'Dilma já não governa', diz Bicudo | Fábio Campana

‘Dilma já não governa’, diz Bicudo

bicudo - pt

O jurista Helio Bicudo, 93 anos, fundador do PT, disse que o pedido de impeachment de Dilma Rousseff (PT) objetiva dar efetividade às manifestações de rua que pedem a destituição da presidente. Segundo Bicudo, Dilma já não está mais governando. “A presidente já não governa mais. Quem está governando são os acólitos (ajudantes, acompanhantes) que estão do lado dela”, disse Bicudo. As informações são do Estadão.

O jurista, no entanto, poupa o vice-presidente, Michel Temer (PMDB). “O vice-presidente não tem tido uma atuação política que justifique seu afastamento”, argumentou. Segundo ele, a ideia de fazer o pedido de impeachment surgiu depois de conversas com representantes de movimentos que chamaram as manifestações de rua contra a presidente.

“A ideia foi evoluindo a partir das manifestações de rua onde se pede o afastamento da presidente. Para que as manifestações tivessem fundo só seria possível com um pedido formal de afastamento”, afirmou o jurista.

Bicudo deixou o PT em 2005 ao lado de deputados que viriam a fundar o Psol e do ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio (1930-2014) no auge do escândalo do mensalão. Desde então se transformou em uma voz crítica à legenda que ajudou a fundar. Em 2010, quando Dilma foi eleita, ele anunciou publicamente apoio à candidatura do tucano José Serra à Presidência. Segundo Bicudo, o motivo da saída do PT é o afastamento do partido de seus objetivos originais.

“O PT foi criado para ser uma ferramente absolutamente democrática mas hoje o partido está dominado pelo caciquismo”, disse ele. Bicudo negou ter sido procurado por políticos antes ou depois do pedido de impeachment e disse achar naturais as divergências de seus filhos que, em entrevistas à Folha de S. Paulo, discordaram da iniciativa do pai.

“Meus filhos foram criados em um sistema democrático. Não quero atrelá-los àquilo que eu penso”, afirmou. Segundo ele, Dilma agiu com dolo (intenção) na questão das chamadas pedaladas fiscais e isso fundamenta juridicamente o pedido.

“Dilma não tem apenas culpa no que aconteceu. Ela atuou diretamente para que aquilo acontecesse. Na campanha pela reeleição ela disse que faria isso e aquilo e fez exatamente o contrário”, disse Bicudo.

Questionado sobre a permanência do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acusado pelo Procuradoria Geral da República de participação no esquema de desvios da Petrobrás, na presidência da Câmara, Bicudo se esquivou.

“Isso é um problema interno da Câmara. Ele foi eleito pela maioria dos deputados. Não quero me imiscuir nos problemas deles”, disse.


8 comentários

  1. ARS
    quinta-feira, 3 de setembro de 2015 – 10:51 hs

    Nunca governou, pois sempre foi fantoche do presidente de honra da organização criminosa no poder.

  2. toscani
    quinta-feira, 3 de setembro de 2015 – 11:50 hs

    Bicudo já não pensa, triste fim, mas, a vida é assim.

  3. Argueiro zego icic
    quinta-feira, 3 de setembro de 2015 – 12:08 hs

    Só de ter saído do PT o jurista Hélio Bicudo já conseguiu meu respeito. Isto é coerência, é dignidade. Coisas que nenhum petista ainda nas fileiras tem.

    Vejam como ele é digno até em respeitar a oposição pública de seus filhos ao que ele pensa. Por isso que ele é ele e os filhos são apenas filhos, ilustres desconhecidos.

    Vida longa ainda mais, Doutor Hélio Bicudo!

  4. QUESTIONADOR
    quinta-feira, 3 de setembro de 2015 – 13:13 hs

    -O jurista Hélio Bicudo ficou conhecido pelo combate feroz ao esquadrão da morte de São Paulo. Deixou o delegado do DOPS, Sérgio Fernando Paranhos Fleury em péssima situação dentro do Regime Militar pois era acusado de ser o líder do esquadrão. Mediante isso, criou-se a famosa Lei Fleury, para envergonhar ainda mais o Regime. Atualmente, este lei ainda está em vigor…
    -Mas quanto ao Hélio Bicudo, a história não poupará sua parcela de culpa por ser um dos fundadores desta quadrilha que tomou conta do País!!!
    -Deveria sim, propor a extinção total deste partido!!!

  5. MANOEL BOCUDO.
    quinta-feira, 3 de setembro de 2015 – 13:16 hs

    OUÇA A VOZ DA EXPERIENCIA, BICUDO TEM MORAL PARA FALAR,
    ESTAMOS ENCURRALADOS NO ESCURO SEM FAROLETE E
    E SEM BÚSSOLA. PARA ENCONTRAR O CAMINHO DA TRANQUILIDADE
    VAMOS TER QUE ARRUMAR MUITA CORAGEM.

  6. Doutor Prolegômeno
    quinta-feira, 3 de setembro de 2015 – 14:02 hs

    Todos os fundadores do PT com algum grau de dignidade já se desiludiram com seus rumos e com os rumos de seus líderes. Foi uma ilusão imaginar que um partido fundado por sindicalistas e integrado por “intelectuais” de classe média fosse escapar das tentações do poder. Quando lá chegaram, os lulopetistas não só se corromperam, como urdiram um sistema ciclópico de corrupção generalizada, como nunca antes na “iztoriadeztepaiz”. Deixaram a corrupção convencional da “zelite” parecida com um furto famélico diante do assalto que promoveram aos cofres públicos.

  7. quinta-feira, 3 de setembro de 2015 – 14:10 hs

    Governar só por força do Direito e não de FATO, pois o País ela nunca governou, fez como aquele comandante que fugiu do navio deixando-o a deriva. Triste ilusão de quem pensava ou supunha que ela ia governar e aconteceu o inverso DESGOVERNOU o País de tal maneira que a CRISE imposta por ela aos brasileiros está sem solução. Ela e seus aliados, que deram suporte à essa crise, pedem que deem ideia de como superá-la.

  8. zangado
    quinta-feira, 3 de setembro de 2015 – 14:48 hs

    O jurista Helio Bicudo, 93 anos, levanta-se nessa inssossa Republica pra dizer que aqui tem Lei e que ninguém está acima da Lei.

    Barbosa Lima Sobrinho, advogado e jornalista, tinha 95 anos quando apos sua assinatura no pedido de impeachment de Collor.

    Dois exemplos edificantes, um frutificou, o outro está posto.

    Veremos se somos dignos desses exemplares brasileiros.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*