A governadora em exercício Cida Borghetti disse nesta segunda-feira (19) que o Paraná está dando exemplo aos outros estados brasileiros de como superar a crise econômica nacional e retomar a capacidade de investimento. “Com as medidas tomadas para organizar o caixa estadual, o Paraná está dando resposta de como vencer a crise. Com isso, ano que vem teremos em caixa R$ 6,8 bilhões para infraestrutura”, disse no Instituto de Engenharia do Paraná.
Cida defendeu que recuperação dos investimentos só foi possível com o ajuste fiscal implantado pelo governo estadual no começo do ano, quando algumas medidas foram tomadas para redução de despesas e aumento de receitas. “Após um início de ano difícil, estamos nos organizando e colocando as contas em dia. Estaremos ainda antecipando o décimo-terceiro para o funcionalismo”, afirmou. No mês passado o governador Beto Richa anunciou a antecipação do décimo-terceiro salário para o dia 10 de dezembro.
Acompanhada de lideranças do setor produtivo e secretários de estado, Cida participou da palestra do consultor econômico Raul Velloso sobre os investimentos em infraestrutura. Velloso é economista e articulista dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo. Também falaram no evento os professores Gabriel Galípolo e Egon Bockmann Moreira.
Ela destacou a importância do tema e afirmou que atração de investimentos em infraestrutura é fundamental para retomada do crescimento econômico, principalmente em período de crises. “O Governo do Paraná entende que obras geram empregos e movimentam a economia garantindo competitividade”, disse.
Cida Borghetti citou como exemplo a realização de estudos e projetos visando a implantação do Trem Pé Vermelho, que ligará as regiões metropolitanas de Londrina, no Norte; e Maringá, no Noroeste do Estado. O trem de passageiros deve passar por 13 cidades das duas regiões. “Precisamos transformar Maringá e Londrina em um eixo metropolitano e o trem é uma peça extremamente importante neste processo”, ressaltou.
O presidente do instituto de engenharia, Nelson Luiz Gomes, defendeu os investimentos em infraestrutura como a única alternativa para o Brasil superar a crise econômica. Ele elogiou o orçamento do governo estadual que prevê investimento recorde para o próximo ano. “Esse é o caminho, investir constante e a longo prazo em infraestrutura. Essa medida traz aumento na produtividade e competitividade dos produtos brasileiros”, afirmou.
9 comentários
Se for verdade não tiraremos nunca o Beto do Governo. É um milagreiro e desses não tem muitos por aí. Nunca vi disso. Quando assumiu o Governo, o seu fiel escudeiro, hoje presidente da Assembléia dizia que haviam recebido uma heranca maldita. Beto prá Presidente, levando a sua turma e o País estará salvo.
Senhora Cida, preserve sua imagem, até agora a senhora não esta no grupo dos mentirosos e ladrões do dinheiro do Parana, portanto pense bem no seu futuro, muita coisa ruim ainda virá a tona. A não ser os auditores fiscais da receita, nenhum outro segmento votará no Beto ou em qualquer candidato apoiado por ele e seu grão mestre corrupto Mauro da SEFA.
Facil com dinheiro dos Funcionarios do ESTADO
OK,Sra. Governadora.
Então porque não paga todos os DIREITOS TRABALHISTAS ATRASADOS dos diversos policiais militares, policiais civis, e demais funcionários do estado.
Falar é muito fácil, quero ver no meu contracheque todos os meus atrasados.
Por Favor, vamos parar de demagogia, vcs estão parecendo o governo PT, só sabe falar.
A coisa esta boa mesmo,todos viajam,chega um vai o outro,até parece que o Traiano e suas assessoras é que vão tocar o Barco enquanto alguem torra meu IPVA.
O PR não mostra nada. Estado com a corrupção mais antiga do Brasil – SEFA e seus auditores…Nada..nada mesmo a comemorar…
Calça Frouxa, classe média do Lula e da Dilma, desde quando skate tem IPVA?
metendo a mao no bolso do povo
SS Calça Frouxa, Chevette tubarão é isento de IPVA!