O vale-tudo da política brasileira vai de uma declaração desonesta aos píncaros do petrolão | Fábio Campana

O vale-tudo da política brasileira vai de uma declaração desonesta aos píncaros do petrolão

unnamed

A degeneração da política chegou a tal ponto que declarações, negociações e acordões que deveriam provocar repulsa são feitos à luz do dia

André Petry, Veja

Nem Cícero, cuja prosa esplêndida ajudou a elevar uma língua de alcoviteiros às glórias de um idioma épico, foi capaz de convencer os romanos da pureza permanente de seus propósitos. Na sua disputa fatal com Marco Antônio, mesmo Cícero usou seu latim para fazer o que todos os políticos fazem desde os primórdios da civilização – esconder, enganar, despistar e selar negociações, trocas e acordos que, examinados à luz do dia, causam embaraço e constrangimento. Por isso, profissionais e amadores concordam: a política é o território do cinismo. Mas, na semana passada, exacerbando uma tendência que se agiganta ano após ano, a política brasileira atingiu um patamar de descompostura capaz de impressionar os bárbaros e escandalizar os romanos.

Em encontro com sindicalistas da CUT, a presidente Dilma Rousseff fez seu discurso mais contundente contra a ameaça de impeachment e atacou seus adversários chamando-os de “moralistas sem moral”. Referia-se ao fato de que, nas fileiras da oposição, há flor mas também há pântano, a começar pela aliança sempre envergonhada com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, acusado de manter quatro contas secretas na Suíça. O raciocínio fazia sentido: querem limpar o governo com faxineiros enlameados? Ocorre que, antes do discurso moralista, Dilma deu uma demonstração daquela moral de conveniência que tanto desacredita os políticos: autorizou seus ministros a negociar um acordo de salvação mútua com o mesmo Eduardo Cunha das contas secretas na Suíça.


10 comentários

  1. M.E.J.
    domingo, 18 de outubro de 2015 – 11:34 hs

    Excelente a foto, combina com o título.

    Desonesto, com a foto do Lula.

  2. Do Interior...
    domingo, 18 de outubro de 2015 – 14:31 hs

    Está aí o Pixuleco defendendo a mulher sapiens, ensinando como engaiolar vento.

  3. domingo, 18 de outubro de 2015 – 20:41 hs

    Você, Presidente Dilma e seu criador o Lula, não têm MORAL e nem CARATER para falar de seus adversários políticos, porque NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS houve governos tão corruptos quanto os de vocês. A CORRUPÇÃO foi lapidada de tal modo que inventaram, algo genioso que deve ter sido importado, que as PROPINAS – frutos da CORRUPÇÃO – FOSSEM depositados nas contas do PT como se legais os fossem. PIXULECOS esses que a JUSTIÇA está desmoronando tal argumento. Há sinceridade no seu discurso ? Vocês não enganam mais ninguém, mesmo seus aliados que sabem de suas fraquezas. Vocês se unem até ao DIABO para não perderem o Poder, como se isso fosse o que um PRESIDENTE da República precisa fazer. O povo quer ser governado e não ter VERGONHA de um governo despreparado, sem RUMO e sem META para poder oferecer à Nação.

  4. gersom
    domingo, 18 de outubro de 2015 – 23:41 hs

    esse cidadão que vcs estão desmoralizando ai foi premiado pela onu campeão do mundo contra fome so que não passo no fantastico a e que não interessa aos coxinha

  5. Helena
    segunda-feira, 19 de outubro de 2015 – 0:39 hs

    Hoje em dia é fácil engaiolar o vento que fazer-nos acreditar nesta enganação há 13 anos no poder tapeando o povo brasileiro. Utilizaram-se da inocência do nosso povo humilde com a promessas de ajuda social a todos, que até em parte concordo aos que realmente precisam, mas esqueceram-se que o Social não sobrevive sem o capitalismo, pois ambos são pilares para o desenvolvimento econômico e social de qualquer país deste planeta. O Capital e Trabalho são como asas de um pássaro, se uma delas quebrarem certamente morrerá. Foi exatamente isto que aconteceu com o Brasil. Lula e Dilma quebrou a asa do lado do capital, só pensaram em se manter no poder através das compras de votos dos miseráveis, além do seus enriquecimento ilícitos e compras de apoios no Congresso Nacional.

  6. Juca
    segunda-feira, 19 de outubro de 2015 – 7:25 hs

    Olha o tamanho da mandioca que Dilma está segurando segundo mostra o bêbado mor do Brasil.

  7. RR
    segunda-feira, 19 de outubro de 2015 – 8:18 hs

    VAGABUNDOS,LIXO DA PIOR ESPÉCIE.

  8. jader rocha
    segunda-feira, 19 de outubro de 2015 – 9:22 hs

    CARA DE PAU

    PTRALHAS

  9. Doutor Prolegômeno
    segunda-feira, 19 de outubro de 2015 – 10:21 hs

    O Brasil já nasceu fruto da corrupção. Cabral já trouxe espelhos e miçangas para subornar os índios. Assim começou tudo.

  10. FUI !!!
    segunda-feira, 19 de outubro de 2015 – 18:05 hs

    continuando…
    a maior tristeza que sobrou a todos os brasileiros é a sensação de “marido
    traído”. Se um cicadão bem social e financeiramente está comendo o pão
    que o diabo amassou, a pobreza está comendo o cocô do diabo !!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*