Lula recusa convite de Dilma para assumir a Casa Civil | Fábio Campana

Lula recusa convite de Dilma para assumir a Casa Civil

PK_ o globo

O Globo

O ex-presidente Lula estava reunido com lideranças do PT nesta quinta-feira, em São Paulo, quando foi informado do pedido de prisão preventiva feito pelo Ministério Público. No calor da notícia, os participantes da reunião reagiram dizendo que Lula teria que aceitar o convite da presidente Dilma Rousseff para ocupar a pasta da Casa Civil, imediatamente. Mas depois que os ânimos serenaram, a avaliação e resposta taxativa de Lula foi de que ele não deveria aceitar ser ministro, pois não poderia fugir da polícia. O convite e a recusa foram noticiados pelo colunista Lauro Jardim.

— Isso seria jogar a biografia dele no lixo — comentou um interlocutor do Planalto na noite desta quinta-feira.

Antes do pedido de prisão, o ex-presidente e os demais participantes da reunião avaliaram a possibilidade de esperar as manifestações do próximo domingo para tomar uma decisão de ir ou não para o ministério. Se as manifestações pró-impeachment fossem gigantescas, Lula iria para o Planalto para coordenar uma ação para salvar o governo. Mas a partir do pedido de prisão, Lula decidiu que não valeria a pena o desgaste nem para ele nem para a presidente Dilma.

— Lula não pode fugir da polícia nesse momento — disse o interlocutor palaciano.

O pedido de prisão do ex-presidente Lula deixou o Palácio do Planalto sobressaltado e precipitou a decisão de antecipar sua nomeação para um ministério para lhe conferir foro privilegiado. Logo que soube do pedido de prisão, o ministro Jaques Wagner (Casa Civil) telefonou à presidente Dilma Rousseff, que estava em evento no Rio de Janeiro, e colocou sua preocupação, pedindo autorização para fazer o convite a Lula. Dilma assentiu e Wagner telefonou então para o ex-presidente.

Jaques Wagner disponibilizou seu próprio cargo na Casa Civil, em um arranjo no qual seria realocado no Ministério da Justiça. O ministro Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), que também falou com Lula, ofereceu seu cargo, além de sugerir outras opções, como Relações Internacionais e até mesmo Desenvolvimento.

Os dois ministros avaliaram para Lula que a denúncia do Ministério Público de São Paulo e o pedido de prisão são consideradas peças frágeis, ressaltando que até mesmo o PSDB criticou o instrumento. Apesar da insistência, Lula recusou.

Berzoini pediu então que o ex-presidente continue pensando no assunto e não descarte de forma definitiva os convites por enquanto.

Segundo o líder do governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE), que estava com o ex-presidente na reunião, Lula reagiu com “total tranquilidade”. Lula havia acabado de falar sobre a conjuntura econômica, quando o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, disse que tinha uma notícia a dar e informou sobre o pedido de prisão.

— Havíamos acabado a reunião sobre os problemas econômicos. Mas o presidente Lula reagiu com total tranquilidade. É uma coisa absurda. Uma ação midiática. Fazer um pedido de prisão para alguém que já deu todas as explicações. Não há nada contra o ex-presidente. Esse pedido do MP é uma coisa tipicamente política, dirigida. O MP de São Paulo não faz nada sobre as denúncias do Metrô de São Paulo ou da merenda escolar — disse Humberto Costa.

Antes da divulgação do pedido de prisão, integrantes do governo disseram não haver preocupação com a tese de que Lula ser nomeado ministro significa uma fuga do ex-presidente das investigações da Lava-Jato. O governo também rechaça que Dilma viraria uma “rainha da Inglaterra”, isto é, nega que ela passaria as rédeas do governo a Lula. Esse seria o “menor dos problemas”, segundo um interlocutor de Dilma.

A avaliação no Planalto é que Lula já sofreu um “ataque frontal” ao ser conduzido coercitivamente pela Polícia Federal na última sexta e conseguiu, se não reverter, dividir a opinião pública sobre a necessidade ser levado à força pelos agentes. Os governistas apostam que, uma vez ministro, Lula terá a mesma habilidade para explicar as razões que o fizeram a aceitar o cargo. Uma delas: a denúncia do Ministério Público de São Paulo, ontem, com um procurador à frente que já antecipou seu juízo sobre a responsabilidade do ex-presidente no caso do Tríplex. O Palácio entende que Lula sabe sair de situações adversas.

— O ataque já é frontal, e Lula estaria se protegendo de uma arbitrariedade. Haverá essa crítica de que está buscando foro privilegiado, mas em pouco tempo ele é capaz de mostrar que foi a única saída para se proteger da perseguição que sofre — disse o interlocutor.


20 comentários

  1. Doutor Prolegômeno
    sexta-feira, 11 de março de 2016 – 10:34 hs

    O governo, que nunca teve vergonha na cara, agora despudorou-se completamente. Só falta trazer de volta todos os mensaleiros para o Planalto. Genuíno, João Paulo Cunha, etc… Um governo de notáveis…

  2. Sergio Silvestre
    sexta-feira, 11 de março de 2016 – 10:41 hs

    Claro que não vão dar sossego ao Lula como esses dois tontos e infantis promotores que queriam um pouco de atenção e conseguiram.
    Mas escrevem ai,não vai ter Impeachment,não vai ter prisão do Lula e ele se for candidato,pois tem que estar vivo até lá e a direita odiosa pode fazer alguma coisa,ele será eleito presidente do Brasil;

  3. RR
    sexta-feira, 11 de março de 2016 – 10:41 hs

    Só se for o ministério da cachaça.

