Paraná mostra ao país como vencer a crise, diz Cida Borghetti | Fábio Campana

Paraná mostra ao país como vencer a crise, diz Cida Borghetti

unnamed

A governadora em exercício Cida Borghetti disse nesta segunda-feira (19) que o Paraná está dando exemplo aos outros estados brasileiros de como superar a crise econômica nacional e retomar a capacidade de investimento. “Com as medidas tomadas para organizar o caixa estadual, o Paraná está dando resposta de como vencer a crise. Com isso, ano que vem teremos em caixa R$ 6,8 bilhões para infraestrutura”, disse no Instituto de Engenharia do Paraná.

Cida defendeu que recuperação dos investimentos só foi possível com o ajuste fiscal implantado pelo governo estadual no começo do ano, quando algumas medidas foram tomadas para redução de despesas e aumento de receitas. “Após um início de ano difícil, estamos nos organizando e colocando as contas em dia. Estaremos ainda antecipando o décimo-terceiro para o funcionalismo”, afirmou. No mês passado o governador Beto Richa anunciou a antecipação do décimo-terceiro salário para o dia 10 de dezembro.

Acompanhada de lideranças do setor produtivo e secretários de estado, Cida participou da palestra do consultor econômico Raul Velloso sobre os investimentos em infraestrutura. Velloso é economista e articulista dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo. Também falaram no evento os professores Gabriel Galípolo e Egon Bockmann Moreira.

Ela destacou a importância do tema e afirmou que atração de investimentos em infraestrutura é fundamental para retomada do crescimento econômico, principalmente em período de crises. “O Governo do Paraná entende que obras geram empregos e movimentam a economia garantindo competitividade”, disse.

Cida Borghetti citou como exemplo a realização de estudos e projetos visando a implantação do Trem Pé Vermelho, que ligará as regiões metropolitanas de Londrina, no Norte; e Maringá, no Noroeste do Estado. O trem de passageiros deve passar por 13 cidades das duas regiões. “Precisamos transformar Maringá e Londrina em um eixo metropolitano e o trem é uma peça extremamente importante neste processo”, ressaltou.

O presidente do instituto de engenharia, Nelson Luiz Gomes, defendeu os investimentos em infraestrutura como a única alternativa para o Brasil superar a crise econômica. Ele elogiou o orçamento do governo estadual que prevê investimento recorde para o próximo ano. “Esse é o caminho, investir constante e a longo prazo em infraestrutura. Essa medida traz aumento na produtividade e competitividade dos produtos brasileiros”, afirmou.


9 comentários

  1. antonio
    segunda-feira, 19 de outubro de 2015 – 19:04 hs

    Se for verdade não tiraremos nunca o Beto do Governo. É um milagreiro e desses não tem muitos por aí. Nunca vi disso. Quando assumiu o Governo, o seu fiel escudeiro, hoje presidente da Assembléia dizia que haviam recebido uma heranca maldita. Beto prá Presidente, levando a sua turma e o País estará salvo.

  2. Eleitor do Paraná
    segunda-feira, 19 de outubro de 2015 – 19:33 hs

    Senhora Cida, preserve sua imagem, até agora a senhora não esta no grupo dos mentirosos e ladrões do dinheiro do Parana, portanto pense bem no seu futuro, muita coisa ruim ainda virá a tona. A não ser os auditores fiscais da receita, nenhum outro segmento votará no Beto ou em qualquer candidato apoiado por ele e seu grão mestre corrupto Mauro da SEFA.

  3. ROBERTO BASSETO
    segunda-feira, 19 de outubro de 2015 – 21:39 hs

    Facil com dinheiro dos Funcionarios do ESTADO

  4. PM Indignado
    segunda-feira, 19 de outubro de 2015 – 21:53 hs

    OK,Sra. Governadora.

    Então porque não paga todos os DIREITOS TRABALHISTAS ATRASADOS dos diversos policiais militares, policiais civis, e demais funcionários do estado.

    Falar é muito fácil, quero ver no meu contracheque todos os meus atrasados.

    Por Favor, vamos parar de demagogia, vcs estão parecendo o governo PT, só sabe falar.

  5. Sergio Silvestre
    segunda-feira, 19 de outubro de 2015 – 22:32 hs

    A coisa esta boa mesmo,todos viajam,chega um vai o outro,até parece que o Traiano e suas assessoras é que vão tocar o Barco enquanto alguem torra meu IPVA.

  6. roberto novaes
    terça-feira, 20 de outubro de 2015 – 11:42 hs

    O PR não mostra nada. Estado com a corrupção mais antiga do Brasil – SEFA e seus auditores…Nada..nada mesmo a comemorar…

  7. Juca
    terça-feira, 20 de outubro de 2015 – 17:42 hs

    Calça Frouxa, classe média do Lula e da Dilma, desde quando skate tem IPVA?

  8. eleitor do beto arrependido
    quarta-feira, 21 de outubro de 2015 – 0:02 hs

    metendo a mao no bolso do povo

  9. Juca
    quarta-feira, 21 de outubro de 2015 – 7:30 hs

    SS Calça Frouxa, Chevette tubarão é isento de IPVA!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*