Mercado prevê taxa básica de juros em 15,25% no ano que vem | Fábio Campana

Mercado prevê taxa básica de juros em 15,25% no ano que vem

consumo
Boletim Focus do BC também projeta que inflação chegue a 10,72% no fim de 2015
De O Globo

A sinalização dada na última reunião do Conselho de Política Monetária (Copom) de que pode voltar a subir a taxa básica de juros (Selic) levou o mercado a rever a previsão de uma Selic mais baixa no fim do ano que vem. No boletim Focus divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central, os analistas já preveem que os juros fiquem ainda maiores do que nesse ano e cheguem a 15,25% no fim de 2016. Hoje, a taxa está em 14,25%.

Na última reunião do Copom, no fim de novembro, a taxa Selic foi mantida no atual patamar pela terceira reunião consecutiva. Uma divergência nos votos, no entanto –dois dos oitos diretores votaram por um aumento de 0,5 ponto percentual –, indica que uma nova alta deve acontecer logo. Por isso, há três semanas, os indicadores para a taxa Selic só sobem.

Os analistas ouvidos pelo Banco Central preveem uma degradação ainda maior da economia para o ano que vem. Em 2016, a expectativa é de que o Produto Interno Bruto (PIB) recue 2,81%. Já para este ano, a expectativa é de que a economia encolha 3,70%. As previsões para a inflação tiveram uma leve alta em 2015, saíram dos 10,70% estimados há uma semana para 10,72%. Para o ano que vem, o mercado espera uma inflação de 6,86% (ante 6,87% previsto há uma semana).

A expectativa para a taxa de câmbio se manteve estável em R$ 3,90 este ano e R$ 4,20 no fim de 2016.


Um comentário

  1. M.E.J.
    segunda-feira, 28 de dezembro de 2015 – 16:48 hs

    O BC e todos os Economistas do mundo (fora alguns do PT) sabem que NÃO ADIANTA ELEVAR A TAXA DE JUROS.

    A demanda está reprimida;
    O crescimento está NEGATIVO;
    O Desemprego vai beirar os 10%.

    Existe uma só justificativa para aumentar a taxa Selic:

    Conseguir rolar nossa dívida.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*