Cansei desta farsa | Fábio Campana

Cansei desta farsa

Por Fábio Campana

“Não há no mundo alguém mais honesto do que eu”, repete Lula, um artista da política que foi capaz de enganar a maioria dos brasileiros por muito tempo. Devemos reconhecer, é ator populista de raro talento. Seu desempenho no papel de vítima agora sensibiliza corações e mentes até de pessoas que considero inteligentes e preparadas.

Lula é esperto. Malandro. Quer manter vivo o personagem que criou para mistificar milhões de brasileiros. Adora vender a imagem do homem comum, do político honesto que exerceu o poder em sua plenitude e permaneceu impermeável às tentações. Que é atacado porque defendeu os interesses dos miseráveis. Palhaço. É capaz de se expor nas ruas de São Bernardo como homem de hábitos simples, barriga de fora, a carregar na cabeça uma caixa de isopor cheia de cerveja.

Farsa, pura farsa. Lula não escapou dos vícios que o poder oferece aos governantes à sombra do estado patrimonialista. Acostumou-se com a vida faustosa. O petista se tornou milionário. E a origem do dinheiro que ele acumulou, em boa parte, está nas empreiteiras acusadas de participar do bilionário esquema de desvio de dinheiro da Petrobras. Diga-se, um vício antigo. Bom lembrar que Paulo Francis morreu de enfarto em meio a disputa judicial causada pelas denúncias que fez da Petrobras.

O mito Lula começou a desabar. As investigações da Lava-Jato revelaram o ex-presidente, seus filhos, parentes, amigos e aliados a chafurdar em gigantesco pantano mal cheiroso da corrupção.

O mesmo faz Dilma Russeff, boa aprendiz de Lula. “Nunca fui acusada de desonesta, não tenho conta no exterior, não usufrui de bem ou dinheiro públicos para enriquecer”, repete a perturbada Dilma. Assim procura escapar de um julgamento político, enquanto o verdadeiro ocorre no Tribunal de um juiz de primeira instância, Sergio Moro, que se pôs à frente das investigações sobre o maior caso de corrupção continuada do planeta.

Premida pelos clamores de saneamento moral, Dilma sacou uma bandeja de prata para oferecer em sacrifício a cabeça de alguns de seus sócios no condomínio que dirige. Atribui a eles toda a corrupção revelada pela Operação Lava Jato. Procura atingir seu principal desafeto político, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, do PMDB, que tem muita culpa em cartório, comprovadas pelas contas secretas em bancos da Suíça e outros paraísos fiscais. Os dois se merecem e enquanto havia a certeza de que um poderia favorecer o outro para escapar da polícia, se entenderam perfeitamente.

Quem não os merece somos nós, os brasileiros espectadores dessa farsa do combate à corrupção onde ninguém aceita o papel de vilão. Ora, a Petrobras foi espoliada, vilipendiada, estuprada pelos governos Lula/Dilma e arma-se essa farsa das vestais de Brasília.
Agora que o cerco apertou, Lula lança mão de outra estratégia. Aposta nas ruas, na escaramuça nas ruas, na radicalização que pode colocar em risco as nossas pobres instituições democráticas. Será seu maior crime. O triste é ver gente a apoiá-lo porque acredita em suas balelas, em seu discurso cuidadosamente imperfeito a tropeçar na gramática e a estuprar a última flor do Lácio.
Tudo bem, o Brasil sempre se amparou em grandes equívocos. Há porções da esquerda nativa que ainda veneram a memória de Getúlio Vargas, um ditador tropical que torturou, matou, censurou e imitou Mussolini. Enfim, somos vítimas de nossa própria ignorância enquanto povo, Nação, de 200 milhões de habitantes em que a maioria não lê, mal sabe as quatro operações e acredita em vendedor de felicidade imediata numa pentecostal qualquer.


21 comentários

  1. Palpiteiro
    sábado, 5 de março de 2016 – 15:48 hs

    Dilma, a presidente da República Federativa do Brasil, foi prestar vassalagem, homenagem a um cidadão investigado por crimes contra a moralidade cívica, contra o erário, contra o pais. Que mensagem esta visita manda aos cidadãos pagadores de impostos deste país infeliz, que logo apresentarão ao fisco suas declarações de renda. A mensagem será roubem, soneguem, escondam patrimônio, porque o presidente da República os apoiará?

  2. FUI !!!
    sábado, 5 de março de 2016 – 16:22 hs

    Este é o verdadeiro malandro “agulha”. Dá nó em pingo d’agua
    e é um bagre ensaboado. Vai pra cadeia sim !!!

