Agenda indica encontro com ministro ligado aex-presidente | Fábio Campana

Agenda indica encontro com ministro ligado a
ex-presidente

Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil
gilberto_carvalho_2 foto marcelo camargo agencia brasil

Andreza Matais e Fábio Fabrini, O Estado de S. Paulo

O ex-ministro Gilberto Carvalho, que assessorava o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, teria se reunido com representantes das montadoras para tratar dos incentivos fiscais quatro dias antes da edição da MP 471. Um encontro consta de uma agenda do lobista Alexandre Paes dos Santos, que atuava em conjunto com a Secretaria-Geral da Presidência, uma das empresas de lobby envolvidas na negociação. APS, como é conhecido, tem ligações com a ex-ministra Erenice Guerra, que era secretária executiva da Casa Civil na época das tratativas.

As anotações, obtidas pelo Estado, registram valores e regras dos contratos de lobby, além de nomes de executivos que teriam participado das negociações para viabilizar a MP. Numa das páginas está registrado um “café” com “Gilberto Carvalho” em “16/11/2009”.

Procurado, o ex-ministro não se pronunciou ontem. A defesa de Paes dos Santos afirmou que seu cliente soube da reunião, à época, mas não participou dela. Ele não informou quem esteve no suposto encontro.

Os contratos com as montadoras estabelecem o pagamento de “honorários de êxito” em caso de “edição de ato normativo” prorrogando benefícios para as montadoras. Os documentos descrevem as parcelas a serem pagas aos lobistas conforme o sucesso da empreitada e o tempo de vigência da MP.

Leia mais aqui, na reportagem do Estadão.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*