Polícia Federal faz busca nas casas de Eduardo Cunha e de dois ministros | Fábio Campana

Polícia Federal faz busca nas casas de Eduardo Cunha e de dois ministros

CUNHACASA

Pedido de buscas foi autorizado pelo ministro do STF, Teori Zavascki, relator do processo da Lava-Jato

A Polícia Federal cumpre na manhã desta terça-feira mandado de busca e apreensão na residência oficial do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em Brasília. A PF também tem ordem de busca e apreensão na casa de Cunha na Barra da Tijuca, no Rio. Também foram realizadas, segundo o G1, buscas nas residências do deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE) e do senador Edison Lobão (PMDB-MA). Também em endereços do ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves e do da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera, ambos do PMDB.

Estão sendo realizado buscas também na casa do ex-presidente da Transpetro no Ceará, Sérgio Machado, e em escritórios de advocacia e em empresas com contratos com a estatal.

A Polícia Federal apreendeu o telefone celular de Eduardo Cunha e também está na Câmara Federal, fazendo apreensões da Diretoria Geral da Casa.

Trata-se de mais uma fase da Operação Lava-Jato, desta vez chamada de Catilinária, em referência às Catilinárias, uma série de quatro discursos de Cícero, o cônsul romano, proferidos em 63 a.C., contra Catilina, um filho de família nobre que se aliara a comparsas para derrubar o governo republicano e obter riquezas e poder.Cunha é alvo de três inquéritos na Lava-Jato, já denunciado em um deles.

No total, 53 mandados de busca e apreensão em sete processos abertos a partir de inquéritos abertos no STF. Estão sendo cumpridos mandados em Brasília (9), São Paulo (15), Rio de Janeiro (14), Pará (6), Pernambuco (4), Alagoas (2), Ceará (2) e Rio Grande do Norte (1).

As buscas ocorrem na residência de investigados, em seus endereços funcionais, sedes de empresas, em escritórios de advocacia e órgãos públicos. As medidas decorrem de representações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal nas investigações que tramitam no Supremo. Elas têm como objetivo principal evitar que provas importantes sejam destruídas pelos investigados.

Foram autorizadas apreensões de bens que possivelmente foram adquiridos pela prática criminosa. Os investigados, na medida de suas participações, respondem a crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa, entre outros.

São ao todo 9 mandados no Distrito Federal, ainda outros 15 em São Paulo, 14 no Rio, 6 no Pará, 4 em Pernambuco, 3 em Alagoas, 2 no Ceará e 1 no Rio Grande do Norte.

RUA ISOLADA

Em Brasília, dez agentes da PF estão do lado de fora da residência, e outros três carros do Centro de Operações Táticas (COT) isolam a pista que dão acesso à residência oficial de Cunha.

As buscas foram pedidas pelo procurador-geral Rodrigo Janot e autorizadas pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O procurador-geral pediu as buscas em endereços de Cunha a partir das investigações sobre o envolvimento do deputado em corrupção na Petrobras. Cunha é acusado de receber propina de US$ 5 milhões vinculada da contratação de dois navios-sondas da Samsung Heavy Industries pela Petrobras, um negócio de US$ 1,2 bilhão.

Segundo o blog de Lauro Jardim, trata-se de mais uma fase da operação, desta vez chamada de Catiliária, em referência a uma série de quatro discursos de Cícero, o cônsul romano, proferidos em 63 a.C., contra Catilina, um filho de família nobre que se aliara a comparsas para derrubar o governo republicano e obter riquezas e poder.

Cunha é alvo de três inquéritos na Lava-Jato, já denunciado em um deles.


10 comentários

  1. Sergio Silvestre
    terça-feira, 15 de dezembro de 2015 – 9:04 hs

    Até para clarear a escumalha do Blog e para eles pensarem no assunto.
    A policia federal até por sua importância para o Brasil ganha pouco em comparação com auditores e comissionados de governos.
    Eles tem como chefe um grande ministro da justiça que manda na policia federal e esse grupo sabe que a razão deles ganhar pouco é proveniente da corrupção desenfreada.
    Tem uma coisa que muitos dificilmente vão digerir até por que são fracos de ideias e imaginação.
    Se pensar um pouco vamos saber que na politica não é lugar para pessoas honestas,aqui no Brasil é claro,ali se formou um clube da luluzinha em que aqueles que divergem dos costumes da casa são satanizados.
    Não é difícil perceber que hoje os políticos estão doidos para se livrar da Dilma,e não é só políticos não,muitos beneficiados como bancos,grandes redes de lojas e mercados,gente que se acostumou com o jeitinho brasileiro de acomodar e não pagar impostos mas pagar propinas.
    O cerco da policia federal e o ministério da justiça está deixando deputados a beira de um ataque de nervos e leva todo junto o contingente de pessoas desonestas desse Pais.
    Quem está ali aguentando uma barra,com um congresso contrario querendo sua cabeça e não é por que ela roubou,prevaricou,não,é por que ela é o estorvo deles,ela é honesta e eles não querem uma pessoa honesta para que suas benesses continuam.
    Temo num futuro pela segurança da presidente,essa revolução no Brasil tem um nome,gente certa nos lugares certo.
    Temos hoje no supremo ministros sérios escolhidos pela presidente que não poupa bandido,e isso já está deixando também certo ministro com a pulga atrás da orelha que seria o Gilmar Mendes de tantas estrepolias que fez.
    Dilma deve ficar até 2018 e o Brasil com certeza será outro,com prisões abarrotadas de colarinhos brancos como jamais vimos.

