para aproveitar o domingo | Fábio Campana

para aproveitar
o domingo

música
as_562f761c27ebd_160
– Curitibim – Mostra de Música Infantil, 18h no Guairinha
– Conjunto Choro e Seresta , às 11 horas na Feira do Largo da Ordem
– José da Cruz (1897-1952) – O Sabiá Paranaense, 19h no Teatro Positivo

cinema?

– Obra, às 19 horas no Cine Guarani
– Maria Antonieta, no YouTube
– Mr. Selfridge, Netflix

teatro?
des
– Desassossego, às 19 horas na Bicicletaria Cultural
– Nautilus, 16h e 20h no Teatro José Maria Santos
– Ensaio para um adeus inesperado, 18h no Teatro Eva Herz (Livraria Cultura – Shopping Curitiba)

exposição?

– Romie Pocztaruk, das 12 às 18h no Museu da Fotografia
– Julio Le Parc, das 10 às 18 horas no Museu Oscar Niemeyer
– Moedas Romanas, das 10h às 16h no Museu Paranaense

literatura?

– Folhagens, Deborah Brennand


para aproveitar o final de semana – domingo

música?

– “Curitibim – Mostra de Música Infantil” apresenta dez artistas brasileiros que se dedicam ao universo infantil por meio da canção. O objetivo é dar visibilidade e disponibilizar material de difusão do trabalho dos compositores e intérpretes de música infantil. O espetáculo acontece no Guairinha às 18 horas.

– O Conjunto Choro e Seresta é o regional de maior representatividade na história do Choro em Curitiba. Em atividade há 39 anos, se apresenta todos os domingos às 11 horas na Feira do Largo da Ordem, bem pertinho do relógio.

– O Teatro Positivo apresenta hoje, às 19h, o lançamento do álbum “José da Cruz (1897-1952) – O Sabiá Paranaense”. Fruto de extensa pesquisa, o show apresentará faixas inéditas do maestro José da Cruz interpretadas por uma jazz-band formada por 19 importantes músicos da cena curitibana.

cinema?

– O Cine Guarani exibe “Obra”, 2015, direção de Gregorio Graziosi. “Pouco antes de seu primeiro filho nascer, o arquiteto João Carlos de Almeida Neto (Irandhir Santos) descobre um cemitério clandestino no terreno de sua família onde planeja um grande empreendimento. Instigado por seu mestre de obras (Júlio Andrade), João Carlos passa a questionar suas origens e repensar sua profissão e o casamento.”, às 19 horas.

– A décima quinta e penúltima filha de Francisco I, Sacro Imperador Romano-Germânico e da imperatriz Maria Teresa da Áustria, Maria Antonieta nasceu no dia 2 de novembro de 1755. Conhecida na História a partir do casamento com Luís XVI, amada por uns e odiada por outros, a rainha tem muitas referências no cinema, uma delas é de 2015, dirigida por Sophia Copolla e que traz Kirsten Dunst no papel principal. “Maria Antonieta” está Disponível no YouTube.

– Quando Harry Selfdrige deixou a escola aos 14 anos, já entregava jornais para ajudar na renda da família. Teve vários empregos nos Estados Unidos, sempre com destaque na área comercial até se transformar num importante empresário. Em 1906, aos 48 anos, numa viagem de férias a Londres percebeu que o lugar tinha muito potencial para suas ideias. Se você é louco por séries e não planeja sair de casa durante o feriado, uma dica é Mr. Selfridge, que conta como ele abriu a importante Selfridge’s. A trama, que já chega à terceira temporada, é recortada por histórias paralelas e tem cenários e figurinos bem ambientados.

teatro?

– “Desassossego” é um grito de consciência existencial. Nascida de fragmentos poéticos de autores diversos, a peça apresenta três personagens sem nome ou endereço que tentam se desprender da visão deturpada e preconceituosa que a sociedade lhes lança. Às 19 horas na Bicicletaria Cultural.

– Nautilus é o nome do submarino criado pelo Capitão Nemo, personagem de Vinte Mil Léguas Submarinas, publicado em 1870. E é também o nome da peça escrita e dirigida por Paulo Biscaia Filho, que se inspirou na obra do escritor francês e deu-lhe continuação ambientada em 2015. Hoje, no Teatro José Maria Santos em dois horários: às 16h e 20h.

– “Ensaio para um adeus inesperado” aborda questões existenciais profundas que se desdobram nas narrativas de uma mãe, cujo filho se matou sem deixar nenhum bilhete, e de um filho que rememora suas experiências mais íntimas decidindo-se ir embora. Pleno de delicadeza, estranhamentos, sustos e com uma densidade que não se afrouxa nunca, o texto nos convida a vivenciar o embate entre a força da vida e a força da morte. Hoje, às 18:00 no Teatro Eva Herz (Livraria Cultura – Shopping Curitiba).

exposição?

– Dentro da programação da Bienal de Curitiba, está aberta até o dia 10 de dezembro a exposição de Romie Pocztaruk. A temática gira em torno das viagens que o autor fez ao longo dos anos e o que os lugares têm em comum. Do Amazonas à Islândia, de Nova York à China, o conjunto das imagens de “O exercício de olhar” pode ser visto de terça à sexta-feira das 9 às12h – 14 às 18h; sábados, domingos e feriados das 12 às 18h no Museu da Fotografia.

– O artista franco-argentino Julio Le Parc é o homenageado da Bienal de Curitiba. Considerado expoente da arte contemporânea e um dos pioneiros da arte cinética, sua obra está exposta no Olho do Museu Oscar Niemeyer. “Julio Le Parc – Alquimias” pode ser visitada de terça à domingo, das 10 às 18 horas até o dia 10 de dezembro.

– Mostra permanente do Museu Paranaense, “Moedas Romanas” é composta por 29 moedas de diferentes épocas, a partir do século V a.C.. O museu fica aberto para visitação de terça à sexta-feira das 9h às 18h; sábados e domingos das 10h às 16h.

literatura?

– Folhagens, Deborah Brennand

Poesia refinada e de alta voltagem metafórica: eis a melhor definição para o que esta autora escreve. Os leitores e críticos que aceitarem o convite e mergulharem nestas Folhagens , seguramente, terão agradáveis surpresas.


Um comentário

  1. Cesar
    domingo, 1 de novembro de 2015 – 14:34 hs

    Outra ótima dica de literatura:o livro de poesias Varal de Letras Desalinhadas,do escritor paranaense Irineu Berestinas.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*