A revista britânica The Economist defende em editorial que é hora de a presidente Dilma Rousseff deixar o cargo. A escolha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil foi uma “tentativa grosseira de impedir o curso da Justiça”, diz o editorial que será publicado na nova edição que chega às bancas neste fim de semana. Por isso, Dilma está inapta a permanecer na Presidência, argumenta o texto. A publicação diz que a troca na presidência da República abriria caminho para um “novo começo” no Brasil. As informações são Estadão.
“A indicação de Lula parece uma tentativa grosseira de impedir o curso da Justiça. Mesmo que isso não fosse sua intenção, esse seria o efeito. Esse foi o momento em que a presidente escolheu os limitados interesses da sua tribo política por cima do Estado de Direito”, diz o editorial que tem o título “Hora de ir”. “Assim, ela tornou-se inapta a permanecer como presidente”, cita o editorial que defende que “a presidente manchada deveria renunciar agora”.
O editorial nota que sempre defendeu que apenas a “Justiça ou os eleitores – e não políticos com interesses próprios tentando impedi-la – podem decidir o destino da presidente”. Essa percepção, porém, mudou com a decisão tomada por Dilma ao indicar Lula, argumenta o editorial. A saída de Dilma Rousseff, diz o editorial, “ofereceria ao Brasil a oportunidade de um novo começo”.
A Economist afirma que continua acreditando que o processo de impeachment pelas pedaladas fiscais segue parecendo injustificado. Assim, a revista nota que há três caminhos para a saída da presidente: 1) mostrar que Dilma Rousseff obstruiu o trabalho de investigação na Petrobrás; 2) por decisão do Tribunal Superior Eleitoral que resultaria em novas eleições ou 3) a renúncia. “A maneira mais rápida e melhor para a senhora Rousseff deixar o Planalto seria a renúncia antes de ser empurrada para fora”, defende o editorial.
Sem Dilma, a Economist acredita que o Brasil poderia ter um governo de coalizão liderado por Michel Temer para executar reformas necessárias para estabilizar a economia e acabar com o déficit público próximo de 11% do Produto Interno Bruto. O editorial nota, porém, que Temer também está “profundamente envolvido no escândalo da Petrobrás como o PT”. Assim, apenas “novas eleições presidenciais poderiam dar aos eleitores uma oportunidade de confiar as reformas a um novo líder”.
O semanário britânico não é o primeiro veículo internacional a sugerir a saída da petista. Em editorial no começo da semana, o The Guardian De acordo com o editorial publicado na edição de domingo do jornal, “uma das preocupações óbvias é que esses protestos, se não controlados, podem resultar em violência generalizada com risco de intervenção militar”.
6 comentários
já passou da hora da dilma renunciar talves voce não saiba na situação que esta o pais renunciar seria o maior ato de grandeza poi só assim voce conssegueria provar que voce ama o pais ja tem mais clima para voce governar este pais o mundo inteiro esta contra até argentina vai entrar com processo para tirar o brasil do merco sul tenha um gesto de grandesa e renuncie o mais rapido possivel para que possamos salvar o pais o quanto antes antes que seja tarde demais
Dilma não renunciará. Faz parte de sua formação ideológica stalinista protosocialista. Ela prefere virar algum tipo de mártir de república de bananas, descendo a rampa do Planalto, de tailleur vermelho, com uma metralhadora na mãos: uma espécie de “Ramba” das esquerdas bananeiras, uma Allende de saias, para legar sua memória à posteridade latrino-americana. Vai ser complicado. Quem viver, verá…
A dilma não vai renunciar, não vai ter gesto de grandeza pois ela não está preocupada com o Brasil, ela e sua turma esta preocupada com o partido, com seu grupo que tomou o Brasil de assalto.
Enquanto puderem ficar sugando, eles ficarão, só um pé no traseiro nesse pessoal. Inclusive na tal de Rose.
Tem muito mané achando que o Brasil é ainda colonia de país europeu, olhem para o lado e vejam hoje somos uma nação independente não precisamos conselhos de países que nos tratam como seu quintal para despejar seus lixos de opinião.
Ué somos colonia da inglaterra????????????????
Acho que se fosse colônia não estaria sendo roubado como está sendo pela máfia petista e seus defensores.