Em Curitiba, Itaipu entra em greve | Fábio Campana

Em Curitiba, Itaipu
entra em greve

itaipu - carlos

Trabalhadores da Itaipu Binacional em Curitiba vão entrar em greve a partir de segunda-feira, 21. A decisão foi aprovada em assembleia, realizada nesta quinta-feira, 17, em frente á sede administrativa de Itaipu. Em Foz do Iguaçu os trabalhadores do lado brasileiro já estão em greve, desde quarta-feira, 16. Os serviços essenciais como a produção de energia são mantidos, adiantou o presidente do Sindenel, Alexandre Donizete Martins.

“O sindicato divulgou sete pontos que acreditamos serem essenciais para a manutenção das boas relações trabalhistas. Dentre eles está a questão dos salários, pois os trabalhadores são contra a nova tabela salarial, e exigem a equiparação dos salários entre empregados paraguaios e brasileiros”, disse Donizete.

Outra questão é quanto ao PCR (plano de carreira e remuneração). “O Dieese produziu um estudo detalhado do PCR e fez uma análise da proposta da empresa. Pelo que foi apresentado pela Itaipu Binacional, os trabalhadores brasileiros chegam a perder uma média de 10% nos salários, em relação aos trabalhadores paraguaios”, destacou o diretor do Sindenel, Carlos Minoru Koseki.

O diretor sindical denunciou ainda as práticas antissindicais da empresa que chegou a mandar representantes patronais em outras assembleias para tentar desvirtuar as decisões dos trabalhadores.

A greve da Itaipu em Curitiba atende as exigências da legislação trabalhista, que pede a notificação da paralisação com no mínimo 72 horas de antecedência. “A população brasileira e paraguaia podem ficar tranquilas, pois a produção de energia será mantida. Os trabalhadores dos setores operativos e administrativos em greve estão apenas exigindo o que lhes é de direito, com salários justos e condições adequadas para desenvolverem suas atividades profissionais, pois há muita coisa de errado acontecendo e a mídia não divulga”, desabafou Luis Eduardo Reway Nunes, diretor do Sindenel.

“Já estivemos conversando várias vezes com a direção da Itaipu para tentarmos chegar a um denominador consensual, mas a empresa tem-se mantido muito distante das reivindicações dos trabalhadores. E, infelizmente, não restou outra alternativa senão, a deflagração da greve”, concluiu Alexandre Donizete.


15 comentários

  1. juventino clemente.
    quinta-feira, 17 de setembro de 2015 – 13:46 hs

    vergonha na cara ptzada

    salarios marajás, fora os beneficios , escola, saude, distribuiçao de lucros.

    vão lamber sabão ptzada

  2. jose rosa
    quinta-feira, 17 de setembro de 2015 – 14:03 hs

    CAIXA PRETA DE ITAIPU
    NAO PRESTA CONTAS DEVE TER MUITO DINHEIRO PARA PAGAR ESSES MARAJÁS,

    AINDA QUREM MAIS, VAMOS VER NA MÉDIA DO TRABALHADOR BRASILEIRO SE ELES GANHAM IGUAL.

    PUBLIQUEM SEUS SALARIOS COMO ACONTECE NO BRASIL.
    COMO O ESTADO DO PARANA FAZ???

  3. Sandra Hocck
    quinta-feira, 17 de setembro de 2015 – 14:41 hs

    Juventino Clemente, me parece um pouco de inveja do pessoal que trabalha lá na Itaipu, é só passar no concurso… q vc tb lamberia sabão.

  4. jader rocha
    quinta-feira, 17 de setembro de 2015 – 14:48 hs

    quem nao quer uma boquinha como trabalhar na ITAIPU

    QUANDO grande parte dos trabalhadores deste Brasil estão

    perdendo seus empregos, um grupinho de privilegiados

    fazendo greve, meu Deus do Céu, onde vamos parar

    querendo aumento de salários, querem ganhar em dolar,

    e quando o dolar baixar, o salario também caí.

    DIVULGUEM SEUS SALARIOS PARA O BRASIL SABER.

  5. quinta-feira, 17 de setembro de 2015 – 14:48 hs

    Se me oferecerem os salários e benefícios que eles recebem, eu fico quietinho, prometo trabalhar bem mais que eles, produzir bem mais, e nunca fazer greve.

