Clientes lesados pelo fechamento da agência de turismo Interlaken, em Curitiba, se reuniram para protestar em frente ao estabelecimento na manhã desta segunda-feira (28). Eles devem acionar o Ministério Público do Paraná (MP-PR) e registrar, ainda, boletins de ocorrência contra a empresa no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac-Sul).
A Interlaken, que possui três lojas na capital, anunciou o encerramento das atividades nesta sexta-feira (25), o que deixou os clientes sem saber se os pacotes adquiridos ainda estão reservados. Até o momento, o grupo reuniu provas que apontam que o valor de contratos dos clientes lesados soma mais de R$ 500 mil.
Um psicólogo, que preferiu não se identificar, participou do protesto. Com a esposa, ele comprou dois pacotes de viagem pela Interlaken para fevereiro do ano que vem, um para a América do Sul e outro para o Nordeste, no valor de R$ 4 mil cada.
“Nós entramos em contato direto com a empresa que faz os cruzeiros e eles nos disseram que o nosso contrato está cancelado desde setembro deste ano. Mas ninguém da Interlaken nos avisou sobre isso. É um absurdo. Agora nós vamos correr atrás do prejuízo para tentar viajar mesmo assim, mas não sei se vai dar certo”, disse o psicólogo à Banda B.
Investigação do MPPR
Em nota, a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba informou que o MPPR está colhendo informações sobre o caso por meio do e-mail consumidor@mppr.mp.br. Os clientes lesados devem encaminhar para o endereço, com o título “TURISMO”, identificação pessoal (nome completo, número do CPF e endereço), a cópia do contrato com a empresa e outras documentações que considerarem necessárias.
Diante da notícia do encerramento dos trabalhos da empresa, a Promotoria recomenda, ainda, que os lesados procurem imediatamente a Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Consumidor (Delcon), localizada na Rua Ermelino de Leão, nº 513 – Centro, em Curitiba, para realização de Boletim de Ocorrência.
Colhidas as informações, a Promotoria instaurará inquérito civil para apuração completa do caso, visando a responsabilização dos proprietários da empresa e futuro ressarcimento das vítimas.
Fechamento
Na página da Interlaken Turismo do Facebook, a empresa confirma o fechamento. A mensagem com o título “Encerramento das atividades” diz: “Prezados clientes: Após 30 anos de serviços prestados ao segmento de turismo, infelizmente encerramos as nossas atividades em função da crise econômica. Lamentamos muito o ocorrido e faremos o possível para sanar individualmente os danos causados a cada um dos clientes. Pedimos a gentileza que nos contatem através do e-mail contatointerlaken@gmail.com”.
Comunicado oficial
Procurado pela Banda B, o advogado da Interlaken, Rafael Nunes, afirmou que a empresa vai emitir um comunicado oficial sobre o encerramento até o fim da tarde de hoje. A reportagem segue acompanhando o caso.
2 comentários
Esta é aquela que, estando este comentarista na recepção do hotel para fazer o check in, em NY, quando recebe recado dizendo que o hotel mudou!!! Tanta incompetência só poderia dar nisso!!
Estes caras são uns picaretas, se iam de mal a pior porque continuaram vendendo os pacotes de viagens? Pensaram o quê, que os lesados iriam entender o calote assim na boa? Cana nesta gente, lugar de bandido é na cadeia.