Vereadores proíbem carroças puxadas por animais em Curitiba | Fábio Campana

Vereadores proíbem carroças puxadas por animais em Curitiba

foto - chico camargo cmc

A Câmara de Vereadores aprovou nesta quarta-feira, 23, projeto de lei que proíbe veículos de tração animal em Curitiba. A partir da aprovação e sanção da nova lei, a circulação de carroças ou charretes na cidade fica vetada e o descumprimento pode gerar punições. Mais de 200 catadores de papel utilizam cavalos para tal fim.

Quem for flagrado utilizando os animais como meio de tração ficará sujeito às penalidades estabelecidas na lei municipal que trata de maus tratos. A proposta aprovada em primeira votação ainda precisa passar por segundo turno em plenário antes de seguir para sanção de Fruet.

– Foto: Chico Camargo – CMC.


14 comentários

  1. João
    quinta-feira, 24 de setembro de 2015 – 10:26 hs

    E as carroças puxadas por humanos pode?

  2. COMANDO
    quinta-feira, 24 de setembro de 2015 – 10:33 hs

    COITADO DOS CAVALOS EM MUITAS OCASIÕES VI ANIMAIS PUXANDO PESO EM EXCESSO , MAGROS COM FOME , E ATE MESMO SEM AGUA…

  3. Doutor Prolegômeno
    quinta-feira, 24 de setembro de 2015 – 10:46 hs

    Trata-se de legislar em causa própria. Só tem pangaré.

  4. Jose
    quinta-feira, 24 de setembro de 2015 – 11:16 hs

    Os vereadores deveriam de propor uma solução para estes catadores, e aí sim, na sequência proibir o uso de tração animal!
    Legislar na base do NÃO é fácil!

  5. Sergio Silvestre
    quinta-feira, 24 de setembro de 2015 – 12:15 hs

    Os vereadores terão mais comodidade e não precisaram mais fazer força,

  6. TROLL
    quinta-feira, 24 de setembro de 2015 – 12:21 hs

    João, acertou na veia!
    Falou pouco e disse tudo!
    Parabéns.

  7. Francisco Foltrani Freire
    quinta-feira, 24 de setembro de 2015 – 14:03 hs

    Os cavalo serão substituídos pelos nobres EDIS. Cavalo não pode puxar a charrete ou carroça, mas o SER HUMANO PODE? Falando em maus tratos como é tratado o povo brasileiro nos governos petistas ? CRISE em cima de CRISE. Vereadores devem pensar maior, em melhoria da idade, postos de súde, transporte público, praças, avenidas e ruas esburacadas. Isso deve ser e autoria de algum JUMENTO que se sentiu discriminalizado.

  8. Juca
    quinta-feira, 24 de setembro de 2015 – 14:14 hs

    Na verdade, quem poderia se aposentar é o Calça Frouxa se morasse em Curitiba.

  9. concordante.
    quinta-feira, 24 de setembro de 2015 – 15:57 hs

    como meu nome diz..concordo em gênero, numero e grau com esses vereadores, tem-se que dar descanso a essa nobre raça, seja o cavalo, égua, burro, mula, jegue.E, eu digo E…colocar os políticos safados que ganham muito pra não fazer nada a puxar essas carroças, quando o coitado do animal nem um balde de água as vezes ganha no dia.

  10. quinta-feira, 24 de setembro de 2015 – 20:13 hs

    Meu maior sonho antes de morrer espero que essa decisão também chegue aqui na minha querida Paranavaí certo ?

  11. Andressa
    sexta-feira, 25 de setembro de 2015 – 1:02 hs

    Finalmente uma lei útil. E quanto a carroças puxadas por humanos, infelizmente enquanto não existir políticas públicas que tirem essas pessoas desta situação, enquanto não houver uma coleta seletiva eficaz e mais, enquanto existir pessoas em situação de miséria e pobreza, os catadores de lixo vão continuar existindo. E é claro que investir em saneamento básico, saúde e educação não tem o retorno imediato que um político se interesse, mas é preciso dessas coisas. Getúlio Vargas, por mais controverso e tirânico que tenha sido, ele deixou um legado gigante para o Brasil e para o povo, ele foi o responsável pelo voto feminino, iniciou o processo de industrialização e soube tirar vantagem dos EUA na segunda guerra, mas as consequências dos atos dele só foram percebidas décadas depois.

  12. WILSON GOMES DO NASCIMENTO
    sexta-feira, 25 de setembro de 2015 – 8:08 hs

    Meu Deus …Precisamos de Políticos que saibam qual a diferença de imposição e posição. Nova Iorque vai acabar com os passeios de charretes do Central Parque, a Coroa Britânica vai acabar com os vai vem da Rainha sob tração animal vão acabar os intermináveis passeios de carroças na Austrália e no resto do mundo Moderno. Acorda para legislar senhores …o povo não pode pagar por sua incompetência …ou seja quem realmente são as mulas, os burros etc.

  13. Joel Marcello
    sexta-feira, 25 de setembro de 2015 – 20:58 hs

    Que bosta de lei!

  14. eu cobro
    sábado, 26 de setembro de 2015 – 15:58 hs

    meu caro Wilson Gomes, acontece que lá os cavalos tem tratamento que os politicos aqui tem no Sirio, no INCOR, enquanto por aqui se pra nós o tratamento já atendo pelo nome de Sistema Unico de Suicídio, que dirá esses pobres animais.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*