  3. Sergio Silvestre
    sábado, 5 de março de 2016 – 16:42 hs

    Cara pálida,os governos que torturou,matou e deu sumiço em hordas inteiras,foram governos que os mais de 90% de pobres trabalhadores provaram e gostaram.
    Pobre esta se lixando para a ultima flor de Lácio,ou estuprar a gramatica,pobre que que seu líder lhe de emprego e esses lideres lhes deram um pouco que os outros lhe negaram.
    Eu não sei como foi a vida dos 10 milhões de brasileiros que orbitam a politica,e dela tem proventos que da até para ficar rico com o tempo,mas sei como foi a vida dos mais de uma centena de milhões de almas que sofreram com baixos salários arrocho e uma vida miserável mesmo trabalhando muito.
    Quando Lula diz que não toma vinhos finos,por que gosta de uma pinga,inclusive já tomou aqui com nós no boteco do Jaime em frente a concha acústica em Londrina,esse é o Lula de sempre,não é aquele vilão que dizem ser,que a mídia detesta,até por causa dos cortes em verbas.
    Não adianta espernear,as elites deram um vacilo não matando a cobra em 2002,se fizessem isso que estão fazendo hoje,com certeza teríamos ainda um governo neo-liberal,capitaneado pela mídia golpista eo pobre continuaria dando 70% de audiência para a Globo,mas como eu disse,o povo sofria muito na época do FHC,ai provou esse governo e gostou,agora aguentem ora,são 16 anos e se não abrirem os olhos,a economia do Brasil mesmo com todos contra para acabar com ela e o governo,uma hora vai acertar e 3 anos meus meu caro é muito tempo.

  4. Do Mato
    sábado, 5 de março de 2016 – 18:29 hs

    Farsa????????????????
    enganado???????????
    piada!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ninguém que esta na politica se engana
    ninguem me engana!!

  5. Henry
    sábado, 5 de março de 2016 – 18:39 hs

    CONCORDO PLENAMENTE COM ESTE TEU COMENTÁRIO. EXCELENTE. PENA QUE EXISTAM PESSOAS QUE SE DIZEM ESCLARECIDAS, E QUE ACREDITAM NO MAIOR VIGARISTA (171) DE TODA A HISTÓRIA POLÍTICA DESTE PAÍS. NA VERDADE ELE É UM “encantador de idiotas”.

  6. Hibiscus
    sábado, 5 de março de 2016 – 19:36 hs

    Também estamos cansados de governadores cuja imagem é de “bom moço” piloto de stock car, e no fundo roubaram mais de 1 bi dos paranaenses. Faz falta um Moro no TJPR

  7. TROLL
    sábado, 5 de março de 2016 – 19:42 hs

    Fábio, BINGO!!!
    Do jeito que a coisa vai e se estes merdas incendiarem as ruas, vamos ter uma reedição de 1964 e aí vão se cagar inteiros porque aí tudo acaba em chumbo!
    Quem sabe seja este um caminho? Doloroso, porém remédio eficaz contra este populismo desenfreado , mentiroso e ladrão.
    Quem viver verá e o sapo barbudo sabe bem das consequências de seus atos. Quero ver ter “culhão” para encarar os urutús.

  8. O Insuportável
    sábado, 5 de março de 2016 – 21:24 hs

    É preciso que os petistas entendam que SE HOUVER PROVAS CONTRA LULA, ELE SERÁ DENUNCIADO, PROCESSADO, CONDENADO E, EVENTUALMENTE, PRESO!!! É uma questão objetiva e nada do que vocês, adoradores de pulhas, pensam ou fazem tem importância!!! Vocês, defensores de LADRÕES DO ERÁRIO, são LIXO!!!!!

  9. Helena
    sábado, 5 de março de 2016 – 22:28 hs

    Compartilho com você Fábio, sua indignação em ter que aguentar esse ladrão, mentiroso, arrogante e os piores adjetivos que o Lula merece. Ele corrompeu e aparelhou o Estado Brasileiro para seu partido perpetuar no poder e saquear o País. Não dá mais para engolir essa gentalha que está desgovernando nosso país. Temos que ir às ruas no dia 13 próximo, pedir a saída do PT do governo.
    Ainda em tempo Fábio, hoje de manhã a Dilma usou um avião do Planalto par ir até a casa do Lula, o Lula não é nada hoje, é um cidadão qualquer, portanto ela não poderia se utilizar de um meio de transporte público e nem mesmo ser custeado por dinheiro publico, sua visita não foi oficial. Eles “confundem” o público com o privado. por isso a maioria deles estão todos bilionários, e acham que tudo lhes pertencem… São ladrões cara de pau…

  10. FCarraro
    domingo, 6 de março de 2016 – 0:08 hs

    O PT, como um todo, os políticos ligados a essa sigla, para não causar mal maior ao país além do que já o fizeram, devem renunciar aos cargos que exercem e que ocupam em qualquer instituição pública federal, estadual e municipal. Os atuais prefeitos, subprefeitos e vereadores que pensam em candidatar-se à reeleição, também devem abdicar dessa vontade e se afastar da vida pública. O que insistir em candidatar-se deve ser ignorado pelo eleitor, não recebendo sufrágio qualquer. Os demais denunciados de outros partidos políticos também devem fazê-lo. Com isso teremos uma chance de melhorarmos nosso país e sairmos desse lodo infernal abreviando o tempo de penúria do povo brasileiro.
    Por favor, não causem mais mal do que já o fizeram, por favor, nos deem uma chance de reconstruirmos nossa nação. O povo brasileiro é trabalhador, é honesto e não pode continuar sendo representada por essa enorme turma de estelionatários.
    O PT, através de nota chamar a militância à rua para defender seu líder maior, é de uma insensatez e irresponsabilidade enorme. O que estão querendo? Provocar uma guerra civil? Ainda bem que parte boa dessa nação não é bélica.
    O Lula depois de ser liberado pela PF, subiu no “palanque” e fez um discurso de campanha. Teatral! Ridículo!
    Hoje se misturou a 1/2 dúzia de gatos pingados do PT (não eram mais que 200) que estiveram em sua rua, portando faixas de “Não ao golpe”. Que golpe? Desde quando investigação criminal é golpe? Lamentável e triste comportamento de um ex-presidente chamando o “seu” povo para o defender em seus malfeitos, incitando o confronto nas ruas. A época de duelos passou a muito tempo, caro – e põe caro nisso – senhor Lula.

