Como duvidar das boas intenções que certamente levaram o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), a paralisar o processo de impeachment de Dilma até a próxima quarta-feira?
Somente esta semana, seis mandados de segurança deram entrada no STF, todos questionando regras e procedimentos fixados para que o processo avance.
Se há dúvidas, é bom que elas sejam tiradas logo de início para que, mais tarde, não se tente anular o que já estará feito.
Por outro lado, deve preocupar o que disse Fachin a respeito do assunto. Ele disse que pretende estabelecer o rito do processo. Para fazer isso, ele poderá cair na tentação de legislar, o que só cabe ao Congresso.
Caberá ao STF, à luz das leis existentes que orientaram o processo de cassação do mandato o ex-presidente Fernando Collor, dizer isso pode, isso será assim, etc e tal. Nada mais do que isso.
Registre-se: à luz das leis que já existem.
Fachin pediu votos aos senadores para ser nomeado ministro com o discurso de que é preciso barrar a “judicialização da política”. Que não faça como Dilma, que esqueceu o que havia dito em campanha.
6 comentários
O estrelismo e as luzes da ribalta, ó vaidade das vaidades. O absurdo que clama aos céus é a decisão monocrática de um juiz solitário imobilizar um poder soberano do Estado. Decisões não deveriam ser tomadas senão em plenário. Como disse ontem Joaquim Falcão, o STF tornou-se permanentemente provisório em suas decisões. O resto é blá, blá, blá.
Podem ficar tranquilos no que tange às decisões do Fachin.
Vejam o que disse o senador Álvaro Dias na sabatina do senado:”O jurista paranense,competente e suprapartidário,se indicado,valorizará a Suprema Corte do País”.
Será que o Álvaro Dias poderia dar uma explicação aos seus eleitores?
Já sei:o senador anda mais preocupado com questões mais relevantes,como o sorteio da mega-sena…
Tá repetindo o que o Tucano Gilmar Mendes disse,se o Supremo não salvar o Brasil vai ter guerra entre o mesmo povo e uns idiotas ainda não se deram conta.
-Tudo que o ministro Edson Fachin menciona, fala, deve ser ouvido e interpretado com muita cautela. Pois possuem tendências marxistas/comunistas e isso é fartamente noticiado por diversos sites na internet.
-Não causará nenhum espanto, caso decida pelo arquivamento do impeachment da presidente!!!
-A judicialização da política já está sacramente e em pleno funcionamento em todos os ógãos da justiça.
-Não demorará para que a justiça brasileira se curve e beije os sapatos do PT, MST e CUT e o idealizador de todo este movimento esquerdista brasileiro, chamado Foro de São Paulo!
QUESTIONADOR,
Muito bem dito.
Assino embaixo
Caro FÁBIO, com as afirmações anteriores, a sociedade está colocando nas mãos do STF a saída economia e social do país, contudo as dificuldades de moral e ética o STF não resolve, pois essa matéria é individual, e não cabe a eles essa providência, pois ladrão é ladrão. A única preocupação que existe na sociedade é que o Brasil vermelho fala sempre em guerra, pelos representantes do PIXULECO LULLA, do exército do MST e demais baderneiros, contra o Brasil verde-amarelo produtivo, protegido pelo exército brasileiro. Não da para comparar essa afirmação. É de tamanha pequenez que não se avalia. Atenciosamente.