Para aproveitar o final de semana | Fábio Campana

Para aproveitar
o final de semana

cinema?
– Está em cartaz no Itau de Cinema do Shopping Crystal o documentário italiano O Vinho Perfeito. A sinopse conta que “ao sentir o primeiro gole do vinho, a vida de Giovanni Cuttin (Vincenzo Amato) mudou de um tímido funcionário de banco até se tornar o escritor especialista em vinho mais renomado da Itália. Sua vida agora se divide entre degustações públicas, conferências e apresentações de seu livro autobiográfico.” Sessões todos os dias às 21h10m.
– Com entrada gratuita e exibição sábado, às 16 horas, continua em exibição na Cinemateca de Curitiba as produções de Western assinadas por Anthony Mann e estreladas por James Stewart. Nesse final de semana, o título a ser exibido é “Um Certo Capitão Lockhart (“The Man from Laramie”, 1955/EUA – 103 min).

Confira, a seguir, a programação cultural completa.

– Também na Cinemateca, a oitava edição do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos. Na lista de filmes estão mais de 100 produções do Brasil e do Mundo, entre documentários, obras de ficção, animações e outros. É a primeira vez que o Festival, que nasceu na França em 1998, acontece na capital paranaense. Os ingressos são gratuitos. Programação:
26/09: 18h – Mostra Animação
19h – Mostra Internacional
20h15 – Mostra Competitiva Nacional Parte 1
21h15 – Bate-papo com diretores

27/09: 19h – Mostra Música e Dança
20h – Mostra Internacional Best Of
21h15m – Mostra Competitiva Nacional Parte 2

música?
– O maestro e violinista Cláudio Cruz será o regente da Orquestra de Câmara de Curitiba no concerto que acontece sexta-feira (25), às 20h e sábado (26), às 18h30 na Capela Santa Maria. Participa também da formação destas apresentações, a violoncelista convidada, Estela Maria Fernandes de Castro.
– Hélio Brandão apresenta “O Equilibrista” no Teatro do Paiol. O show é o resultado de álbum homônimo gravado neste ano em que o instrumentista reúne 12 composições próprias inspiradas no universo musical de dois mestres da música: Ebgerto Gismonti e Wayne Shorter. As obras integram uma série de composições autorais que Hélio fez em homenagem a grandes mestres: Bach, Villa-Lobos, Piazzolla e Chico Buarque. “O Equilibrista” marca a última série de tributos escrita pelo músico e o apresenta como um solista e um arranjador notável. O time de músicos foi cuidadosamente escolhido. Integram o grupo: Endrigo Bettega na bateria, Mário Conde na guitarra, Thiago Duarte no baixo, Davi Sartori no piano e o carioca Marco Lobo, um dos principais percussionistas do mundo. As apresentações acontecem às 20:30.
– A Caixa Cultural Curitiba apresenta até domingo o espetáculo Passarinhada, do grupo cearense Uirapuru – Orquestra de Barro. O show conta com músicas compostas por Jorge Santa Rosa unindo o canto dos pássaros com sons em instrumentos feitos de barro. As criações são executadas pela orquestra formada por jovens do povoado de Moita Redonda, no Ceará, local que leva a tradição da confecção de peças em cerâmica há várias gerações. Sexta e sábado às 20h e domingo às 19h.

gastronomia?
– Uma dica gastronômica para este final de semana é um dos pratos favoritos de Vicente Ferreira. Ele ensina detalhes de seu estimado Creme de Abóbora aqui;
– Mas se as disposições estão mais para o salão que para a cozinha, uma boa dica é visitar a Osteria Capitolina, do chef Massimiliano Morabito. Pratos, ingredientes, bebidas, costumes italianos à mesa. Sábado e domingo das 12h as 16h, sexta e sábado das 19:30h as 23:30h. R. Euripedes Garcez do Nascimento, 638.

literatura?
– O estranho hábito de dormir em pé – Paulo Sandrini
Nos contos do livro a crítica política e social é sempre apresentada por meio de uma alegoria poética desconcertante que nos aproxima dos mistérios da vida e, no entanto, só nos permite intuir, jamais compreender. Em todas as histórias há um clima de indagação filosófica e de aguda reflexão sobre a inutilidade do poder. Num mundo mecânico e opressivo, Paulo Sandrini representa a encarnação da anti-retórica e da dignidade.
– Íbis amarelo sobre fundo negro – José Kozer
O livro traz uma seleção de poemas do poeta cubano José Kozer, organizada pelo tradutor Claudio Daniel. Além dos poemas, que estão impressos no espanhol e no português o leitor poderá encontrar uma entrevista com José Kozer, feita por Claudio Daniel e dois textos sobre a obra do poeta, por Eduardo Milán e Jacob Sefamí.

museu?
– Primavera nos Museus.
A Primavera dos Museus acontece anualmente desde 2007 e é o resultado de uma ação conjunta entre as instituições museológicas de todo o país e o Ibram. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes acontecem em diversos espaços da cidade, em torno do tema Museus e Memórias Indígenas.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*