Operação Lava Jato pegou conversas de Lula e Dilma no telefone; ouça | Fábio Campana

Operação Lava Jato pegou conversas de Lula e Dilma no telefone; ouça

DS _estadao

Ricardo Brandt, Fausto Macedo, Julia Affonso, Estadão

A Operação Lava Jato monitorou conversas telefônicas entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que sugerem tentativa de influência no Ministério Público e no Judiciário e também conversa desta quinta-feira entre o ex-presidente e a presidente Dilma Rousseff.

“Trata-se de processo vinculado à assim denominada Operação Lava Jato e no qual, a pedido do Ministério Público Federal, foi autorizada a interceptação telefônica do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de associados”, registra o juiz Sérgio Moro.

Escute, a seguir, as conversas de Lula e Dilma.

Moro registra que Lula sabia ou desconfiava que era monitorado. “Rigorosamente, pelo teor dos diálogos degravados, constata-se que o ex-Presidente já sabia ou pelo menos desconfiava de que estaria sendo interceptado pela Polícia Federal, comprometendo a espontaneidade e a credibilidade de diversos dos diálogos.”

O juiz da Lava Jato remeteu o conteúdo referente a Lula para o Supremo Tribunal Federal (STF), após ele ser nomeado ministro da Casa Civil, nesta quarta-fera. “A interceptação foi interrompida.” O juiz registra que “alguns diálogos sugerem que tinha conhecimento antecipado das buscas efetivadas em 4 de março de 2016.” Neste dia, o ex-presidente foi alvo da Operação Aletheia e levado coercitivamente para depor. Sua casa e a dos filhos passaram por buscas.

Influenciar. “Observo que, em alguns diálogos, fala-se, aparentemente, em tentar influenciar ou obter auxílio de autoridades do Ministério Público ou da Magistratura em favor do ex-Presidente”, afirma Moro.

Ele pondera, no entanto, que “não há nenhum indício nos diálogos ou fora deles de que estes citados teriam de fato procedido de forma inapropriada e, em alguns casos, sequer há informação se a intenção em influenciar ou obter intervenção chegou a ser efetivada”.

Um dos casos citados envolve uma ministra do STF. “Há, aparentemente, referência à obtenção de alguma influência de caráter desconhecido junto à Exma. Ministra Rosa Weber do Supremo Tribunal Federal, provavelmente para obtenção de decisão favorável ao ex-Presidente na ACO 2822, mas a eminente Magistrada, além de conhecida por sua extrema honradez e retidão, denegou os pleitos da Defesa do ex-Presidente.”

Há ainda citação só presidente do STF, Ricardo Lawandowski. “De igual forma, há diálogo que sugere tentativa de se obter alguma intervenção do Exmo. Ministro Ricardo Lewandowski contra imaginária prisão do ex-Presidente, mas sequer o interlocutor logrou obter do referido Magistrado qualquer acesso nesse sentido. Igualmente, a referência ao recém nomeado Ministro da Justiça Eugênio Aragão (“parece nosso amigo”) está acompanhada de reclamação de que este não teria prestado qualquer auxílio.”

Moro destaca ainda que fez essas referências apenas para deixar claro que as aparentes declarações pelos interlocutores em obter auxílio ou influenciar membro do Ministério Público ou da Magistratura não significa que esses últimos tenham qualquer participação nos ilícitos, o contrário transparecendo dos diálogos”.

“Isso, contudo, não torna menos reprovável a intenção ou as tentativas de solicitação.”

O juiz da Lava Jato levantou sigilo sobre os áudios. “Observo que, apesar de existirem diálogos do ex-Presidente com autoridades com foro privilegiado, somente o terminal utilizado pelo ex-Presidente foi interceptado e jamais os das autoridades com foro privilegiado, colhidos fortuitamente.”

E remeteu a parte referente a Lula ao STF. “Diante da notícia divulgada na presente data de que o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria aceito convite para ocupar o cargo de Ministro Chefe da Casa Civil, deve o feito, com os conexos, ser remetido, após a posse, aparentemente marcada para a próxima terça-feira (dia 22), quando efetivamente adquire o foro privilegiado, ao Egrégio Supremo Tribunal Federal.”


29 comentários

  1. Renato Britto Barros
    quarta-feira, 16 de março de 2016 – 20:24 hs

    Ate´ a presente data e hora 16-03-2016 às 20:22 mim a GAZETONA não publicou nada contra o seu CHEFÃO.
    Dizem que é o medo de perder as VERBA$$$$$$$$$$$ polpudas que o governo federal injeta no jornal.