  6. MANOEL BOCUDO.
    quinta-feira, 17 de setembro de 2015 – 15:13 hs

    E O MAURICIO REQUIÃO TAMBÉM ESTÁ EM GREVE, A ENTENDI TEM
    QUE TRABALHAR E TER LOCAL FIXO PARA ENTRAR EM GREVE. E O
    ROBERTO NÃO VAI DEFENDER JUNTO COM A APP OS COITADOS AI ?????

  7. Clodoaldo Pereira
    quinta-feira, 17 de setembro de 2015 – 15:46 hs

    Coitado/coitada, “deste” ou “desta” Sandra Hock ( bafo-de-sabão, de tanto lamber, só sabão ? será ????) !

    Concurso da Itaipu ??????

    Quaquaquaquaquaquaquaquaquaquaquaquaqua!!!!

    Quando ? Onde ???

    Padrinho ? Madrinha ?

    CPI JÁ !!!!!!!!!!!!!!!! Vamos rir muito ainda !!!!!!!

  8. Francisco Foltrani Freire
    quinta-feira, 17 de setembro de 2015 – 20:16 hs

    Os salários dos empregados na Itaipu são altíssimos e ainda tem o chamado FUNDO DE PENSÃO, QUE APÓS SE APOSENTAREM PERCEBEM OS PROVENTOS DO INSS, além dos proventos integrais do Tal Fundo de Pensão. isto é recebem o mesmo como se tivessem trabalhado. Assim vivem os empregados da ITAIPU. Poucos fizeram concursos. Ao verem e sentirem um governo fraco e irresponsável criam fatos inexistentes. A greve não se justifica.

  9. Lava a seco
    sexta-feira, 18 de setembro de 2015 – 11:54 hs

    Itaipu ja nasceu podre. A ladra Gleisi passsou por ká e agora Sameck, Edesio, PTistas a serviço da rainha mae! E estao ricos! A Maria entao…mandava bolinho para a Mariza com aviao da FAB. Gentalha safada!

  10. Interessante
    sexta-feira, 18 de setembro de 2015 – 12:18 hs

    Comparem o custo do pessoal brasileiro de Itaipu com o de qualquer empresa na mesma atividade e da mesma grandiosidade

  11. sindicato
    sexta-feira, 18 de setembro de 2015 – 12:21 hs

    Os empregados brasileiros em maioria são favoráveis a transparência nas remunerações pagas a pessoal, quem não quer divulgar é a empresa

  12. jose carlos de souza
    sexta-feira, 18 de setembro de 2015 – 17:49 hs

    ESSES DIAS ATRAS TEVE CONCURSO PARA ITAIPU VARIOS CARGOS OBS 1 VAGA PARA ALMOXARIFADO TINHA 2.500 ESCRITOS PARA A VAGA,PRA VAGA DESSES CARAS QUE TÃO DE GREVE NO MINIMO TEM UNS QUINHENTOS PARA CADA VAGA DESSA E GARANTO QUE VAI TRABALHA MAIS QUE ESSES CARAS AI QUE TA DE GREVE

  13. Parisi
    sexta-feira, 18 de setembro de 2015 – 19:14 hs

    Carlos Minoru Koseki, empregado da ITAIPU, servindo o sindicato, que carro ele tem? para onde foram as últimas viagens dele? Qual o Salário que ele tem? quantas horas trabalha por ano?

  14. Rafael
    sábado, 19 de setembro de 2015 – 13:50 hs

    Aos interessados em trabalhar na Itaipu, informo que desde 2007 o ingresso na empresa se dá através de concurso. Então é só estudar e vencer a concorrência. Os salários na Itaipu não são muitos diferentes do que pagam outras empresas de referência do país, é só olhar os editais dos concursos, basta procurar na Internet. A Internet também serve para buscar conhecimento, e não só para fazer críticas, sem conhecer o mínimo sobre o assunto. Ninguém está pedindo para ganhar em dólar, essa é mais uma criação da cabeça desses que se dedicam a criar o caos.

  15. J.M
    quarta-feira, 23 de setembro de 2015 – 9:05 hs

    Isso mesmo Rafael, pessoas como esses ai que invejam o salario ou emprego dos outros deveriam tomar vergonha na cara e entender que os trabalhadores da ITAIPU estão apenas reinvindicando os seus direitos, igualdade a uma empresa binacional, se o Brasil esta em crise o problema não é dos trabalhadores de ITAIPU e sim dos políticos ladrões, que pessoas ignorante e que não tem nem a capacidade de passar em um concurso, elegem para administrar o nosso país…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*