Exército exonera general que criticou o governo | Fábio Campana

Exército exonera general que criticou o governo

mourao - foto

O comandante do Exército, general Eduardo Villas Boas, decidiu exonerar o general Antonio Hamilton Martins Mourão do comando Militar do Sul e transferi-lo para a Secretaria de Economia e Finanças do Exército, em Brasília. O general Mourão, assim, perde o poder de falar para a tropa. As informações são de Veja.

A decisão foi tomada depois de reunião do alto comando do Exército, em Brasília, nesta semana. A mudança se deu em virtude das declarações dadas por ele em palestra para oficiais da reserva, com duras críticas à classe política e a convocação dos presentes para “o despertar de uma luta patriótica”.

A fala do general foi alvo de um questionamento nesta quinta-feira do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores, ao ministro da Defesa, Aldo Rebelo. O general teria dito que “ainda tínhamos muitos inimigos internos, mas que eles se enganavam achando que os militares estavam desprevenidos” e teria feito uma provocação, incitando os militares ao dizer: “eles que venham!”.

Ustra – No início desta semana, outro problema. O Comando Militar do Sul fez uma homenagem póstuma ao coronel Brilhante Ustra, ex-comandante do DOI-Codi do II Exército, em São Paulo, um dos principais centros de repressão do regime militar – de acordo com a Comissão Nacional da Verdade, pelo menos 45 mortes e desaparecimentos ocorreram enquanto a instituição esteve sob sua chefia (entre 1970 e 1974). O Comando do Sul chegou a expedir convite para a cerimônia em memória de Ustra, que morreu no dia 15.

Mourão será substituído pelo general Edson Leal Pujol, que estava na Secretaria de Economia e Finanças do Exército. (Com Estadão Conteúdo)


16 comentários

  1. OLHO VIVO.
    sexta-feira, 30 de outubro de 2015 – 11:40 hs

    ESSA CAMBADA DE JAGUARA ESTA NO BOLSO DO pt,NÃO PODE APARECER ALGUÉM SÉRIO E HONESTO QUE É SILENCIADO.

  2. João
    sexta-feira, 30 de outubro de 2015 – 11:49 hs

    As coisas estão ocorrendo conforme planejado, há muito tempo, pela cúpula petista.
    Com um comunista comandando as forças armadas não se poderia esperar nada diferente.
    Esperem o que está por vir.

  3. RR
    sexta-feira, 30 de outubro de 2015 – 11:50 hs

    ESSE “COMANDANTE” NADA MAIS É QUE UM CAPACHO,LAMBE BOTAS,PAGA PAU DA QUADRILHA PTRALHA,O QUE ESSE PULHAS TEM QUE TEMER É O JUIZ SÉRGIO MORO.

  4. eu cobro
    sexta-feira, 30 de outubro de 2015 – 11:59 hs

    me contestem se puderem que o General Mourão está errado quando diz “ainda tínhamos muitos inimigos internos, mas que eles se enganavam achando que os militares estavam desprevenido” esse senador Aloysio é um dos remanescentes da epoca do terrorismo, amigo da presidentA e Aldo Rebelo é comunista declarado.Esse senador nunca teve, não tem, e jamais terá moral pra argumentar alguma coisa, pois também já foi citado na Lava Jato.

  5. Doutor Prolegômeno
    sexta-feira, 30 de outubro de 2015 – 12:11 hs

    Noves fora a tolice da homenagem ao tal coronel, ele não disse nada além do que pensa grande parte da Nação sobre as hordas bárbaras clepto-bolivarianas que ameaçam a ordem constitucional.

  6. Gardel
    sexta-feira, 30 de outubro de 2015 – 12:38 hs

    E assim o PT vai consolidando seu projeto de poder.

  7. zé povinho
    sexta-feira, 30 de outubro de 2015 – 12:39 hs

    Milico quando começa a “pensar” dá nisto aí, acaba falando o que pensa e não o que pode. Mas felizmente este general não está sozinho, está acompanhado de um monte de outros políticos imbecis dando declarações das mais idiotas possíveis.