  2. Alves, Ctba
    quarta-feira, 16 de março de 2016 – 20:46 hs

    Vamos Lançar Campanha Nacional:
    Não pago o Imposto de Renda até Dilma Renunciar!!!!

  3. Sergio Silvestre
    quarta-feira, 16 de março de 2016 – 21:14 hs

    Conversa normal,tranquila sem ter nada que ela possa temer.

  4. quarta-feira, 16 de março de 2016 – 21:22 hs

    O desespero tomou conta de vez dos golpistas assisti todo o JN da rede de televisão mais covarde do Brasil e não achei nada por mais que se esforçassem que pudesse incriminar Lula ou Dilma a única coisa que a quadrilha diz a todo o momento é pode ter indicios, pode ter indicios e desde quando que indicios são provas. Esse golpistas estão colocando fogo no Brasil isso não vai terminar bem para os pobres já que esse bando de FDP por sua vez embarcam nos aviões e vão assistir a tragédia da Europa em segurança . Bandidos FDP repito.

  5. medonho
    quarta-feira, 16 de março de 2016 – 21:38 hs

    Convulsão social é termos o poderoso chefão mandando na casa civil….e claramente, usaram desta artimanha para escapar da prisão.
    Está gente aí é muito pior e são capazes de quaisquer coisa….o judiciario jamais poderá compactuar com tal manobra, temos de dar apoio ao MORO, todos somos MORO.

  6. REAÇA
    quarta-feira, 16 de março de 2016 – 21:48 hs

    PARECE QUE QUEM TÁ DESESPERADO POR AQUI É VOCÊ E A TUA CAMBADA ROCK ORDINÁRIO !!!! TEU PATRÃO E TUA PATROA FORAM PEGOS COM AS CALÇAS ARRIADAS E VOCÊ VEM POR AQUI COM A MAIOR CARA DE PAU DIZER QUE É GOLPE? VAI TE CATAR V A G A B U N D O, QUE VOCÊ NÃO É HOMEM PRA FALAR ISSO CARA A CARA E FDP É VOCÊ TUA CATERVA !!! OTÁRIO !!!

  7. Sergio Silvestre
    quarta-feira, 16 de março de 2016 – 21:53 hs

    A hora que começarem entrar nas suas mansões e o tál Moro perder seus direitos adquiridos que pagamos eu vou soltar foguetes,mas acho o Moro um sadico;

  8. quarta-feira, 16 de março de 2016 – 22:06 hs

    O Obama fez isso e ficou por isso mesmo!

  9. Renato Britto Barros
    quarta-feira, 16 de março de 2016 – 22:22 hs

    Já se passaram 2 duas horas e nada da GAZETONA falar do seu chefe o LULA.
    Tudo isso é medo de perder o DIM DIM das propagandas oficiais desse governo corrupto .

  10. Carla Amorim
    quarta-feira, 16 de março de 2016 – 22:38 hs

    Cadeia no Lula e na Dilma JÁ

  11. Do Interior...
    quarta-feira, 16 de março de 2016 – 23:15 hs

    Os blogs que excretam mentiras (247, esmael e outros lixos vermelhos) não dizem nada sobre o grampo. Só dizem que Moro grampeou Dilma STF e os ministros do supremo. Tudo mentira! kkkkkk

    Azar de quem falou com o bandidão.kkkk E de quem o defende ( SS, APP, professores )

  12. Dionleno Silva
    quarta-feira, 16 de março de 2016 – 23:23 hs

    E o Lula passeando de jatinho particular, Sérgio Moro está acabando com o golpe aos cofres e moral da Nação.

  13. Escritor da Bíblia
    quarta-feira, 16 de março de 2016 – 23:45 hs

    No áudio 33 que tem 9’23” tem uma coisa ! Logo no início da gravação dá para ouvir o som ambiente da pessoa que fez a ligação … (e ?) parece que a ligação partiu da assessoria da Presidente Dilma, pois o tal Morais que está com o Presidente Lula, ao atender o telefone fala “alô”, e a assessora pergunta se ele está com o Lula !
    Ou seja, como ia gravar o som ambiente da Presidência da República antes de lá atender o telefone ? Por isso, parece que o telefone da Presidência ou dos assessores da Presidência estava(m) grampeado(s) sim ! Foi-se grampeando tudo indistintamente, dada uma banana para o foro por prerrogativa de função (no caso STF) ! Se for ver a casa caiu também !

  14. IMBIGO
    quinta-feira, 17 de março de 2016 – 0:01 hs

    Nessa o Moro cagou na retranca !

  15. Carlos-Cajuru
    quinta-feira, 17 de março de 2016 – 0:52 hs

    Conversa de compadres essa ai. Não vi nada de mais!

