Marqueteiro de Lula e Dilma é preso pela PF ao chegar ao Brasil | Fábio Campana

Marqueteiro de Lula e Dilma é preso pela PF
ao chegar ao Brasil

ED _ oglobo

O Globo

O marqueteiro João Santana e sua mulher, Mônica Moura, foram presos pela Polícia Federal ao chegar ao Brasil na manhã desta terça-feira. Eles desembarcaram no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, em um voo da Gol vindo de Punta Cana, na República Dominicana, que teve aterrissagem antecipada das 10h para às 9h20m. O advogado Fábio Toufic acompanhava o casal. Eles foram recebidos por agentes da PF. Santana e Mônica serão levados para Curitiba em um avião da Polícia Federal.

O publicitário e sua mulher tiveram a prisão temporária decretata pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal do Paraná, ontem. O casal estava na República Dominicana, onde comandava a campanha à reeleição do presidente Danilo Medina.

João Santana é suspeito de receber US$ 7,5 milhões em contas no exterior entre 2012 e 2014. Os valores teriam sido pagos pela offshore Klienfeld, identificada pela força-tarefa da Operação Lava-Jato como um dos caminhos de propina da Odebrecht no exterior, e pelo engenheiro Zwi Skornicki, suspeito de operar o esquema de propina na Petrobras. A suspeita é de que os pagamentos correspondem a serviços eleitorais prestados ao PT.

Para o juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal do Paraná, “por mais que tenham declarado ao Fisco” os valores, o casal “tinha conhecimento da origem espúria dos recursos” e ocultou valores que recebeu no exterior “mediante expedientes notoriamente fraudulentos”, como contas em nome de offshore e contratos falsos.

A 23ª fase da Operação Lava-Jato, batizada de Acarajé e realizada na segunda-feira, pode dar força às ações contra Dilma no TSE. A oposição pede a cassação da chapa da presidente em quatro ações no tribunal por supostas irregularidades ocorridas durante a disputa em 2014. Entre as acusações está a de que a campanha foi abastecida com dinheiro desviado da Petrobras.

Após ter a prisão decretada ontem, o marqueteiro renunciou ao comando da campanha de Danilo Medina. Na carta que encaminhou ao comitê nacional do Partido de la Liberación Dominicana (PLD), o publicitário fez a própria defesa e disse que o Brasil está vivendo um clima de “perseguição” e que as acusações contra ele são “infundadas”.

“Me dirijo a vocês porque, como é conhecido pelos meios de comunicação, acordei esta manhã com a notícia de que meu nome está sendo ligado a uma suposta trama relacionada com o financiamento de campanhas políticas no Brasil. Conhecendo o clima de perseguição que se vive hoje em meu país, não posso dizer que me tomou completamente de surpresa, mas ainda assim é difícil de acreditar”, explica Santana no início da carta, escrita em espanhol.


17 comentários

  1. PEDROCA DO SUDOESTE
    terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 – 11:17 hs

    “Perseguições políticas”….Tadinho de seu João Santana.O idealizador de mentiras,de criar mártires,de destruir candidatos…Está chegando ao fim,suas criatividades….Nem consigo dormir….

  2. Sergio Silvestre
    terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 – 11:23 hs

    Não me estranha a prisão do Marqueteiro do Lula e da Dilma,o que me espanta é que estão prendendo o sujeito por suposição.
    Por que quando veio os estratos bancários do Cunha e sua esposa,que precisou a Suiça mandar senão a PF deitada em berço explendido jamais iria investigar,não prendeu o deputado nem sua esposa que não tem foro ,aliás,tá muito estranho essa perseguição ao Lula,ou se prende todos delinquentes do Brasil,ou se acabe de vez com as cadeias e institua a roubalheira

  3. Jair Pedro
    terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 – 12:12 hs

    Quem não lembra da propaganda do pt, aquela em que o prato de comida saia da mesa, os livros saiam do banco escolar, etc…, pois se votassem em outro candidato, e não em Dilma, é o que aconteceria.
    Gente dessa laia deveriam ficar em prisão perpétua.

  4. Observador
    terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 – 12:20 hs

    O que deve ter de gente com diarréia não vai dar para contar nos dedos. Este cidadão não vai querer assumir tudo de pobre que ele ajudou a construir neste país. Lembram-se das artimanhas da Dilma na televisão? Era criatividade de Santana. Agora ele terá que falar sem ter a oportunidade de inventar. Agora o publicitário vai saber por que não se pode misturar a realidade da vida com a fantasia dos anúncios.

  5. Observador
    terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 – 12:22 hs

    Gente, prestem bem atenção ao texto do Sergio Silvestre. Verifiquem o que ele diz no final. É uma simples confissão de que ele concorda que seus ídolos são todos delinquentes.

  6. BETO
    terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 – 13:13 hs

    Mas esse Sergio Silvestre é mesmo um cara de pau. por favor vc precisa urgentemente ser INTERDITADO.

  7. Do Interior....
    terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 – 13:47 hs

    SS. O PT se vangloria de que a PF é do PT e que agora as coisas funcionam. Sabe porque não prendem mais ninguém? porque não existe prova meu amigo. Porque ninugém roubou mais que o PT. Porque os que roubaram, da oposição, o fizeram por conta própria. Não aconteceu como o PT que aparelhou o Estado para encher os bolsos de dinheiro público. è por isso que o PT deveria ser extinto. O PT é corrupto por sua natureza e sua cúpula é formada por quadrilheiros.

  8. Dionleno Silva
    terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 – 14:19 hs

    Caro Observador, o tal SS deve estar apavorado pois vai perder a boquinha de ficar na sede do pt enviando mensagens de defesa do indefensável Lulladrão, ou tá com medinho de ir bater um papinho com o Sérgio Moro, esse sim um Sérgio de respeito.

  9. SOLANGE LOPÉS
    terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 – 14:20 hs

    Bunda tatuada, você é um analfabeto de carteirinha. Para quem se vangloria de ter escrito um livro, extrato é com x e não com s.

  10. Sergio Silvestre
    terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 – 15:58 hs

    É PRA TE DAR ASSUNTO MICROCÉFALA SENÃO VOCÊ NÃO TEM O QUE DIZER TA BOM SOLANJA.

  11. SOLANGE LOPÉS
    terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 – 17:23 hs

    Assumiu.

  12. Juca
    terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 – 17:25 hs

    SS Calça Frouxa sabe porque o Dr Sérgio Moro está mandando prender os petistas? Porque são ladrões vagabundos e abusaram da sorte como todo marginal contumaz! E você é analfabeto,como Lula, Dilma e o resto do PT, pois é esplêndido não “explendido” como escreveu. É quando vieram os extratos e não “quando veio os estratos”

  13. terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 – 17:34 hs

    kkkk, Serginho levou um “rodo” kkk

  14. Strapasson
    terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 – 20:11 hs

    SS é uma piada de péssimo gosto. AFF!!!

  15. Indignado
    terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 – 22:45 hs

    Devo dar os parabens ao Bunda tatuada. Com raras exceções, é
    o único que ainda tem coragem de defender esta quadrilha que esta
    assaltando o Brasil, nos comentários deste Blog. Será por ideologia,
    ou por conveniência? Ou por gostar de merda mesmo.

  16. Sergio Silvestre
    quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016 – 11:14 hs

    Explendido,tem que ser do meu jeitorsrsrsrs

  17. Juca
    quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016 – 11:29 hs

    SS Calça Frouxa é teimoso como os muares!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*