Pequenos vereadores | Fábio Campana

Pequenos vereadores

unnamed

Pequenos políticos, grandes projetos. A Câmara Mirim de Irati, integrada por alunos de escolas da cidade, formaram uma Câmara completa, com presidente, 1º secretário e vereadores. Eles visitaram a Assembleia nesta terça-feira (27) e foram recebidos presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), e o 1º secretário da Casa, deputado Plauto Miró (DEM).

Trocaram ideias, expuseram projetos, fizeram perguntas e revelaram grande curiosidade sobre o funcionamento do Legislativo. Depois os vereadores mirins seguiram para conhecer e acompanhar a sessão plenária, e, ainda, conhecerem as estruturas do Legislativo estadual.

A visita, faz parte de um projeto, elaborado pelo Legislativo daquele município com objetivo de estimular a formação de cidadãos responsáveis, éticos e politicamente atuantes, conscientes de seus direitos e deveres.

Durante o encontro, Traiano e Plauto falaram aos vereadores mirins sobre suas trajetórias políticas, que também tiveram início dentro da política estudantil. “É muito importante esse tipo de iniciativa, que faz com que os estudantes desde cedo aprendam sobre política e saibam como funcionam as instituições que compõem nosso Estado Democrático de Direito”, disse o presidente da Assembleia. “Esses jovens com certeza já olham a política de maneira diferente e sabem que é através da política que é possível mudar a realidade de seu bairro e de sua cidade”, completou Plauto.

O presidente da Câmara de Vereadores de Irati, vereador Vilson Menon (PMDB), afirmou que o objetivo da Câmara Mirim é inserir os estudantes dentro de um contexto político. “Eles atuam como se fossem de fato vereadores, representando suas escolas, participando de suas sessões plenárias e até apresentando projetos ao prefeito. Precisamos formar novas lideranças e conscientizá-las sobre qual é o papel do vereador, do político local, para que eles tenham essa noção desde cedo”, disse Menon.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*