O deputado Ney Leprevost, líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania, está lutando para aprovar o Projeto de Lei que pretende incluir o “Teste do Olhinho” na Lei 8.627/87, que regulamenta todos os exames oftalmológicos a serem feitos obrigatoriamente antes dos recém-nascidos deixarem o hospital.
Nesta semana, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa rejeitou o projeto, mas o parlamentar vai recorrer da decisão.
Através deste teste, feito quando o bebê nasce, o pediatra pode detectar qualquer alteração que cause problemas oftalmológicos e cuja identificação precoce possibilite o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão.
“É um projeto importante para diagnosticar o problema no início. Muitas vezes a família só percebe que a criança tem dificuldades visuais quando o tumor já está em um estado avançado, tornando menores as chances de cura”, afirmou Leprevost.
O “Teste do Olhinho” consiste, basicamente, em lançar sobre o olho da criança um feixe de luz e em verificar a cor do reflexo que volta do olhinho. O reflexo normal esperado pelo examinador é de coloração vermelha ou, até, alaranjada. O Retinoblastoma e algumas outras doenças farão que o reflexo observado no Teste seja próximo do branco.
2 comentários
Em defesa das crianças senhor Deputado, parabéns !
Afhhhhh ney,sossega cara,depois do churrasco para o LITLE BILAU sossega .