Patrimônio de João Santana cresce quase 6.000% em dez anos | Fábio Campana

Patrimônio de João Santana cresce quase 6.000% em dez anos

Laryssa Borges, de Brasília, Veja

O patrimônio do marqueteiro João Santana, consultor da presidente Dilma Rousseff e alvo principal da 23ª fase da Operação Lava Jato, cresceu 5.758% entre os anos de 2004 e 2014. Os dados foram levantados a partir da quebra do sigilo do publicitário, suspeito de ter recebido dinheiro do esquema do petrolão e depois lavado os recursos com a simulação de contratos. Informações da Receita Federal indicam que, em 2004, Santana tinha patrimônio de cerca de 1 milhão de reais, patamar que saltou para expressivos 59,12 milhões de reais em 2014, declarados como resultado de “lucros e dividendos recebidos pelas suas empresas de publicidade”.

A esposa e sócia do marqueteiro, Mônica Moura, por sua vez, declarou patrimônio de aproximadamente 19,5 milhões de reais em 2014, diante de pouco mais de 56.000 reais em 2004. Para os investigadores da Lava Jato, os vultosos valores nas contas de João Santana, majoritariamente resultado do trabalho em campanhas políticas do PT, levam à conclusão de que os recursos encontrados em contas secretas do marqueteiro no exterior também tem relação com os quadros petistas e com o escândalo do petrolão.

“Causa estranheza – e isto reforça a conclusão de que ambos tinham ciência da origem espúria dos recursos que receberam no exterior – que, por mais que João Cerqueira de Santana Filho e Mônica Regina Cunha Moura tenham declarado ao Fisco o recebimento no Brasil, de suas empresas de publicidade, entre 2004 e 2014, de lucros e dividendos no valor de R$ 91.519.423,53, ainda assim ocultaram o recebimento de valores no exterior mediante expedientes notoriamente fraudulentos e empregados com a finalidade exclusiva de esconder a origem criminosa dos valores, que (…) provinham da corrupção instituída e enraizada na Petrobras”, assinalou a força-tarefa do MP na Lava Jato.


7 comentários

  1. Sergio Silvestre
    terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 – 15:46 hs

    Conheço governador que solteiro não tinha nem pão com mortadela e agora é multimilionário e seu patrimônio cresceu igual bilau de adolescente.

  2. Doutor Prolegômeno
    terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 – 15:54 hs

    Ele está mal aproveitado no governo. Devia ser ministro da fazenda. Poderia, também, fundar a igreja do Divino Lucro e ensinar o milagre da multiplicação dos dinheiros…

  3. valdir bassai
    terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 – 16:32 hs

    ss vc deve estar com uma tremenda diarreia. Só ver o Dr Sergio Moro ou ler seu nome vc deve ter dor estomacal.
    Juiz de verdade nosso grande Sergio Moro orgulhando o povo Paranaense não aqueles vendidos da turma que vc defende. Ptzada sofrendo nas mãos do SM. Vida loga ao Doutor Sergio Moro para desespero das ratazanas vermelhinhas.

  4. Juca
    terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 – 16:59 hs

    Claro que você conhece Calça Frouxa, tal governador que você se refere é Roberto Requião de Mello e Silva, conhecido como “Roberto Mamona”

  5. SOLANGE LOPÉS
    terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 – 17:09 hs

    Bunda tatuada, bilau de adolescente é o que está mirado no tize da petezada.

  6. FUI !!!
    quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016 – 5:14 hs

    Cana nele. Aqui no Brasil um cara como este circula de jatinho
    particular, come caviar e toma vinho caríssimo. Os “brasileiros de verdade” ganha o salário de miséria e paga IMPOSTO !!! Cadê
    a Receita Federal !?

  7. Jair Pedro
    quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016 – 7:52 hs

    Quem tem uma tatuagem do lula na bunda, só pode sonhar e falar em bilau.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*