    Conversa pra boi dormir!
    —————————————————-
    Onde LILS – Luis Inácio Lula da Silva
    Bessias – o procurador da Fazenda Jorge Messias, atualmente na subchefia de assuntos jurídicos da Casa Civil

    Eis a conversa:
    =================
    DILMA: Alô.
    LILS: Alô.
    DILMA: LULA, deixa eu te falar uma coisa.
    LILS: Fala querida. “Ahn”
    DILMA: Seguinte, eu tô mandando o “BESSIAS” junto com o PAPEL pra gente ter ele, e só usa em caso
    de necessidade, que é o TERMO DE POSSE, tá?!
    LILS: “Uhum”. Tá bom, tá bom.
    DILMA: Só isso, você espera aí que ele tá indo aí.
    LILS: Tá bom, eu tô aqui, eu fico aguardando.
    DILMA: Tá?!
    LILS: Tá bom.
    DILMA: Tchau
    LILS: Tchau, querida.

  16. Parreiras Rodrigues
    quinta-feira, 17 de março de 2016 – 8:18 hs

    Rock, apelido, tem a boca tão porca quanto o seu ídolo que, nas gravações, a todo momento dizia palavrões, e mostrava bruta coragem chamando de acovardados os poderes Legislativo e Judiciário.
    Bandido é quem rouba e FDP é quem apoia o ladrão!

  17. Nico do Salão
    quinta-feira, 17 de março de 2016 – 8:47 hs

    Caso tenha cometido algum ilícito, prendam.

    Caso não tenham cometido, não prendam.

    Quem quer mudança?
    eueueueueue……..eueueueueueueueueue…, todos querem.

    Quem quer mudar? quem quer melhorar como pessoa? quem quer ser definitivamente honesto???????
    ninguem

  18. BETO
    quinta-feira, 17 de março de 2016 – 9:01 hs

    Dois canalhas, vagabundos. Vocês representam o vômito, tu8do o que não presta e nocivo na Política. CADEIA pros dois.,

  19. Tarzan
    quinta-feira, 17 de março de 2016 – 9:09 hs

    Alves, concordo com você e vou adiante, quem sabe uma campanha para NÃO comparecermos para votar.

  20. RR
    quinta-feira, 17 de março de 2016 – 10:01 hs

    VAI FALTAR VAGA NO ATERRO SANITÁRIO PRA TANTO LIXO COMUNOCORRU–PT–OS.

  21. Xiru de Palmas
    quinta-feira, 17 de março de 2016 – 10:03 hs

    Acho algumas coisas estranhas: (quero ver publicado)
    As investigações da Assembleia Legislativa do Paraná correm em sigilo de justiça . Claro para proteger o Rossoni, Justus, Curi e cia ltda.
    Uma escuta telefonica, que por si só já é uma invasão a privacidade, deve ser colocada em patamar de sigilo.
    Quero ver se o Moro tem o peito de abrir estes processos da Assembleia e tambem de denunciar de fato o Governador do Paraná.
    Se não fizer isso demonstra que realmente etá apenas perseguindo o PT

  22. Arge
    quinta-feira, 17 de março de 2016 – 10:26 hs

    Golpe é isso aí: Lula blindado com colete de ministro. Mas, muito cuidado com os paus-mandados da CUT e com a baixa militância. A morte de Celso Daniel não é mero indício.

  23. Doutor Prolegômeno
    quinta-feira, 17 de março de 2016 – 10:45 hs

    Tá tranquilo, tá favorável, disse Dilma…

  24. Juca
    quinta-feira, 17 de março de 2016 – 12:45 hs

    Durou pouco a festa. Lula já pode ser preso, basta o Dr. Moro decretar a prisão preventiva do mesmo pois foi-se o foro privilegiado..

  25. Do Interior...
    quinta-feira, 17 de março de 2016 – 15:34 hs

    Ministro miojo: dura três minutos…kkkk

  26. Do Interior...
    quinta-feira, 17 de março de 2016 – 15:36 hs

    Xiru. você está mais por fora que casca de ovo.

    O caso do Beto Richa não é competência da Justiça Federal.

  27. Do Interior...
    quinta-feira, 17 de março de 2016 – 15:37 hs

    Escritor da bíblia, escreva no diretório do PT. Lá é que é o antro das mentiras.

    Quem é bandido nesta história é a Dilma e o Lula, não o Moro!

  28. Escritor da Bíblia
    quinta-feira, 17 de março de 2016 – 19:12 hs

    Do Interior a lei é para todos !

  29. Do Interior...
    segunda-feira, 21 de março de 2016 – 22:34 hs

    Escritor do PT, diga isso para o seu chefe, o LuLLa.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*