Economia tem queda de 1,7% no 3º trimestre e de 3,2% no ano | Fábio Campana

Economia tem queda de 1,7% no 3º trimestre e de 3,2% no ano

desemprego_17

De O Globo

A economia brasileira encolheu 1,7% no terceiro trimestre, na comparação com o segundo trimestre do ano, informou o IBGE nesta terça-feira. É a maior contração da série histórica para um terceiro trimestre da série histórica do IBGE, de 1996, e a terceira retração seguida, prolongando o ambiente recessivo, que também já é o maior desde o início da série histórica do IBGE.

Analistas esperavam queda de 1,2% frente ao segundo trimestre, de acordo com a mediana das projeções compiladas pela Bloomberg. Em relação ao terceiro trimestre de 2014, o Produto Interno Bruto (PIB) teve contração de 4,5% — a maior contração para um trimestre de toda a série histórica do IBGE, iniciada em 1996 — e fechou os nove primeiros meses do ano com perda acumulada de 3,2%, também a maior da série.

O resultado acumulado em quatro trimestres é de recuo de 2,5%, o pior desempenho de toda a série histórica. O IBGE revisou a contração do primeiro trimestre de -0,7% para 0,8% frente ao trimestre anterior. O desempenho do segundo piorou de -1,9% para -2,1% frente ao trimestre anterior. Foi o pior desempenho para um segundo trimestre de toda a série histórica.


2 comentários

  1. terça-feira, 1 de dezembro de 2015 – 13:20 hs

    É COISA DO PT né, gleisi

  2. Cesar
    terça-feira, 1 de dezembro de 2015 – 13:23 hs

    Estamos colhendo os louros da “Nova Política Macroeconômica ” da turma Mantega/Dilma/Barbosa:inflação galopante,desemprego e quebradeira.
    É o efeito nefasto do lulopetismo!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*