Presidente da Volkswagen renuncia por escândalo de poluição | Fábio Campana

Presidente da Volkswagen renuncia por escândalo de poluição

volks

via El País

No final, a pressão foi forte demais. Martin Winterkorn, presidente da Volkswagen desde 2007 e que há apenas cinco meses havia ganhado uma disputa pelo poder com o patriarca Ferdinand Piëch, caiu vítima do maior escândalo nos 78 anos de história da montadora. “A Volkswagen precisa se renovar, também do ponto de vista pessoal. Estou disposto a abrir o caminho da renovação com minha renúncia”, disse Winterkorn em comunicado.

O até agora chefe máximo da Volkswagen tentou permanecer no cargo. Um dia antes de sua renúncia, insistia em pedir desculpa e em se apresentar como o homem que deveria ganhar de novo a confiança dos clientes. Mas a fraude das emissões de gás foi grande demais para não repercutir na cúpula da maior fabricante de carros do mundo.

A renúncia já parecia muito provável no domingo, quando a empresa admitiu as acusações das autoridades ambientais norte-americanas. Mas pouco depois tornou-se irremediável. Em dois dias, a Volkswagen perdeu na Bolsa 35% de seu valor, reconheceu que o número de veículos afetados sobe para 11 milhões (em vez dos 482.000 iniciais) e mobilizou 6,5 bilhões de euros (cerca de 28,6 bilhões de reais) para possíveis perdas. Além disso, países como EUA, Alemanha, Itália, França e Coreia do Sul anunciaram investigações.

A Promotoria de Brunswick (cidade da Baixa Saxônia, Estado alemão que possui 20% das ações do grupo) havia anunciado horas antes que também estuda abrir uma investigação.


3 comentários

  1. Doutor Prolegômeno
    quarta-feira, 23 de setembro de 2015 – 16:23 hs

    Ainda bem que os alemães não agem como Dilma ou Lula, dizendo “eu não fica estarr saberr de nada, nada”, como falava o sargento Schultz. Dilma devia fazer como o alemão e renunciar. Das Fraude?

  2. quarta-feira, 23 de setembro de 2015 – 18:25 hs

    Aqui no Brasil ,com DESgoverno petralha, esse corrupto seria promovido para o mais alto escalão do Planalto

  3. QUESTIONADOR
    quarta-feira, 23 de setembro de 2015 – 21:06 hs

    -Das auto….stinky!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*