De O Globo
SÃO PAULO — No mais duro discurso contra os seus opositores, a presidente Dilma Rousseff desafiou nesta terça-feira, durante a cerimônia de abertura do 12º Congresso da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em São Paulo, os que querem interromper o seu mandato. Disse que os adversários praticam um “golpismo escancarado” e tentam construir de formar artificial o seu impeachment. O evento se transformou em um ato em defesa da petista contra uma possibilidade de abertura de um processo no Congresso para o seu afastamento do cargo.
Para Dilma, que estava ao lado do ex-presidente Lula, a oposição não aceita a derrota na eleição. A presidente indagou quem tem “biografia limpa” para atacar a sua honra. Prometeu ainda lutar pelo seu mandato e convocou os trabalhadores a apoiá-la, incendiando os cerca de 2.500 presentes no auditório.
– A sociedade brasileira conhece os chamados moralistas sem moral. E conhece porque o meu governo e o governo do presidente Lula proporcionou o mais enfático combate à corrupção de nossa história. Eu insurjo contra o golpismo. Quem tem força moral, reputação ilibada e biografia limpa, para atacar a minha honra? – indagou a presidente.
Dilma diz que os ataques dos opositores começaram ao final do segundo turno da eleição, por “inconformismo”, com a derrota.
– O que antes era inconformismo, se transformou num claro desejo de retrocesso político. Isso é um golpismo escancarado – discursou a petista.
Na avaliação de Dilma, a oposição não “tem pudor” em trabalhar apenas por seus interesses.
– Na busca incessante de encurtar o seu caminho ao poder, tentam dar um golpe. Querem construir de forma artificial o impedimento de um governo eleito pelo voto direto – afirmou a presidente, sendo interrompida pela plateia aos gritos de “não vai ter golpe”.
A petista acusou os opositores de se colocarem contra os interesse do país:
– Jogam sem nenhum pudor no quanto pior, melhor. Pior para a o população e melhor para eles.
Dilma destacou que os adversários hoje são contra medidas que apoiavam quando estavam no poder:
– O interessante é que eles votam contra medidas que eles próprios aprovaram no passado.
Acrescentou ainda que os rivais espalham o “ódio e intolerância” e tentam tirar o seu mandato sem que exista “qualquer fato jurídico ou político”.
– Esse discurso golpista não é apenas contra mim, mas contra aquilo que eu represento. Eu represento as conquistas do governo Lula. A presidente, ainda afirmou que conta com a CUT e com os trabalhadores, para defendê-la contra o impeachment.
– Nenhum trabalhador pode baixar a guarda, é preciso defender a legalidade.
Prometeu ainda resistir.
– O golpe, que todos os inconformados querem cometer, é mais uma vez, como sempre na história do nosso país, contra o povo. Mas podem ter certeza, não vão conseguir.
Os discursos anteriores ao da presidente foram marcados pelo mesmo tom. Na fala mais dura, o presidente da Confederação Sindical Internacional (CSI), João Felício, tacou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
– Ninguém vai dar golpe na Dilma.Não vamos ter golpe nem dos militares nem do Parlamento, que é presidido por um corrupto.
Dilma ainda afirmou que irá rebater a reprovação das contas de seu governo pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Disse que as pedalas fiscais são “apenas atos administrativos” praticados por todos os governos anteriores ao seu.
– Não tivemos nenhum interesse a não ser realizar nossas políticas sociais e de investimento. Questiona-se os repasses da Caixa para o Minha Casa Minha Vida e para o Bolsa Família, ou seja, para os programas sociais.
A presidente decidiu participar de última hora da abertura do Congresso da CUT. Oficialmente, a ida de Dilma ao evento foi confirmada pela CUT antes do Palácio do Planalto.
A agenda foi decidida de hoje e seria parte da estratégia articulada pelo Planalto para atrair apoio nas ruas, especialmente entre os movimentos sociais, contra a proposta de impeachment da presidente.
Nesta terça-feira, durante a abertura de congresso de pequenos agricultores em São Bernardo do Campo, Lula disse que, além de convidar Dilma para o congresso da CUT, ele iria chamá-la para encontrar-se com os agricultores, “para ir ao encontro do povo, para receber oxigênio novo”.
— Se ela for na CUT, vou dizer: Dilma, vá ao Congresso dos pequenos agricultores. Porque quando a gente governa e as coisas não estão muito bem, não tem outro remédio senão a gente ir ao encontro do povo para receber oxigênio novo, para ganhar nova força, novas motivações, para que faça sentido a gente governar. Porque foi exatamente para gente como vocês que nós inventamos de criar um partido político — disse Lula.
15 comentários
é engraçado alguém do PT falar em “moral” …
Golpe !? E como se chama a roubalheira que aprontaram contra o povão !?
É golpe de misericórdia, porque desta vez o PT conseguiu arrastar o povão
para o chão do inferno…
A anta (sufixo de governanta) pode entender de estocar vento, mandioca, mulher-sapiens ou barco de fribra ótica, mas em ética é um zero à esquerda.
Ela vestiu a farda que melhor que lhe cai. Vermelho sangue. Sangue do povo brasileiro. O lulopetismo rouba até banco de sangue.
Senhora Dilma Vana Roussef, eu e mais milhões de brasileiros que foram às ruas temos força moral, reputação ilibada e biografia limpa para pedir o seu impechment. Também concordo consigo que o seu governo combateu a corrupção, tanto é que toda a cúpula do PT está na cadeia.
Decididamente o PT está venezuelando o Brasil. Está tudo dominado, como diz a música.
Eduardo Cunha tem força moral?
A oposição, blindando e protegendo Eduardo Cunha, tem força moral? Dize-me com que andas…
Gostaríamos das urnas eletrônicas com impressora, para evitar todo este transtorno.
Essa Senhora só esqueceu de dizer que está incluida entre os moralistas sem moral.
Mais uma vez deveria ter calado a boca !
-Moralistas sem moral, são os partidários do partido da estrela que estão no governo à cometer crimes de corrupção, improbidade administrativa, sonegação de impostos, desvio de verbas públicas e pedaladas fiscais para encobrir os verdadeiros desvios!!!
-Moralistas sem moral, pode-se classificar, todos os políticos que legislam em causa própria e de costas ao povo que o elegeu, criando leis que oprimem os cidadãos e seus ganhos!!!
-Não precisa mais tapar o sol com a peneira senhora presidente. O povo brasileiro sabe bem que vosso governo é um castelo de areia à mercê dos ventos da mudança que todo o brasileiro honesto e trabalhador almeja!!!
Quem é esse lixo de presidanta para falar em moral…..
Se tivesse um pingo de respeito ao povo brasileiro , e caráter , renunciava e pedia desculpas ao povo em rede nacional de TV e rádio ……
Senhora guerrilheira, que fez absurdos num passado não tão distante em busca de poder, já esqueceu do teu passado, saquearam roubaram mataram e sequestraram! E hoje o que se tornou nosso Brasil? Um País ridicularizado e vergonhoso, governado por uma quadrilha, cercada de ladrões e corruptos por todos os lado . Bela moral essa senhora tem. ” Quem come com os porcos, porcos é!”
A Dilma mexe com os instintos selvagens dos batedores de panelas sem critérios de moralidade, onde eles acreditam que só ela é bandida na história mais os seus candidatos preferências são todos heróis e paladinos da moralidade