  2. Ketlin Pamella
    terça-feira, 15 de dezembro de 2015 – 9:09 hs

    Tem SER pensa que pode tudo e será impune,
    O pior virá quando chegarem lá embaixo … !

  3. terça-feira, 15 de dezembro de 2015 – 9:26 hs

    Até quando, enfim, EDUARDO CUNHA e RENAN CALHEIROS, ABUSARÃO DE NOSSA PACIÊNCIA ? Por quanto tempo, ainda, teremos que aturá-los ? Por quê, até, o presente momento, o RENAN CALHEIROS não teve MANDADOS de BUSCA E APREENSÃO em seus domicílios. Este por ser amigo da RAINHA Dilma estar sendo poupado. Rodrigo Janot está devendo a SOCIEDADE BRASILEIRA esse pedido ao STF. Será que há um conluio para blindá-lo bem como a Presidente ? Mais um episódio triste, doloroso e vergonhoso para a nossa história. A podridão tomou conta do País e vamos com a operação, que devia se chamar de, LACA A JATO, devido a velocidade com que a Nação assiste, ESTUPEFATA e INCRÉDULA que tudo isso esteja acontecendo,

  4. Renato Britto Barros
    terça-feira, 15 de dezembro de 2015 – 9:54 hs

    Fábio.
    Queria saber notícias sobre o irmão da vice governadora o qual foi detido pelo GAECO hoje pela manhã.

  5. Araldo
    terça-feira, 15 de dezembro de 2015 – 10:11 hs

    Para o Campana, ainda não prenderam o Irmão da Vice governadora… QUaquaquaqua.

  6. Doutor Prolegômeno
    terça-feira, 15 de dezembro de 2015 – 10:21 hs

    Tudo muito interessante. Escolhidos a dedo, quase todos do PMDB, depois da rebelião do PMDB no Congresso. Tudo às vésperas da decisão do STF e do recesso legislativo. Não tocaram nos fiéis ao governo, só os excomungados. O nome da operação refere-se a um inimigo do governo romano que queria derrubar a república. Os nomeados de Dilma prestam sua vassalagem ao poder. Ave Dilma!! A guarda pretoriana entrou em ação para proteger o imperador.

  7. Jair Pedro
    terça-feira, 15 de dezembro de 2015 – 11:12 hs

    Tento entender o tamanho da sandice de um cérebro que consegue ver honestidade em nossa presidente. Honestidade nela é coisa que sempre passou ao largo. É só entender o que foi o caso Pasadena e relembrar seus discursos de campanha.
    Com isso não quero dizer que os investigados nessa nova operação sejam inocentes. Todos eles já deveriam estar na cadeia e junto com eles, a companhia de Gleisi, Renan, Lula, filho de Lula, nora de Lula, etc, etc, etc… e por aí a fora.

  8. Juca
    terça-feira, 15 de dezembro de 2015 – 12:25 hs

    O Calça Frouxa está desesperado porque agora a casa cai de vez. Já não tem mais ânimo para desfilar de sunguinha modelo fio dental. Não tem mais coragem de mostrar as tatuagens da estrela do PT e do Lula nas nádegas!

  9. joao
    terça-feira, 15 de dezembro de 2015 – 13:03 hs

    Dor de Barriga, roendo as unhas, insOnia…. Estamos assistindo o inacreditável, podemos cantar, eu sou brasileiro, com muito orgulho com muito amor….

  10. claricefranze
    terça-feira, 15 de dezembro de 2015 – 14:51 hs

    AH , TÁ BOM…….O BICHO ESTÁ PEGANDO, E OS BURROS GUARDAM AS PROVAS DO CRIME EM CASA,,,,,,,,ACHO MELHOR PROCURAR NA CHURRASQUEIRA…………..

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*