Governo estimula parceria entre empresas paranaenses e italianas | Fábio Campana

Governo estimula parceria entre empresas paranaenses e italianas

índice

A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti e o cônsul-geral da Itália para o Paraná e Santa Catarina, Enrico Mora, participaram de uma série de reuniões, nesta sexta-feira (4), em Maringá. Entre elas, audiência com o vice-prefeito Claudio Ferdinand e secretários municipais, e encontros com empresários e lideranças da região para receber dados e informações sobre investimentos em andamento e oportunidades de negócios na cidade e na região.

Cida Borghetti explicou que a agenda com o cônsul italiano faz parte do processo de diversificar as relações econômicas, comerciais e culturais do Paraná e de ampliar as oportunidades de negócios para os empresários paranaenses. “É a primeira visita do cônsul, Enrico Mora, a Maringá. Pretendemos montar cronogramas semelhantes em outras regiões para conversar com empresários e receber informações mais detalhadas sobre os projetos em andamento e possibilidades de negócios locais”.

Cida Borghetti detalhou o programa Paraná Competitivo, que atraiu cerca de R$ 40 bilhões em novos investimentos nos últimos anos, os investimentos estaduais em infraestrutura e logística e o processo de ajuste fiscal promovido pelo Governo do Estado desde o ano passado. “O Paraná hoje é a quarta economia do país, ultrapassamos o Rio Grande do Sul, e nos consolidamos, de acordo com a revista britânica ‘The Economist’, como o segundo Estado mais competitivo do brasil.”

ESTRATÉGICO – Para o cônsul Enrico Mora o acesso a informações atualizadas da realidade das cidades paranaenses é fundamental. “A missão do sistema Itália no Brasil, composto pela embaixada, seis consulados e dois institutos de cultura, é também repassar as informações a empresas e entidades italianas que queiram participar e explorar o mercado brasileiro. O conhecimento desses acontecimentos é indispensável, é estratégico”.

O vice-prefeito, Cláudio Ferdiandi, e secretários municipais detalharam os projetos do Parque Cidade Industrial e do Polo Aeronáutico do Estado, ambos em Maringá. O Parque está em construção em uma área de 87 alqueires e tem capacidade para receber 400 empreendimentos, incluindo um Tecnoparque. Já o Polo Aeronáutico está sendo implantado nas imediações do aeroporto municipal para receber investimentos em aeronáutica e defesa.

ACIM – O cônsul Enrico Mora também foi recepcionado pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Marco Thadeu Barbora, pela diretoria da entidade e por empresários da cidade.

O presidente da ACIM explicou a atuação da entidade, que conta com cerca de 5 mil associados, e destacou os altos índices alcançados pelo município em diferentes levantamentos nacionais e estaduais. Maringá é hoje apontada com o melhor índice de desenvolvimento urbano no país, a primeira no ranking de desenvolvimento social, a segunda melhor cidade no estado para negócios entre outros. “Tivemos nos últimos anos um crescimento médio de 8 %”, reforçou Marco Tadeu.


2 comentários

  1. joao
    sábado, 5 de dezembro de 2015 – 21:08 hs

    Enquanto o Sr. Barros apoia o Cunha….e também contrário ao impedimento da Governanta, o Paraná busca maneiras de caminhar, nem que tenha de dilapidar o patrímônio, descer o cassete na professorada, aumentar o IPVA, ICMS, privatizar copel e sanepar, enfim o estado tem o papel de gerir; SEGURANÇA, SAÚDE, E INFRAESTRUTURA teoricamente, atrair empresas, vendendo um paraíso que só existe nos palácios e quem sabe no exterior.
    Este é o modelo miniatura do Brasil, lama tóxica : operação pelicano etc. desvio EDUCAÇÃO, amigo de tenis, igual aos amigos do lula, ambos não sabem nada dois belo kinderovo.

  2. Jurandir
    segunda-feira, 7 de dezembro de 2015 – 9:57 hs

    Papagaiada e conversa jogada fora.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*