  11. Sandra Maria Papin Rodrigues
    domingo, 6 de março de 2016 – 0:09 hs

    Fábio Campana, você consegue traduzir, com extrema maestria, todo o meu sentimento em relação a este hipócrita chamado Lula. Não suporto nem ouvir a voz dele, tamanha é sua falsidade.

  12. FCarraro
    domingo, 6 de março de 2016 – 0:54 hs

    “A impressão que me vem dessa semana é que estamos iniciando talvez o período terminal do governo. As condições de exercício de fato do poder presidencial vão se esfarelando, a crise política se agrava, a agenda econômica da presidente foi para o espaço. Hoje, no Congresso, não se tem disposição para tratar de outra coisa que não seja a crise política”, avalia o cientista político Antonio Lavareda, professor da Universidade Federal de Pernambuco.

    “Ela (Dilma) não exercita (o poder de governar), ela não tem as rédeas de seu próprio governo, não tem sequer partido de fato. Sua filiação ao PT continua, mas é formal”, reforça.

  13. Big Peter
    domingo, 6 de março de 2016 – 3:09 hs

    Parabéns, mestre Campana. Suas palavras refletem exatamente o anseio e a esperança das pessoas de bem desse país, em voltar à vida, à normalidade, onde o roubo, a corrupção, a mentira, a malandragem e até o assassinato, não sejam coisas comuns; do dia a dia.
    Muito menos tendo como autores governantes cafagestes e bandoleiros travestidos de políticos, que os cercam, e dali sugam a seiva maldita, que os alimenta, e multiplica-os na proporção de ratazanas de esgoto.
    Maldita classe política brasileira. – Maldito petismo bandito. Que sejam proscritos pelos séculos dos séculos.

  14. FUI !!!
    domingo, 6 de março de 2016 – 9:12 hs

    Eu acredito que nunca alguem montou uma farsa tão grande no
    Brasil. Se por um acaso do destino a investigação não tivesse come-
    çado no Lava Jato o país teria uma infinidade de milionários e bilio-
    nários juntamente com o Lula e daqui a poucos anos só sobraria
    uma migalha de pão aos brasileiros honestos. Deus existe !!!

  15. simplicio
    domingo, 6 de março de 2016 – 10:26 hs

    Cansou da farsa, então assuma a secretaria de comunicação do Beto Richa….e mostre as vísceras e verdades no Paraná…desafio feito…..FARSA, tb tô cansado

  16. andre
    domingo, 6 de março de 2016 – 10:41 hs

    Texto chato e pobre

  17. Marina Gaspar
    domingo, 6 de março de 2016 – 11:27 hs

    Última flor do Lácio é o romeno meu caro inculto , tanto quanto em todos os aspectos …

  18. jose
    domingo, 6 de março de 2016 – 12:01 hs

    A vice-governadora ao confundir alhos com cebolas, como diria nosso grande pensador e guia, ao declarar que Dilma representa a mulher brasileira e criticá-la é agressão à mulher, parece não pensar da mesma forma.
    Nós também estamos cansados desses políticos covardes cooptados.

  19. jose
    domingo, 6 de março de 2016 – 12:03 hs

    A mulher brasileira não precisa de certas representações nem de advogadas simpáticas ao poder. Ela está trabalhando, cuidando de sua casa e filhos. Dispensam prosélitas de ocasião.

  20. Zangado
    domingo, 6 de março de 2016 – 23:47 hs

    Perfeito, Fábio.
    Quem ainda não chegou a essa conclusão após o mensalão e o petrolão está conivente com os criminosos lesa-pátria apurados (e a apurar) pela operação lava-jato?
    Será tão difícil perceber que não podemos continuar condescendendo e tolerando tanta mentira e corrupção que está levando o país ao caos político-administrativo-social?
    Última ratio somos nós mesmos, grande parte da sociedade, que está permitindo essa falta de honestidade e ética na coisa pública vez que talvez em nossas famílias não estejamos há muito tempo dando o exemplo edificante.
    Não investir na educação em sentido amplo tem como consequência esse estado de coisas – a falta de caráter generalizada como meio de progredir na vida.

  21. Dionleno Silva
    segunda-feira, 7 de março de 2016 – 8:59 hs

    Espero que apareça a verdade sobre Celso Daniel.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*