Chanceler argentina diz que Brasil pode ser suspenso do Mercosul | Fábio Campana

Chanceler argentina diz que Brasil pode ser suspenso do Mercosul

susana

O Mercosul poderá “eventualmente” acionar a cláusula democrática contra o Brasil e suspendê-lo temporariamente do bloco conforme se acentue a crise política no país. A afirmação é da ministra de Relações Exteriores da Argentina, Susana Malcorra. Em entrevista coletiva dada nesta segunda-feira (21), ela disse que o assunto não está na agenda neste momento e que é preciso analisar os requisitos da cláusula. “Mas uma desvinculação temporária poderia acontecer”, acrescentou. As informações são de Luciana Dyniewicz na Folha de S. Paulo.

“Apoiamos a presidente, que foi eleita democraticamente, e cremos que não se pode ter nenhuma mudança que não seja por meio das instituições democráticas e da constituição.”

Em 2012, o Mercosul suspendeu o Paraguai após o então presidente, Fernando Lugo, sofrer um impeachment em menos de 24 horas. O processo que derrubou o dirigente foi considerado constitucional, mas questionado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanas e pelo Mercosul.

Segundo Malcorra, seus pares do bloco deverão se reunir por uma videoconferência nos próximos dias para discutir a situação brasileira e dar “um sinal de apoio institucional”.

Questionada se a crise estaria na pauta da reunião entre o presidente argentino, Mauricio Macri, e o americano, Barack Obama, a chanceler disse que poderá haver comentários sobre o assunto.

“A agenda dos presidentes é essencialmente orientada à relação bilateral, mas é certo que, quando dois presidentes se encontram, falam da região e do mundo. Suponho que [uma conversa sobre o tema] possa acontecer.” Macri e Obama se encontram em Buenos Aires na próxima quarta-feira (24).

Malcorra afirmou ainda acompanhar com preocupação a crise e disse que os problemas do vizinho repercutem na Argentina, principalmente por o Brasil ser o principal parceiro econômico do país.

“Necessitamos de um sócio forte, mas sobretudo de um sócio que resolva as questões dentro de um diálogo institucional”, disse.


14 comentários

  1. Francisco Carlos
    terça-feira, 22 de março de 2016 – 14:13 hs

    Estão com pena …. levem ela pra casa.

  2. Pirado
    terça-feira, 22 de março de 2016 – 14:29 hs

    Perguntem pra ela se MACRI TAMBÉM FOI ELEITO COM DINHEIRO ROUBADO DO POVO!!!!!

  3. Doutor Prolegômeno
    terça-feira, 22 de março de 2016 – 14:35 hs

    Será ótimo para o Brasil. O Mercosul é uma empulhação, um clube de fracassados, indigentes e maltrapilhos. Ser expulso será muito melhor do que ser suspenso. O Brasil só tem a ganhar.

  4. AAS
    terça-feira, 22 de março de 2016 – 14:41 hs

    Tem que dizer pra essa Senhora que o processo de impedimento de um presidente é democráticoe eestá previsto na Constituição brasileira

  5. Freddy Kruguer
    terça-feira, 22 de março de 2016 – 14:50 hs

    Até a Argentina esta começando a esnobar o Brasil, pela incompetência do PT, diga-se Dilma e Lula.

  6. Lorival da Cunha Sobrinho
    terça-feira, 22 de março de 2016 – 15:15 hs

    A que nível os componentes deste Partido dos Trabalhadores (e aliados … e/ou “coisa” que o valha) estão colocando o nosso Brasil ….. já não me parece ser apenas a corrupção, sem precedentes, pelo poder … e sim uma tentativa desesperada em destruir o nosso País.

  7. Jair Pedro
    terça-feira, 22 de março de 2016 – 15:25 hs

    Mais uma idiota querendo meter o focinho. Eleita democraticamente? Que maravilha. Não votei em Dilma e jamais votaria.
    Se mentir, enganar, fazer o que condenava com veemência for sinônimo de democracia, então, assaltar banco com uma metralhadora nas mãos significa empréstimo.
    Como disse Francisco Carlos – “estão com pena…levem ela pra casa.
    De gorjeta levem o lula e toda sua família.

  8. terça-feira, 22 de março de 2016 – 15:35 hs

    comunistas disfarçada

  9. Indgnada!
    terça-feira, 22 de março de 2016 – 16:03 hs

    Querem o PT no comando para que o Brasil continue a financiar esses pobres vizinhos (Argentina, Venezuela, Paraguai e Bolivia = FALIDOS).
    Quanto dinheiro brasileiro ja foi para esses chupins falidos via BNDS?

  10. Indgnada!
    terça-feira, 22 de março de 2016 – 16:42 hs

    Querem o PT no comando para que o Brasil continue a financiar esses pobres vizinhos (Argentina, Venezuela, Paraguai e Bolivia = FALIDOS).
    Quanto dinheiro brasileiro ja foi para esses chupins falidos via BNDS?
    Enquanto isso o brasileiro paga a conta!!!

  11. LENZA TOLEDO
    terça-feira, 22 de março de 2016 – 16:51 hs

    Seria ótimo, se isso acontecesse. Estamos torcendo para que a sua fala, Chanceler Argentina, tenha procedimento. Oh, como isso seria bom para os brasileiros.

  12. Jorge Hardt filho
    terça-feira, 22 de março de 2016 – 19:21 hs

    Argentina Bolivariana? Dilma foi eleita fraudulentamente.

  13. Otto
    terça-feira, 22 de março de 2016 – 20:13 hs

    Sim…POR FAVOR suspendam o Brasil do Mercosul, pq já temos problemas suficientes para ter que carregar nas costas países ainda mais atrasados que nós.

  14. Arge
    terça-feira, 22 de março de 2016 – 20:22 hs

    Taí uma ótima oportunidade para a gente se livrar dessa arapuca chamada Mercosul. Vamos torcer para que expulsem o Brasil de lá, e faremos tudo para jamais voltarmos.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*