Morreu Irene Bona Turra | Fábio Campana

Morreu Irene Bona Turra

Morreu nesta sexta-feira, 25/3/2016, aos 81 anos, vítima de complicações da síndrome de Alzheimer, a ex-vereadora, voluntária social e religiosa laica Irene Bona Turra, uma das pioneiras do Oeste do Paraná. Deixa as filhas Vera Lucia Turra Tozzo e Desirê Turra e o filho Luiz Henrique Bona Turra. Chegou a Corbélia no início dos anos 60, ao lado do esposo Laudemir Turra. Em 1996, foi eleita Vereadora de Corbélia com uma das maiores votações da história do município. Formada pela Escola de Enfermagem Catarina Labouré, foi enfermeira nos Hospitais Santa Casa e São Vicente em Curitiba.

Na política, Irene Bona Turra teve grande participação e liderança nas eleições e gestões de seu esposo Laudemir Turra como Prefeito de Corbélia nos períodos de 1977 a 1983 e de 1989 a 1992, e ainda nas eleições de Deputado Estadual do filho Luiz Henrique Bona Turra e do cunhado Lineu Mansani Turra.

Em Corbélia, no Oeste do Paraná, e por suas convicções políticas e religiosas,atuoude forma voluntária e gratuita como Presidente do Programa do Voluntariado Corbeliense – PROVOCOR e Presidente da Fundação Católica Vida e Luz, organizações voltadas ao atendimento social de trabalhadores, mulheres, jovens, crianças e idosos. Dedicou-se de forma especial à concepção e execução dos programas e projetos sociais ‘Nenhuma Criança Sem Escola’, ‘Centro de Convivência de Idosos’, ‘Clubes de Mães’, ‘Centros e Postos de Saúde’, ‘Orçamento Participativo’, ‘Panificadora Popular’, ‘Moradias Populares’, ‘Orçamento Participativo’, ‘Clubes de Mães’, ‘Centro de Convivência de Idosos’, ‘Arte & Artesanato’, ‘Bibliotecas e Centros Culturais’ e ‘Armazéns Populares’.

O sepultamento de Irene Bona Turra ocorrerá em Corbélia neste domingo, 27/3, às 16h00.


3 comentários

  1. Valéria Prochmann
    domingo, 27 de março de 2016 – 18:23 hs

    😥

  2. domingo, 27 de março de 2016 – 20:38 hs

    Vai com Deus. Meus sentimento eu amigo Bona Turra ( Luis Henrique). Conheci pessoalmente ela e seu esposo! Pessoas fantásticas! Joao feio

  3. MAURI JOSÉ ZANETTI
    segunda-feira, 28 de março de 2016 – 14:51 hs

    Tive o privilégio de conviver com o casal. Deixaram um legado de lisura com o trato da coisa pública, muito raro nos dias de hoje. Meus sentimentos aos filhos, os quais herdaram de seus pais o seu exemplo de vida.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*