  4. Larry de Camargo V Nascimento
    sexta-feira, 11 de março de 2016 – 10:42 hs

    Será que alguém sabe qual a marca do cigarro que o Lula fuma?
    Quero mandar entregar no presídio em Presidente Bernardes (segurança máxima)

  5. Rock
    sexta-feira, 11 de março de 2016 – 10:42 hs

    Essa palhaçada do MP de São Paulo só confirmou que tudo isso é circo sim em busca de um golpe contra Lula que temem que saia a candidato.

  6. Juca
    sexta-feira, 11 de março de 2016 – 11:20 hs

    Daqui uns dias a biografia do distinto vai virar ficha policial!

  7. sexta-feira, 11 de março de 2016 – 11:32 hs

    Tem uma canção antiga não me lembro o autor,compositor,
    trecho para o Rok e Segio Silvest-

    -CAMELÔ NA ESQUINA VENDE ALGODÃO POR VELUDO,
    ACHO GRAÇA POR QUE NESSE MUNDO TEM BOBO PRA TUDO.

    Continuem pensando assim, hoje já são 8% que comungam com vcs. que podem estar na folha

  8. sexta-feira, 11 de março de 2016 – 11:49 hs

    Larry de Camargo V Nascimento, de os cigarros p/o Sergio Silvestre que ele “da” pro Lulla !

  9. Luiz Eduardo
    sexta-feira, 11 de março de 2016 – 12:04 hs

    Será criado o Ministério da Produção e Consumo de Destilados – MPCD e destinado ao notável em enriquecimento rápido e ilícito e alcóolatra lula da sirva.

  10. Juca
    sexta-feira, 11 de março de 2016 – 12:17 hs

    Daqui uns dias Lula vai fumar charutos vagabundos, daqueles comprados em lojas de produtos para macumba.

  11. Dionleno Silva
    sexta-feira, 11 de março de 2016 – 12:27 hs

    O mais legal de ter o Impeachment e a prisão do molusco é que o SS vai ter que trabalhar.

  12. Fernando
    sexta-feira, 11 de março de 2016 – 12:54 hs

    O Comentário do Silvestre retrata certinho como é o nível e a índole de petistas. Podemos até discordar de uma decisão de um Juiz ou Promotor, mas tempos que respeitá-los e jamais ofende-los “como tontos” e outros adjetivos chulos. Essa gente se acha a cima do bem e do mau e acima da lei. Que se cumpra a lei e se o denunciado for culpado em algum ilícito como praticamente todos os integrantes de seu governo que seja exemplarmente punido, o Brasil não merece ser governado por esse tipo de gente desclassificada.

  13. Tisa Kastrup
    sexta-feira, 11 de março de 2016 – 13:36 hs

    O homo lusco só aceita a Casa Civil se botarem em nome de um amigo. Pode ser no do Sergio Silvestre, pelo visto.

  14. Sergio Silvestre
    sexta-feira, 11 de março de 2016 – 14:23 hs

    No seu caso Fernando você quando vê um promotor faz reverencia?Se fizer você é um burro,sabia que você que é o patrão dele e se nada deve você tem que tratar o sujeito como ele é.Eu não chamo Juiz Desembargador etc de vossa excelência,já não chega a vida boa e salários astronômicos que essa caterva recebe e eu ainda tenho que abaixar a cabeça para esses palitadores de dente e conspiradores,vai te catar cara,se você é idiota tudo bem eu não.Trabalho ,pago meus impostos e não tenho que dar satisfação nem reverenciar eles,a não ser que eles digam que o Palácio iguaçu é meu e foi reformado por uma construtora a meu pedido.

  15. Sergio Silvestre
    sexta-feira, 11 de março de 2016 – 14:24 hs

    Vou te levar como secretaria Tiza,já tem muita cancha nisso né.

  16. Argueiro zego icic
    sexta-feira, 11 de março de 2016 – 14:55 hs

    Lularápio recusou a CASA CIVIL porque pra ele só serve se for CASA DE DETENÇÃO!

    Eu bebo sim mais tô di ôio que num zô bobo nem zego.. ic ic ic

  17. jose
    sexta-feira, 11 de março de 2016 – 15:19 hs

    se aceitasse, estaria assinando a declaração de culpa, a qual ele não tem saida, o pt pode procurar outro candidato, esse ja era, isto é, se tiver outro, pois no Paraná o pt não vinga.

  18. Juca
    sexta-feira, 11 de março de 2016 – 17:26 hs

    O SS Calça Frouxa tem é inveja de quem é Promotor ou Juiz. E que para ter um cargo desses tem de estudar, se dedicar,passar em concurso e não pode ser qualquer analfabeto. A inveja leva ao desrespeito. Mas no fundo o SS Calça Frouxa é um cagão, pois quando chega a polícia nos botecos que frequente ele é o primeiro a responder os policiais com sonoros “sim senhor”, ” não senhor.

  19. giba hum
    sexta-feira, 11 de março de 2016 – 20:20 hs

    O SS. vai te catar seu ignorante político e pobre de reserva moral como todos os petralhas.

  20. Juca
    domingo, 13 de março de 2016 – 3:06 hs

    SS Calça Frouxa, diante de um juiz,promotor ou policial você baixa a cabeça e responde como os malacos “não senhor”,”sim senhor”, fale a verdade. É assim quando a polícia te pega no boteco bebendo pinga, falando besteira e cuspindo no chão não é verdade? Abre as perninhas, levanta as mãos e encosta na parede ligeirinho!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*