Prefeita, aliada de Gleisi, manda fechar jornal por 'barulho das rotativas' | Fábio Campana

Prefeita, aliada de Gleisi, manda fechar jornal por ‘barulho das rotativas’

regina - gleisi_bemparana

Na véspera do dia em que o jornal Tribuna do Interior publicaria a notícia de que o Ministério Público pediu o bloqueio de R$ 1 milhão da prefeita de Campo Mourão, Regina Dubay (PR), aliada da senadora Gleisi Hoffmann (PT), a prefeitura mandou fechar o jornal, por causa do barulho das máquinas rotativas. As informações são da BandNews FM/Curitiba.

Funcionários do setor de fiscalização da prefeitura foram até à sede do jornal nesta quinta-feira, 29, com uma ordem para paralisar as atividades do parque gráfico, anexo ao prédio da redação do jornal. O motivo alegado para o fechamento seria denúncia de um morador da região, registrada em 2013, em relação ao “barulho” de rotativas durante a impressão do jornal.

A direção da empresa desobedeceu à notificação e manteve a gráfica funcionando. Mesmo apresentando laudos da empresa Cetarh Ambiental, atestando que os ruídos provocados pelo funcionamento da impressora estavam de acordo com o permitido pela legislação, a diretoria do jornal foi informada da necessidade de paralisar as atividades no mesmo momento, impedindo até mesmo a impressão do diário.

O diretor do jornal Nery Thomé acredita que a medida é perseguição à linha independente do periódico. A prefeitura nega que haja perseguição e que apenas está atendendo a uma denúncia feita por uma vizinha da gráfica. Para o diretor do jornal, o argumento da prefeitura não é justificável, uma vez que não houve tentativa de aferição ou medida prévia antes da notificação para fechar o jornal de forma imediata.

A Tribuna do Interior é um jornal diário com 47 anos de existência em Campo Mourão, funcionando em sede própria desde o início da década de 90. O jornal vem acompanhando e publicando os desdobramentos de várias denúncias do Ministério Público da cidade e, mesmo uma investigação da Procuradoria Geral de Justiça, sobre as ações da prefeita Regina Dubay.

Segundo o jornal, este teria sido o real motivo da determinação do fechamento do diário: a publicação de denúncias contra a prefeita, realizadas pelo Ministério Público. Além disso, jornalistas do diário publicaram recentemente um comparativo sobre a aquisição de postes de iluminação pública rebaixados – conhecidos como postes republicanos – realizadas pela prefeitura de Campo Mourão, em julho, e de Cianorte, no início deste mês.

A matéria apontou que o mesmo produto havia sido adquirido por um valor 67,5% mais caro por Campo Mourão, mesmo com a compra sendo realizada em quantidade 50 vezes maior em relação à Cianorte, a 80 quilômetros da cidade. O material do jornal havia sido produzido após denúncia apresentada pela Promotoria do Patrimônio Público da cidade, que apontou fraude e superfaturamento na aquisição dos materiais que podem ter gerado um prejuízo superior a R$ 1 milhão.

“Censura”
Em 2012, logo após assumir o cargo,a prefeita moveu ação contra o jornal Gazeta do Povo, e 12 outros veículos – incluindo os portais Terra e UOL – impedindo a publicação do nome dela em reportagens, onde era citada como suspeita de crime eleitoral. A proibição – chancelada pela primeira instância e pelo Tribunal de Justiça do Paraná – só foi derrubada em 2014 no Supremo Tribunal Federal através de liminar concedida pelo Ministro Celso de Mello.


11 comentários

  1. jose rosa
    sexta-feira, 30 de outubro de 2015 – 14:51 hs

    PERSEGUIDORA, MAL CARATER, O PAI DEVE ESTAR SE MEXENDO NO CAIXÃO.

  2. juventino clemente.
    sexta-feira, 30 de outubro de 2015 – 14:53 hs

    corrupçao é moda em campo mourao, meia duzia de assessores ficando ricos e prefeita faz de conta que nao sabe ou está junto.
    o marido poça da agua mais os 03 patetas que mandam na prefeitura.