  8. COMANDO
    sexta-feira, 30 de outubro de 2015 – 12:56 hs

    Muda Brasil…

  9. PARANA NETO.
    sexta-feira, 30 de outubro de 2015 – 13:05 hs

    …A PIOR DEMOCRACIA É MUITO SUPERIOR A MELHOR DITADURA…
    DITADURA NUNCA MAIS…!!!!

    prof pn.

  10. Pablito
    sexta-feira, 30 de outubro de 2015 – 13:15 hs

    Por isso que eu sempre alerto àqueles que pedem a intervenção dos militares, que estes até podem intervir, mas será para MANTER os ladrões do Erário (PT e asseclas) no poder, e não para retirá-los!!!!

  11. Jorge Siqueira
    sexta-feira, 30 de outubro de 2015 – 15:19 hs

    Suu um defensor nato do regime militar,devemos muito a eles por já naquela época nossa país não ser entregue a bandidos ligados a Cuba (Em especial para os saudosos Gal. Médice e Geisel). Porém já se passaram 12 anos, tempo suficiente pra essa gente infiltrar os “seus” nas FAA, temo até por uma vitória hoje da oposição e haver ai sim um “golpe” por parte dessa gente para que não assuma. Defendo a retirada dessa corja que tá no poder o mais rápido possível enquanto ainda há tempo, 2018 tá longe, serão 16 anos, dai já não garanto mais nada…

  12. Henry
    sexta-feira, 30 de outubro de 2015 – 15:46 hs

    ESTA É A DITA DEMOCRACIA DOS corruPTos DO pt. SE FALAR MAL DESTE (des)GOVERNO, TÁ FORA. O ELEITOR É QUE TEM QUE DAR O TROCO JÁ NA ELEIÇÃO DO ANO QUE VEM. NÃO VOTANDO NOS CANDIDATOS A PREFEITOS E CANDIDATOS A VEREADORES DO pt Partido do Trambique.

  13. valdir
    sexta-feira, 30 de outubro de 2015 – 19:56 hs

    Ai fabio,o PT mandou voce censurar meu comentario,porque nao foi publicado?

  14. Helena
    sexta-feira, 30 de outubro de 2015 – 22:54 hs

    EU DIGO COM LETRA MAIÚSCULAS: PREFIRO À DITADURA MILITAR À UMA FALSA DEMOCRACIA CORRUPTA COMANDADA PELA ESQUERDISTAS SOMENTE COM INTUITO DE ENRIQUECIMENTOS ILÍCITOS E SE PERPETUAREM NO PODER.
    ASSIM É O PT E SUA CAMBADA.

  15. Ops
    sábado, 31 de outubro de 2015 – 11:39 hs

    AS obras mais representativas (itaipu, rodovias federais, ferovias e outras obras) foram construídas sob o regime militar.
    O governo civil apenas está tentando fazer a transposição do rio São Francisco e as obras da copa, muito deram o que falar..

  16. roberto novaes
    domingo, 1 de novembro de 2015 – 11:17 hs

    REALMENTE FICO CONFUSO. O GENERAL RECOMENDOU UM DESPERTAR PATRIÓTICO. É SIMPLESMENTE SEU DEVER FAZER ISTO. TODOS, NESTE SENTIDO, TEMOS QUE APOIÁ-LO. JÁ O GOVERNO DO PT APOIA O GOVERNO DE CUBA..UMA DITADURA QUE AINDA MANTEM PRESOS POLÍTICOS. TEM ALGUEM DO POVO BRASILEIRO QUE APOIE ESTA INICIATIVA DO PT? SÓ ESTA? ALGUEM APOIA?
    O IMBRÓLIO ME PARECE UMA VERDADEIRA CARAPUÇA QUE INFANTILMENTE FOI VESTIDA PELO PT E SUA QUADRILHA.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*