Richa e Alckmin reabrem a hidrovia Tietê-Paraná | Fábio Campana

Richa e Alckmin reabrem a hidrovia Tietê-Paraná

Os governadores Beto Richa (Paraná) e Geraldo Alckmin (São Paulo) reabriram nesta quarta-feira (27), em Buritama (SP), a navegação da hidrovia Tietê-Paraná – uma das principais vias de exportação do País desativada há 20 meses devido à seca. Richa defendeu mais investimentos nos transportes hidroviário e ferroviário, as conexões entre estes dois modais, e a menor dependência do transporte rodoviário, “de longe o mais caro de todos”. “O transporte hidroviário é um dos mais baratos. Seu custo é inferior a 30% do transporte rodoviário. O retorno da navegação da hidrovia Tietê-Paraná é importante não só para o Paraná, mas para o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil”, disse.

O governador do Mato Grosso, Pedro Taques, e a vice-governadora do Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, também participaram do ato comandado por Alckmin. A retomada das operações da hidrovia beneficiará diretamente os estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e Minas Gerais. Acompanharam o governador Beto Richa na solenidade o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, e o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano.

Segundo o governador, a hidrovia é um dos modais de transporte mais barato, que além do ponto de vista econômico tem o social, com a geração de empregos, ganhos ambientais na medida em que se reduz o transporte por caminhões. “Tem que haver diversificação e uma integração perfeita de modais para contribuir com o desenvolvimento mais vigoroso e intenso do Brasil”, afirmou o governador ao elogiar o plano de expansão de hidrovias apresentado por Alckmin.

O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, destacou a importância da retomada da navegação na hidrovia Tietê-Paraná. “A diversificação e integração dos modais são fundamentais para a economia do Brasil, pois reduzem os custos dos produtos nacionais”, disse.


Um comentário

  1. Sergio Silvestre
    quarta-feira, 27 de janeiro de 2016 – 19:21 hs

    RSRSRSRSRS QUE FALTA DE OBRAS HEIN.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*