PT e Planalto esperam posição de Lula | Fábio Campana

PT e Planalto esperam posição de Lula

lula DS - AE

O PT e o Palácio do Planalto aguardam uma resposta do ex-­presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o sítio usado por ele em Atibaia, no interior paulista, alvo de inquérito da Operação Lava Jato, para traçarem uma estratégia de defesa do petista. O Conselho do Instituto Lula, formado por 36 integrantes, se reúne nesta sexta­-feira, 12, em São Paulo. O objetivo da reunião, marcada desde o ano passado, é decidir o planejamento para 2016, mas existe a expectativa de que Lula finalmente fale sobre o assunto. A Lava Jato investiga se empreiteiras que participaram do esquema de desvios de verbas da Petrobrás bancaram a reforma do imóvel em Atibaia. As informações são de Ricardo Galhardo e Pedro Venceslau no Estadão.

Lula espera que a presidente Dilma Rousseff o defenda de forma explícita. De acordo com integrantes do governo, ela tem dito que está disposta a ajudar, mas alega que não poderia fazer muita coisa além de manifestar solidariedade ao seu antecessor enquanto ele próprio não apresentar uma explicação definitiva para o caso.

Na direção do PT existe consenso de que proteger Lula é proteger o PT. O presidente Rui Falcão gravou um vídeo e publicou um texto em sua defesa, um ato de solidariedade foi marcado para a comemoração de 36 anos da legenda, dia 26, no Rio, e dirigentes têm tomado iniciativas pessoais em favor do ex-­presidente. Mas até agora Lula não deu uma posição ao partido sobre as suspeitas.

O partido franqueou ao ex-­presidente espaço no programa nacional de TV que vai ao ar no dia 23, mas até agora a direção não recebeu orientação sobre o que dizer em defesa do maior líder do partido.

Estratégia. Isso tem causado inquietação entre petistas. Alguns integrantes do partido passaram a lembrar que o próprio Lula não defendeu de forma explícita companheiros condenados no caso do mensalão e que o sítio em Atibaia é uma questão pessoal, não partidária. As avaliações de que Lula e seu entorno subestimaram as suspeitas são cada vez mais comuns.

Advogados com trânsito na cúpula petista reclamam que a defesa do ex­presidente Lula está sendo muito “reativa”, “amadora”, “emocional”, e que as respostas demoram, o que acaba desgastando a legenda.

Setores do PT defendem a entrada de advogados renomados que tenham prestígio para “constranger” os setores do judiciário que estariam promovendo uma “gincana” por evidências com potencial de prejudicar Lula.

A contratação do advogado Nilo Batista foi feita por pressão do PT. O criminalista, porém, adotou a estratégia oposta à esperada por advogados ligados a sigla: deu declarações “desastrosas” e acabou ampliando o desgaste político do petista.


6 comentários

  1. Doutor Prolegômeno
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016 – 13:59 hs

    Ora, ora. A posição de Lula é de cócoras, como deve ser.

  2. Sergio Silvestre
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016 – 15:00 hs

    A posição do Lula seria pegando toda a oposição sem discurso de quatro.E economia melhorando,os discursos se esvasiando a Dilma trabalhamdo com o bando de urubus sendo abatidos e o Moro……bem ai é aquela velha historia do Joaquim de Miami,é outro que está de malas prontas loguinho,

  3. RR
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016 – 15:04 hs

    REUNIÃO DE P-TRAIAS,ENTÃO A POLICIA FEDERAL QUE DE UMA CHEGADINHA LÁ,ONDE TEM ESSA CORJA TEM CRIME ACONTECENDO.

  4. sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016 – 20:29 hs

    Defender o INDEFENSÁVEL ? Que adianta contratar Advogados criminalistas famosos, quiçá, pagos pelos PIXULECOS que o parttdo arrecadou. Tem que explicar como a Petrobras quebrou, e os BILHÕES investidos a mais na usina de ABREU LIMA (+ de R$ 5 bilhões). Os empréstimos a países que têm DITADORES como seus governantes, bem como para países como Venezuela, Bolívia e Equador, além de outros que não sabemos. Os BILHÕES gastos em propaganda sem reverter nada para o Governo, a não ser em benefício próprio. Foi o maior TURISTA que este País já teve. Ele faz parte das zelites (conforme pronuncia). Tem triplex e sítio, mas o homem sem cultura, sendo ignorante e semi analfabeto, além de recalcado NUNCA VIU NADA E NÃO SABE DE NADA.

  5. O Insuportável
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016 – 21:07 hs

    É, só mesmo um REMATADO ESTÚPIDO para acreditar nas lorotas do CHEFE DA ORGANIZAÇÃO!!! Nem Dilma e o PT ainda acreditam!!!!

  6. taurino araujo
    quarta-feira, 21 de junho de 2017 – 21:03 hs

    *

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*