Quem é quem em Curitiba, por Carlos Brickmann | Fábio Campana

Quem é quem em Curitiba, por Carlos Brickmann

images

Carlos Brickmann

José Carlos Bumlai é um homem rico, mas não é por isso que ficou famoso. É um produtor agrícola de sucesso, mas não é por isso que ficou famoso. Foi preso pela Operação Passe Livre, parte da Lava Jato, mas não é por isso que ficou famoso – aliás, foi preso por ter ficado famoso, e o próprio nome Passe Livre se refere a ele. Bumlai ficou famoso, embora diga que se encontrou poucas vezes com o presidente Lula, embora o próprio Lula diga que não lembra de ligação especial com ele, por ter passe livre no Palácio do Planalto, com acesso direto ao presidente.

A seguinte plaqueta estava afixada na portaria do Planalto, durante o mandato de Lula – por favor, que ninguém perca tempo a desmenti-la, pois foi amplamente fotografada em várias ocasiões: “O sr. José Carlos Bumlai deverá ter prioridade de atendimento na portaria Principal do Palácio do Planalto, devendo ser encaminhado ao local de destino, após prévio contato telefônico, em qualquer tempo e qualquer circunstância”. Bumlai, digamos, merecia o privilégio.

Na campanha que levou Lula à Presidência, Bumlai foi um dos ruralistas que o avalizaram, um dos primeiros empresários a declará-lo confiável. Lula descansou numa de suas fazendas, pescando, fazendo churrasco, sentindo-se em casa. Bumlai apresentou a auxiliares de Lula empresários que poderiam ajudá-los a cobrir despesas de campanha – e o que se investiga na Operação Passe Livre é o tipo de retorno que esses abnegados doadores obtiveram por sua generosidade.

Ou, falando claro, o que se investiga é Lula. Bumlai é o nome do acesso a ele.


5 comentários

  1. jose rosa
    sábado, 28 de novembro de 2015 – 11:00 hs

    Presidente que vergonha
    Ter vergonha dos amigos íntimos

    Daqui uns dias vai dizer q não conhece
    JOSE DIRCEU..GENOINO.DELUBIO
    VACCARI
    OU MELHOR NÃO VAI CONHECER OS FILHOS.
    ESTAO TODOS JUNTOS E MISTURADOS.

  2. Sergio Silvestre
    sábado, 28 de novembro de 2015 – 11:58 hs

    E como se dinheiro doado para campanhas é pura generosidade de banqueiros e ricos fazendeiros.

  3. sábado, 28 de novembro de 2015 – 13:57 hs

    O lula como sempre não conhece o Bumlai, não é amigo dele e se duvidarem nunca o viu em sua vida. Isso tudo é sinônimo de GENTALHA. O Cerco se fecha em torno de Lula, porque a Dilma já foi pro brejo.

  4. Burlai o esquema
    sábado, 28 de novembro de 2015 – 19:22 hs

    Lula estaria revoltado com Rita Lee e a musica – Agora só falta voce!

  5. zé povinho
    segunda-feira, 30 de novembro de 2015 – 14:17 hs

    Estes péssimos hábitos sempre existiram em Pindorama, vamos ver se agora que os donos do dinheiro foram em cana, pela primeira vez na nossa História as coisas mudem. Esta fusão entre interesses pessoais com o interesse público não deveria escandalizar ninguém, mas o que escandaliza é o tamanho que ela tomou, é escandalosa.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*