  3. paulo de oliveira
    sexta-feira, 30 de outubro de 2015 – 14:58 hs

    é uma prefeita que é uma vergonha , incompetente, perseguidora, nomeou assessores despreparados que desagradam a cidade.
    alidada do PT, DO reQUIÃO, PERDEU AS ELEIÇÕES PARA GOVERNADOR, PRESIDENTE E PARA DEPUTADO.
    PERSEGUE ADVERSARIOS, CASSANDO ALVARAS, MANDANDO FISCALIZAÇÃO, UTILIZANDO SEU CARGO COMO INSTRUMENTO DE SACANAGENS.
    DESAPROPRIA PROPRIEDADES DE ADVERSARIOS PERSEGUE JORNAL, INVADE CANAL DE TV, É LOUCA, DESEAQUILIBRADA, DESPREPARADA E INCOSEQUENTE.
    CAMPO MOURAO ANTES UMA CIDADE BELA, AGORA UM LIXAO A CEU ABERTO.

  4. jader rocha
    sexta-feira, 30 de outubro de 2015 – 14:59 hs

    além de incompetente é muito feia.

    centro da corrupção no Paraná.

  5. JOREL AMIGOS DOS CACHOROS
    sexta-feira, 30 de outubro de 2015 – 15:35 hs

    Essa prefeita é uma desequilibrada não como pode ser executiva de uma bela cidade pujante.
    Os cargos de confiança da senhora prefeita estão mais perdidos que cego em tiroteio, mais atrapalha que ajuda.
    É mais 04 anos de atraso na cidade, que vive um transtorno, com ruas emburacadas, persiguições e corrupções na administração.
    E viva Campo Mourão terra das purungaskkk

  6. alexandre rodrigues
    sexta-feira, 30 de outubro de 2015 – 16:28 hs

    cidade que tem esta prefeita e o poça da agua mandando

    ruas esburacadas, corrupção, perseguições, secretarios

    ficando rico, manchetes negativas, enfim desastrada que

    envergonha o povo da cidade

  7. Alcir
    sexta-feira, 30 de outubro de 2015 – 16:56 hs

    Que bela atitude da prefeita. Calando a imprensa livre. Enquanto isso o municipio que se exploda.

  8. Helena
    sexta-feira, 30 de outubro de 2015 – 22:38 hs

    Os petistas são assim defendem tanto a democracia, DELES, somente de fazerem o que quiserem, como bem entendem. HIPÓCRITAS! ESQUERDAS DE M…. DITADURA BOA SOMENTE A DE ESQUERDA PRESTA PARA VOCÊS. COMO A NOSSA REPÚBLICA ESTÁ A CADA DIA RETROCEDENDO?! é SÓ PARA ISSO QUE ESSE DESGOVERNO SERVE, DESTRUIR SONHOS DOS BRASILEIROS.
    VÃO PARA OS QUINTOS DOS INFERNOS MENTIROSOS, LADRÕES, ESTÃO ROUBANDO MUITO MAIS QUE DINHEIRO DO POVO – O SONHO DE UM FUTURO MELHOR PARA QUEM REALMENTE TRABALHA!

  9. Cajucy Cajuman
    sexta-feira, 30 de outubro de 2015 – 23:12 hs

    Minha solidariedade à diretoria do jornal e também a equipe de jornalista e funcionários. Continuem firmes, entra com ação na justiça contra esse desmando e exija reparação financeira por danos morais e também financeiros. É de direito. ** Quanto a ela, que a população dê o troco na próxima eleição colocando-a no lugar que merece: no olho da rua! ** E se corrupção houver em sua gestão, que a justiça exija a devolução do dinheiro e determine às penalidades. Simples assim.

  10. MANOEL BOCUDO
    sábado, 31 de outubro de 2015 – 8:58 hs

    E ESSES BABACAS FICAM FALANDO EM GOLPE, QUE GRANDE
    DEMOCRATA ESTA IMITAÇÃO DE PREFEITA. CAMPO MOURÃO
    QUE SEMPRE FOI CONHECIDA POR SE DESTACAR NA ÁREA
    DO ESPORTE, HOJE É DESTAQUE EM PERSEGUIÇÕES.
    GRANDE PREFEITA VCS ARRUMARAM PARA NOSSA BELA
    CAMPO MOURÃO. CALAR A IMPRENSA, QUE MEDIDA
    INVEJÁVEL DA GESTORA MUNICIPAL.

  11. Do Interior....
    segunda-feira, 2 de novembro de 2015 – 21:03 hs

    É do PT. Vai esperar o que de aliada de bandido.

    Como o LuLLa Collor de Mello, e Hugo Chaves, o totalitarismo persegue e ataca a mídia livre e os opositores. Se pudesse mandava para a prisão e para o paredão, como na Venezuela.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*