Após rebaixar Brasil, S&P tira grau de investimento da Petrobras | Fábio Campana

Após rebaixar Brasil, S&P tira grau de investimento da Petrobras

petro
Estatal foi rebaixada em dois níveis, para ‘BB’, considerado grau especulativoPetrobras perdeu o selo de boa pagadora por duas agências de classificação de risco. Em fevereiro, a Moody’s já havia classificado a estatal em grau especulativo

O Globo

RIO – Após rebaixar o Brasil, a agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) rebaixou a nota de crédito da Petrobras em dois graus na tarde desta quinta-feira. A nota da estatal passou de “BBB-” para BB — grau considerado especulativo e abaixo da nota do próprio país (BB+). A agência também manteve a perspectiva da companhia em estágio negativo. Há sete anos a Petrobras detinha o grau de investimento pela S&P.

Com o anúncio da S&P, a Petrobras perdeu o selo de boa pagadora por duas agências de classificação de risco. Em fevereiro, a Moody’s já havia classificado a estatal em grau especulativo, refletindo a preocupação com a Lava-Jato, atraso na divulgação do balanço auditado e aumento do endividamento da estatal. Ser considerada grau de investimento por pelo menos duas agências é uma exigência de grande parte dos maiores fundos de pensão e de investimento estrangeiros para comprar os papéis de uma companhia.

Analistas davam como certo o rebaixamento da Petrobras na sequência da perda do grau de investimento do Brasil.

— A Petrobras é considerada um ativo do governo. Ela é muito associada ao risco soberano, embora haja, em paralelo, a gestão do presidente Aldemir Bendine, que estar cortando gastos, vendendo ativos, tornando a empresa mais enxuta — afirmou Raphael Figueredo, analista da Clear Corretora.

Devido a essa perspectiva, as ações da Petrobras foram as que exerceram maior influência negativa no pregão da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) nesta quinta. Os papéis ordinários (ON, com direito a voto) da companhia caíram 3,82%, enquanto os preferenciais tiveram baixa de 5,01%. A Bolsa, por sua vez, fechou em baixa de 0,33%, aos 46.503 pontos.


7 comentários

  1. Do Interior...
    quinta-feira, 10 de setembro de 2015 – 19:37 hs

    Isso é o que dá eleger quadrilheiros, assaltantes e esquerdista.

    Foi bom que o LuLLa ganhou. Agora ele tem que arrumar a economia como FHC fez.

    A culpa disso que está aí é do lula e do PT.

  2. Sergio Silvestre
    sexta-feira, 11 de setembro de 2015 – 6:52 hs

    Maravilha né,o pessoal que comenta aqui na maioria deve ter orgasmos múltiplos.Esse povo precisa de um chá de patriotismo e não ser tão vira lata.

  3. MANOEL BOCUDO.
    sexta-feira, 11 de setembro de 2015 – 8:55 hs

    ONDE ESTÃO OS PETISTAS QUE ACHAM QUE ESTAMOS NO PARAISO.
    ACORDEM O DESEMPREGO ESTÁ NA PORTA DO POVÃO.
    E ELES DEFENDEM ESSE JANOTA DO LEVY QUE É ALIADO DOS
    BANQUEIROS. IMPOSTOMETRO BATE RECORD TODO DIA, E VCS
    ACHAM QUE A DENTUÇA ESTÁ CERTA ABRAM OS ZOIOS.

  4. ZORRO&TONTO
    sexta-feira, 11 de setembro de 2015 – 9:21 hs

    CADEIA NELES…. E O DINHEIRO DE VOLTA, URGENTE URGENTE

  5. JOHAN
    sexta-feira, 11 de setembro de 2015 – 10:23 hs

    Caro FÁBIO, está na hora de questionar essa PETEZADA ALOPRADA se eles já chegaram aonde era a META, ou ainda possuem mais surpresas ao país. Já se vão mais de 1.000 dias que os membros da ORGANIZAÇÃO aparecem na imprensa nas folhas policiais. A sociedade deve se preparar para novos PRESENTES? Esse dano provocado a sociedade e a PETROBRÁS deverá levar no mínimo 50 anos para recuperar sem nenhum membro da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PETISTA no poder ou por perto. Em consulta aos amigos a sugestão é propor a deportação de todos os membros da ORGANIZAÇÃO para CUBA e VENEZUELA, pois lá eles encontrarão o ambiente adequado e desejado que queriam implantar no BRASIL. Defendo a liberdade de opinião, liberdade de imprensa e liberdade de investigação. Apoio a mobilização dos CAMINHONEIROS e a redução de R$ 0,50 por litro de diesel. Apoio o PEDIDO de RENÚNCIA JÁ da DILMA A LOUCA PERDULÁRIA, agora no poder, para evitar que cometa maiores VEXAMES e VERGONHAS praticadas contra a sociedade brasileira. Atenciosamente.

  6. Rock
    sexta-feira, 11 de setembro de 2015 – 12:29 hs

    Enquanto agências sob ordens de exploradores internacionais querem enfraquecer o Brasil organização internacional voltada a análises e orçamentos sem fins explorativos tem outra visão do Brasil: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/09/1679275-apesar-de-pedaladas-brasil-sobe-em-lista-de-transparencia-orcamentaria.shtml?cmpid=facefolha

  7. ZORRO&TONTO
    sexta-feira, 11 de setembro de 2015 – 12:45 hs

    JOHAN, VOU DISCORDAR DE VOCÊ SOBRE LEVAR 50 ANOS PARA NOSSA RECUPERAÇÃO. PORQUE PRECISAMOS EXIGIR AGORA MESMO, SEM DEIXAR ESFRIAR, TODO O DINHEIRO DE VOLTA. TUDO O QUE FOI DESVIADO E O QUE GANHOU LICITAMENTE VAI SER MULTA, TEM QUE DAR LIÇÃO SIM.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*