O marqueteiro João Santana e sua mulher, Mônica Moura, foram presos pela Polícia Federal ao chegar ao Brasil na manhã desta terça-feira. Eles desembarcaram no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, em um voo da Gol vindo de Punta Cana, na República Dominicana, que teve aterrissagem antecipada das 10h para às 9h20m. O advogado Fábio Toufic acompanhava o casal. Eles foram recebidos por agentes da PF. Santana e Mônica serão levados para Curitiba em um avião da Polícia Federal.
O publicitário e sua mulher tiveram a prisão temporária decretata pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal do Paraná, ontem. O casal estava na República Dominicana, onde comandava a campanha à reeleição do presidente Danilo Medina.
João Santana é suspeito de receber US$ 7,5 milhões em contas no exterior entre 2012 e 2014. Os valores teriam sido pagos pela offshore Klienfeld, identificada pela força-tarefa da Operação Lava-Jato como um dos caminhos de propina da Odebrecht no exterior, e pelo engenheiro Zwi Skornicki, suspeito de operar o esquema de propina na Petrobras. A suspeita é de que os pagamentos correspondem a serviços eleitorais prestados ao PT.
Para o juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal do Paraná, “por mais que tenham declarado ao Fisco” os valores, o casal “tinha conhecimento da origem espúria dos recursos” e ocultou valores que recebeu no exterior “mediante expedientes notoriamente fraudulentos”, como contas em nome de offshore e contratos falsos.
A 23ª fase da Operação Lava-Jato, batizada de Acarajé e realizada na segunda-feira, pode dar força às ações contra Dilma no TSE. A oposição pede a cassação da chapa da presidente em quatro ações no tribunal por supostas irregularidades ocorridas durante a disputa em 2014. Entre as acusações está a de que a campanha foi abastecida com dinheiro desviado da Petrobras.
Após ter a prisão decretada ontem, o marqueteiro renunciou ao comando da campanha de Danilo Medina. Na carta que encaminhou ao comitê nacional do Partido de la Liberación Dominicana (PLD), o publicitário fez a própria defesa e disse que o Brasil está vivendo um clima de “perseguição” e que as acusações contra ele são “infundadas”.
“Me dirijo a vocês porque, como é conhecido pelos meios de comunicação, acordei esta manhã com a notícia de que meu nome está sendo ligado a uma suposta trama relacionada com o financiamento de campanhas políticas no Brasil. Conhecendo o clima de perseguição que se vive hoje em meu país, não posso dizer que me tomou completamente de surpresa, mas ainda assim é difícil de acreditar”, explica Santana no início da carta, escrita em espanhol.
17 comentários
“Perseguições políticas”….Tadinho de seu João Santana.O idealizador de mentiras,de criar mártires,de destruir candidatos…Está chegando ao fim,suas criatividades….Nem consigo dormir….
Não me estranha a prisão do Marqueteiro do Lula e da Dilma,o que me espanta é que estão prendendo o sujeito por suposição.
Por que quando veio os estratos bancários do Cunha e sua esposa,que precisou a Suiça mandar senão a PF deitada em berço explendido jamais iria investigar,não prendeu o deputado nem sua esposa que não tem foro ,aliás,tá muito estranho essa perseguição ao Lula,ou se prende todos delinquentes do Brasil,ou se acabe de vez com as cadeias e institua a roubalheira
Quem não lembra da propaganda do pt, aquela em que o prato de comida saia da mesa, os livros saiam do banco escolar, etc…, pois se votassem em outro candidato, e não em Dilma, é o que aconteceria.
Gente dessa laia deveriam ficar em prisão perpétua.
O que deve ter de gente com diarréia não vai dar para contar nos dedos. Este cidadão não vai querer assumir tudo de pobre que ele ajudou a construir neste país. Lembram-se das artimanhas da Dilma na televisão? Era criatividade de Santana. Agora ele terá que falar sem ter a oportunidade de inventar. Agora o publicitário vai saber por que não se pode misturar a realidade da vida com a fantasia dos anúncios.
Gente, prestem bem atenção ao texto do Sergio Silvestre. Verifiquem o que ele diz no final. É uma simples confissão de que ele concorda que seus ídolos são todos delinquentes.
Mas esse Sergio Silvestre é mesmo um cara de pau. por favor vc precisa urgentemente ser INTERDITADO.
SS. O PT se vangloria de que a PF é do PT e que agora as coisas funcionam. Sabe porque não prendem mais ninguém? porque não existe prova meu amigo. Porque ninugém roubou mais que o PT. Porque os que roubaram, da oposição, o fizeram por conta própria. Não aconteceu como o PT que aparelhou o Estado para encher os bolsos de dinheiro público. è por isso que o PT deveria ser extinto. O PT é corrupto por sua natureza e sua cúpula é formada por quadrilheiros.
Caro Observador, o tal SS deve estar apavorado pois vai perder a boquinha de ficar na sede do pt enviando mensagens de defesa do indefensável Lulladrão, ou tá com medinho de ir bater um papinho com o Sérgio Moro, esse sim um Sérgio de respeito.
Bunda tatuada, você é um analfabeto de carteirinha. Para quem se vangloria de ter escrito um livro, extrato é com x e não com s.
É PRA TE DAR ASSUNTO MICROCÉFALA SENÃO VOCÊ NÃO TEM O QUE DIZER TA BOM SOLANJA.
Assumiu.
SS Calça Frouxa sabe porque o Dr Sérgio Moro está mandando prender os petistas? Porque são ladrões vagabundos e abusaram da sorte como todo marginal contumaz! E você é analfabeto,como Lula, Dilma e o resto do PT, pois é esplêndido não “explendido” como escreveu. É quando vieram os extratos e não “quando veio os estratos”
kkkk, Serginho levou um “rodo” kkk
SS é uma piada de péssimo gosto. AFF!!!
Devo dar os parabens ao Bunda tatuada. Com raras exceções, é
o único que ainda tem coragem de defender esta quadrilha que esta
assaltando o Brasil, nos comentários deste Blog. Será por ideologia,
ou por conveniência? Ou por gostar de merda mesmo.
Explendido,tem que ser do meu jeitorsrsrsrs
SS Calça Frouxa é teimoso como os muares!