Richa garante apoio e reforça atendimento do Estado para famílias de Marechal Cândido Rondon | Fábio Campana

Richa garante apoio e reforça atendimento do Estado para famílias de Marechal Cândido Rondon

índice2

Em visita a Marechal Cândido Rondon nesta sexta-feira, 20, o governador Beto Richa (PSDB) garantiu apoio e reforçou o atendimento do Estado às famílias afetadas pelo tornado que atingiu a cidade e região nesta quinta-feira, 19. Richa autorizou o envio imediato de cinco mil telhas para atender os moradores e comerciantes. Além disso, adiantou que o governo está adquirindo cestas básicas, kits dormitório e de higiene e limpeza para serem entregues às famílias.
índice

Richa conversou com os moradores e visitou as áreas mais devastadas. “São cenas estarrecedoras, áreas de completa devastação por onde passou o tornado. É importante neste momento proteger a população e garantir às pessoas que já estão alojadas um espaço seguro e limpo, com mantimentos”, disse ele. Nesta manhã, o governador recebeu uma ligação da presidente Dilma Rousseff colocando o governo federal à disposição para apoiar o município.

Somente em Marechal Rondon, o tornado danificou 1,5 mil casas e feriu 12 pessoas. Richa afirmou que a primeira medida agora é relacionar os prejuízos provocados para decretar situação de emergência. Com isso, a cidade poderá receber recursos do Estado e da União para os moradores afetados, que poderão sacar dinheiro do FGTS para reconstruir as casas. “Estamos orientando a prefeitura para avançar nessa área para que o Estado consiga liberar recursos para ajudar as pessoas que precisam”, afirmou.

Richa disse que disponibilizará linhas de crédito, por meio da Fomento Paraná, para que empresários do setor de comércio e serviços reergam rapidamente seus empreendimentos, caso seja decretada situação de emergência. “A cidade também terá o apoio da Agência de Desenvolvimento, linha de crédito com juros mais baratos para poder reconstruir e retomar a vida ao normal”, afirmou.


2 comentários

  1. carlos-cajuru
    sexta-feira, 20 de novembro de 2015 – 23:08 hs

    Muito bem!
    Rápido e objetivo na ação, nosso governador está de parabéns!

  2. Parreiras Rodrigues
    sábado, 21 de novembro de 2015 – 9:19 hs

    Importantes, claro, as medidas exigidas pelo imediatismo.
    Mas, nada se faz preventivamente. Agora, Cândido Rondon, semana passada, Colorado e região de Maringá, dias anteriores em diversas outras cidades a ocorrência de desastres provocados pelas mudanças climáticas.
    Insisto e repito – Repito e insisto na necessidade preemente, urgente, prá hoje, da plantação de barreiras naturais – os quebras ventos, nos campos cobertos de culturas intensivas, nos campos desnudos.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*