraficantes.

Vargas Llosa, de 79 anos, é conhecido por livros como “A cidade e os cachorros”, que explora as estruturas de poder político na América Latina.


8 comentários

  1. Doutor Prolegômeno
    quarta-feira, 2 de março de 2016 – 11:02 hs

    A verdade que se esconde por detrás de todas declarações contra Trump é que ele tem chances concretas de ganhar. Não há nada mais poderoso na política que a obstinação.

  2. Cesar
    quarta-feira, 2 de março de 2016 – 11:05 hs

    Mais um comunista deseperado diante da iminente vitória de Trump.
    Trump lá,Bolsonaro aqui!

  3. QUESTIONADOR
    quarta-feira, 2 de março de 2016 – 11:27 hs

    -Com tantos adjetivos proferidos pelo escritor ao bilionário norte-americano e possível candidato do partido republicano ao governo, só pode ser explicado como ranso esquerdista frente aos princípios defendidos por Trump(livre comércio, restauração da ordem pública, revisão das condições dos imigrantes ilegais, fortalecimento das famílias e da religião católica, respeito à propriedade privada, combate ao terrorismo e suas vertentes, fortalecimento dos ideais dos pais fundadores).
    -Bom mesmo foi o governo de Jimmy Carter, Bill Clinton e a farsa chamada Barack Obama!!!

  4. Dionleno Silva
    quarta-feira, 2 de março de 2016 – 12:36 hs

    O que esse senhor pensa então dos países árabes que proíbem os Cristãos de se manisfestar? O que esse senhor pensa de Fidel e seus graças a Deus fuzilado o assassino cruel che guevara?

  5. zangado
    quarta-feira, 2 de março de 2016 – 13:01 hs

    Vamos aguardar, pois, o presidente americano, na realidade, não manda muito; quem manda são os senadores, sem falar nos escalões militares e industriais. E tem um detalhe: a sociedade organizada tem poder de reação. Portanto, aguardemos.

    Aqui no pobre Brazuca, quem vem mandando e desmandando ?

    Não um Trump, mas um Trampa e um bando de trampinhas e trampões. Reagimos ou deixamos como está?

  6. Sergio Silvestre
    quarta-feira, 2 de março de 2016 – 13:29 hs

    Nós temos aqui nosso Trump,o Bostanaro.

  7. quarta-feira, 2 de março de 2016 – 15:36 hs

    Como faz falta um Trump aqui … chega de politicamente correto
    chega de hipocrisia

  8. ferreira
    quarta-feira, 2 de março de 2016 – 16:26 hs

    É o ídolo dos intelectuais idioPaTas do ACARAJÉ.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*