Para aproveitar o final de semana prolongado | Fábio Campana

Para aproveitar o final
de semana prolongado

cinema?

Está em cartaz no Espaço Itaú de Cinema, aquele do Shopping Crystal, o documentário Jia Zhang-ke, um Homem de Fenyang.Walter Salles visitou ao lado do cineasta chinês, que é um dos mais aclamados da atualidade, os lugares em que rodou seus filmes. Também se encontrou com amigos e colegas de trabalho para investigar o universo de Fenyang. A produção brasileira é toda filmada na China e a classificação é livre.
índice

O Cineclube da Cinemateca está com uma programação especial para o mês de setembro: a cada sábado exibirá um western dirigido por Anthony Mann e estrelado James Stewart. O filme que abre a temporada é o Winchester ’73. A Cinemateca fica naRua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco, a entrada é gratuita e o horário da sessão é 16 horas.

música?
elza
– É bem provável, a considerar a história do Teatro da Caixa, que os ingressos já estejam esgotados, mas vai que você tem sorte e alguém na última hora desiste e sobra um lugar – isso também acontece com frequência. O show ElzaSoares&DJs – A voz e a máquina estarão rolando em Curitiba até domingo.Elza sobe ao palco acompanhada dos DJs Bruno Queiroz e Ricardo Muralha para misturar seu samba às parafernálias tecnológicas e apresentar releitura de clássicos nas roupas da música eletrônica.
O Teatro da Caixa fica na Rua Conselheiro Laurindo, 280, as entradas custam 20,00. Sexta e sábado começa às 20h e domingo às 19h.

circo?
circo
Com direção de Rafael Camargo, a montagem Circo Urbano se inspira no cotidiano da vida na cidade e apresenta-o misturando teatro, dança e artes circenses utilizando coreografias com tecido acrobático, lira, trapézio, slackline, malabares e palhaços.
O espetáculo pode ser visto sábado e domingo às 17h no Villa Hauer Cultural, que fica na Rua Bom Jesus de Iguape, 2121.

dança?
Nesse domingo, a partir das 11 da manhã o grupo UM – Núcleo de Pesquisa em Dança da FAP apresenta dois espetáculos na Casa Hoffmann: Danças Performáticas e Improviso de Dança e Música. Cada performance dura 30 minutos, a Casa Hoffmann fica na Rua Claudino dos Santos, 58, São Francisco. A entrada é franca.

culinária?
Um bom programa para o final de semana prolongado pode ser um almoço em família. Lembre-se que se você precisar de ingredientes do Mercado Municipal, ele não funcionaránasegunda-feira, e naterça, abre pela manhã. Para inspirar receitas, que tal dar uma olhadinha nas sugestões do chef amador, mas com bom conteúdo, Vicente Ferreira? Ele disponibiliza suas receitas, testadas e aprovadas, aqui: http://revistaideias.com.br/?/gastronomia/

exposição?
reta
– Está aberta até o dia 13 de setembro Quem tem QI vai – RETTAspectiva, mostra individual e retrospestiva que apresentaum recorte da produção gráfica e performática do artista Luiz Carlos Rettamozo, no Museu da GravuraCidade de Curitiba, que fica no Solar do Barão, Rua Presidente Carlos Cavalcanti 533.

– Acaba nesse final de semana a exposição de Armando Merege na Arq/Art Galeria. Com diversas fases da produçãodo artista, a mostra traz obras marcadas pela combinação de elementos nãoconvencionais como: areia, pó de ferro e pó de mármoreem bases tradicionais, como papelão e tela. A Arq/Art Galeriafica no Batel, Rua Coronel Dulcídio, 355, não abre no domingo e no sábado temhorário de funcionamento das 13 às 17h.

– Mandela em Cartaz é uma exposição inédita no Brasil, está na Galeria da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280), traz 95 obras em homenagem ao ex-presidente sul africano.Horários de visitação: de terça à sábado das 10h às 20h e domingo das 10h às 19.

literatura?

– Para entrar no embalo das comemorações do septuagésimo aniversário de Paulo Leminski, que tal encarar Catatau? A edição lançada pela Travessa dos Editores inclui comentários de críticos. O “romance-idéia” é um marco no tecido literário brasileiro.O autor parte da hipótese: o que poderia acontecer se René Descartes tivesse vindo ao Brasil durante as invasões holandesas no século 17? A partir de tal suposição, Leminski inseriu o personagem Renatus Cartesius em uma imaginária Recife com a seguinte tarefa: entender a realidade tupiniquim do ponto de vista de um racional com luneta e cigarro de maconha nas mãos. O resultado é uma imensa aventura pelo mundo da linguagem. Em Catatau não há certezas; há, sim, possibilidades.

diversos
curitibaantiga_ponto_com_1355416383
– O Museu Oscar Niemeyer começa nesse domingo o programa Domingo + Arte. Todos os domingos, das 10 às 13h a entrada é gratuita para todas as exposições. Estão em cartaz no MON: a exposição sobre o arquiteto curitibano João Batista Vilanova Artigas, que comemora sseu centenário.

– A Fundação Cultural de Curitiba divulgou os horários do que abre e fecha durante o feriado, para saber mais, consulte aqui: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/noticias/horarios-dos-espacos-da-fundacao-cultural-de-curitiba-durante-o-feriado-da-independencia/2015-09

– A Secretaria da Cultura conta sobre os horários de seus espaços aqui:
http://www.cultura.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=2173&tit=Aproveite-o-feriadao-para-visitar-os-museus-do-Estado


2 comentários

  1. sidney
    sábado, 5 de setembro de 2015 – 0:02 hs

    Gostei!!!
    Cultura neles!!!!

  2. sidney
    sábado, 5 de setembro de 2015 – 0:03 hs

    Bravo!!!
    Cultura neles!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*