Para aproveitar a sexta-feira | Fábio Campana

Para aproveitar
a sexta-feira

música
– “Cara de Baden jeito de Garoto”, Teatro do Paiol, 20:30.
– Grupo Fato e Itaércio Rocha, SESC Água Verde, 20h.

teatro
– Essa gaveta é muito pequena para um urso polar, Teatro Edson D’Ávila, 20h.
– Mostra Rindo!, Teatro Regina Vogue, 20:30.

cinema
– O Batedor de Carteiras, Cinemateca de Curitiba.
– Samba e Bossa Nova, Cinemateca de Curitiba.
– L.A.P.A, Cine Guarani.
– Um amor a cada esquina, Cineplex Batel.
– Mamma Roma, Espaço Itaú de Cinema.
– Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba, diversos.

literatura
– Brisa em Bizâncio, Fernando José Karl
– A casa azul ao meio dia (The blue house around nonn), Flávia Rocha

A seguir, a programação cultural completa.

música?
– “Cara de Baden jeito de Garoto” é o show que o grupo formado por Marcelo Athaides Pereira (baixo e programação eletrônica), Ale Age (violão e guitarra), Gabriel Schwartz (sopros e percussão), Luana de Castro (voz e percussão) e Fábio Mazzon (bateria e percussão) faz hoje no Teatro do Paiol. No repertório, músicas de Baden Powell e Garoto com um roteiro bem amarrado, arranjos elaborados, inserção de elementos da música eletrônica, luz, cenário e figurino criados especialmente para o espetáculo. Os próprios compositores são trazidos a interagir com os músicos em cena através de gravações originais. Teatro do Paiol, 20:30.

– O grupo Fato apresenta o show Próximo em versão semiacústica e convida ao palco a cantor e compositor Itaércio Rocha. Utilizando elementos regionais, do pop contemporâneo e explorando sonoridades que vão das acústicas às digitais, o Fato produz combinações sonoras peculiares, com sons de todos os cantos do Brasil e do mundo. A turnê que estreou em setembro do ano passado já passou por São José dos Pinhais, Paranavaí, Londrina, Ivaiporã, Apucarana, Foz do Iguaçu e Lapa no interior do Paraná, além de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, tem direção de Luiz Felipe Leprevost. SESC Água Verde, às 20h.

teatro?
– “Essa gaveta é muito pequena para um urso polar” está em cartaz no Teatro Edson D’Ávila. A peça traz dilemas morais, culpa, angústias, amores possíveis e impossíveis, conflitos psicológicos. Sentimentos navegando em um rio de lembranças e emoções, histórias cruzadas que formam pontes. Teatro Edson D’Ávila, 20h.

– Durante a Corrente Cultural de Curitiba acontece a etapa Rindo na Corrente da Mostra Rindo!. Mais de 20 humoristas do Paraná, São Paulo e Minas Gerais se revezarão em dois teatros da cidade. Hoje, Thiago Ventura (SP), Fabiano Cambota (SP), Rodrigo Capella (SP), Dihh Lopes (SP) se apresentam às 20:30 no Teatro Regina Vogue.

cinema?
– A Cinemateca de Curitiba está com programação especial nos dias de Corrente Cultural:
17h: O Batedor de Carteiras, de Aloísio T. de Carvalho. Um malandro carioca que age na região da Central do Brasil começa a namorar uma moça nordestina recém-chegada ao Rio de Janeiro. A moça logo é contratada para trabalhar como empregada doméstica na residência de uma madame rica, sem saber que o malandro e seus comparsas estavam planejando assaltar a casa.

Elenco: Zé Trindade, Violeta Ferraz, Nancy Wanderley, Neide Landi, Armando Nascimento.
19h: Samba e Bossa Nova – Música do Brasil. Os sete documentários reunidos nesta compilação mostram o dia-a-dia, as apresentações, gravações e entrevistas em deliciosos registros dessa grande paixão brasileira. Nomes como João Nogueira, Heitor dos Prazeres, Martinho da Vila Paris 1977, Noel Por Noel e Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba estampam os documentários.

– O Cine Guarani exibe às 19h “L.A.P.A”, um filme sobre o bairro da Lapa e o rap carioca, radiografa a cena hip hop do local e a realidade do dia a dia de rappers e MCs vindos da periferia.

– Em cartaz no Cineplex Batel (Shopping Novo Batel) “Um amor a cada esquina”. O filme, que tem direção de Peter Bogdanovich conta a história de Isabella Patterson (Imogen Poots) que mora com os pais e trabalha às escondidas como garota de programa. Ao ser contratada para acompanhar o diretor teatral Arnold Albertson (Owen Wilson), ela é surpreendida com a proposta feita por ele de US$ 30 mil para ela abandonar a prostituição. Isabella aceita a proposta e passa a se dedicar ao seu grande sonho: ser atriz. Ao ser avisada de uma audição para o papel principal de uma nova peça, ela corre para o local onde os testes acontecem. Os problemas começam quando ela reencontra Arnold e descobre sua verdadeira identidade.

– Mamma Roma (Anna Magnani) trabalha nas ruas da Itália mas sonha em mudar de vida para poder voltar a viver com o filho adolescente, esta é a descrição do drama Mamma Roma, de Pier Paolo Pasolini que está em cartaz no Espaço Itaú de Cinema (Shopping Crystal).

– Começou ontem o Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba. Até o dia 14 diversos filmes seráo exibidos em nove espaços da cidade. A programação completa você confere aqui: http://bienaldecuritiba.com.br/en/cinema.

literatura?
– Brisa em Bizâncio, Fernando José Karl
Fernando José Karl trabalha em sua poesia os elementos da natureza de maneira renovada, sem cair em racionalismos, negando a oposição entre observador e objeto e procurando a unicidade da poesia. A simplicidade de linguagem e temas não é tomada como banalidade, e sim como um meio para alcançar o estado poético pleno que o autor procura. Mesmo com uma temática geral, que vence barreiras culturais e geográficas, o autor não se perde em transcendentalismos. Quando temas místicos se apresentam, são resolvidos na esfera do cotidiano, fundindo-se às emoções, aos sonhos, aos desejos e perdas elementares. Em Brisa em Bizâncio a poesia é vista de maneira integral, tanto nos experimentalismos quanto nas provocações.

– A casa azul ao meio dia (The blue house around nonn), Flávia Rocha
Poemas escritos durante o período em que a autora morou em Nova Iorque, como resultado de mestrado em poesia na Columbia University. Escrito em duas línguas, os poemas refletem a busca por uma linguagem própria e livre dos vestígios de tradução. O livro está dividido em quatro capítulos, sendo três bilíngües e um inteiramente em inglês. Com fotografias de Fernanda Rocha.


Um comentário

  1. Doutor Prolegômeno
    sexta-feira, 6 de novembro de 2015 – 18:16 hs

    O tema da semana deveria ser A Felicidade Bate a sua Porta. Com as notícias sobre a política levando a conclusão de que todas as investigações e processos vão dar em rigorosamente nada, os políticos e governantes tem motivos de sobra para comemorar no fim de semana e pelo resto do ano. Tristeza mesmo só para os coxas, se forem a escada do Corinthians para o pódio do campeonato.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*