Dilma extingue programa de prevenção à dengue | Fábio Campana

Dilma extingue programa de prevenção à dengue

dilma AC Oglobo

Vera Magalhães, Radar, Veja

Na última edição de Veja, o Radar mostrou que o governo Dilma Rousseff gastou menos da metade do previsto no orçamento para o programa de controle e prevenção da dengue.

Como se sabe, o controle ao Aedes aegypti, causador da dengue, é a primeira forma também de prevenção do vírus zika, cuja proliferação tem causado explosão de casos de microcefalia no país, e da febre chikungunya.

Pois esse mesmo programa teve a rubrica simplesmente extinta no orçamento de 2016. A dotação orçamentária já vinha sendo reduzida desde 2013, quando era de 12,5 milhões de reais, e agora a iniciativa sumiu, segundo levantamento feito no Siafi pela liderança do DEM no Senado. Não se sabe se os recursos foram realocados para outros programas.

Há no orçamento uma rubrica para “Incentivo Financeiro aos Estados, Distrito Federal e Municípios Certificados para a Vigilância em Saúde”, que repassa verbas a outros entes federativos para o combate de diversas moléstias, como dengue, malária, doença de chagas etc.

Em 2015, o governo pagou 85% dos valores previstos a esse programa (R$ 1,5 bilhão dos R$ 1,77 bilhão alocado). Mas não é possível saber qual o percentual desses recursos foi utilizado para combater a dengue e as doenças relacionadas ao mosquito.


9 comentários

  1. O Insuportável
    quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016 – 19:22 hs

    WHAT?!!!! A muié é loka? Extinguiu o programa anti-dengue?!!! Deu ZICA!!!!!

  2. Sergio Silvestre
    quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016 – 19:39 hs

    Que coisa mais mentirosa.

  3. IVANOSKA
    quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016 – 20:09 hs

    Essa Presidente acabou com o Brasil, o que será do futuro das crianças que estão nascendo hoje com essa grave doença causada pelo virus zika.
    O Governo do PT vai ficar gravado na Historia do Brasil como uns dos piores na saúde publica e da roubalheira, a nação jamais esquecera esse episodio.
    AVANTE POVO BRASILEIRO! FORA PT

  4. Helena
    quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016 – 23:50 hs

    As vìtimas do Zika Vírus, deveriam entrar com uma ação de indenização contra à irresponsabilidade do Governo Federal. É o fim do mundo a desgovernança petista, estão acabando com o País. Jamais vi tamanho desrespeito com os cidadãos brasileiros.
    Cai fora PT do nosso Brasil, vai para Cuba ou Venezuela,nunca m ais voltem aqui, nós vamos reconstruir o nosso lindo País!

  5. Alarico Borges
    quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016 – 7:34 hs

    É a cara dela fazer isso. Ela precisa de dinheiro para a roubalheira

  6. JOHAN
    quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016 – 10:27 hs

    Caro FÁBIO, essa ILUDIDA DILMA A PERDULÁRIA , não possui compromissos com a sociedade brasileira. O compromisso dela é com os membros da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PETISTA em ESPOLIAR o que puder o estado nesse período de mando, e repassar esses recursos desviados para os vereadores, professores e cabos eleitorais, para defenderem os interesses do grupo. Atenciosamente.

  7. ELEITOR DE BOA MEMORIA
    quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016 – 11:19 hs

    esta mulher acabou com tudo inclusive com o país.Somente açoes bolivarianas são mantidas por este motivo nosso conturbado senador idolatra tanto a Dilma e seus comparsas

  8. QUESTIONADOR
    quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016 – 12:33 hs

    -Claro, melhor gastar o dinheiro com sua publicidade e de seu governo tosco e sem fundamento, afinal de contas, só “maquiando” para enganar o povão ignorante!!!

  9. EDILSON HUGO RANCIARO
    quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016 – 15:50 hs

    O Relator do Orçamento que é do Paraná, deverá se pronunciar. Campana, que tal uma entrevista com ele sobre o assunto, para ver se é verdadeira a afirmativa colocada aqui?

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*