Agora, Lula diz que rebaixamento 'não significa nada' | Fábio Campana

Agora, Lula diz que rebaixamento ‘não significa nada’

lulabuenos

d’O Globo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou sua participação num seminário sobre responsabilidade social na capital argentina para minimizar a decisão da agência de classificação de risco Standard & Poor’s de tirar o grau de investimento do Brasil. Para Lula, o rebaixamento “não significa nada”.

— É importante que a gente tenha em conta de que o fato de que eles diminuíram o “investment grade” de um país não significa nada, significa que apenas a gente não pode fazer o que eles querem — declarou Lula, para uma plateia de empresários, acadêmicos, diplomatas e funcionários do governo Cristina Kirchner, entre outros, no centro de convenções La Rural, em Buenos Aires.

O ex-presidente, que falou durante mais de uma hora, fez duras críticas à S&P:

— Eu fico pensando: é engraçado, como é que eles têm facilidade para tomar medidas quando a dor de barriga é na América Latina. Ou seja, todo mundo sabe quantos países da Europa estão quebrados e eles não têm coragem de diminuir o “investment grade” de nenhum país.

Em 2008, quando a S&P concedeu o “grau de investimento” ao Brasil, Lula disse:

— O Brasil vive um momento mágico. Nós acabamos de receber a notícia de que o Brasil passou a ser ‘investment grade’. Eu não sei nem falar a palavra, mas se a gente for traduzir isso para uma linguagem que os brasileiros entendam, é que o Brasil foi declarado um país sério, que tem políticas sérias, que cuida das suas finanças com seriedade e, que por isso, passamos a ser merecedores de uma confiança internacional que há muito tempo o Brasil necessitava.

Durante vários momentos de seu discurso, Lula questionou a aplicação de políticas de ajuste. Ao comentar o rebaixamento anunciado ontem pela agência americana, o ex-presidente disse, ainda, que “quando eles diminuem vem a receita, mais arrocho, mais ajuste, mais desemprego, mais corte de gastos… não vem nunca mais educação, mais profissionalismo, mais investimento”.

Lula pediu tranquilidade à audiência argentina em relação à crise econômica mundial. De acordo com o ex-presidente, “neste momento é importante a gente ter em conta que não existe mágica, existem decisões a ser tomadas… os empresários devem ser convidados, os trabalhadores devem ser convidados”. Em reiteradas oportunidades, o ex-presidente citou e questionou políticas de cortes de gastos:

— A mim me assusta muito a visão de todos aqueles que , no primeiro sintoma de uma crise, começam a falar em ajuste e ajuste significa corte de salários, significa corte de emprego, significa você voltar ao patamar de miséria que você estava para você recuperar a economia — disse Lula.

O ex-presidente assegurou que “a última experiência que nós temos, antes de chegarmos ao governo em 2003, era de que todas as experiências de ajuste que foram feitas nas décadas passadas levaram todos os países ao empobrecimento”.


28 comentários

  1. Doutor Prolegômeno
    quinta-feira, 10 de setembro de 2015 – 16:25 hs

    Lula, o empulhador-geral da república bananeira, agora posa de oposição. É contra o ajuste fiscal, o aumento de impostos, os cortes de gastos,etc. Tudo como se ele e seu governo nada tivesse a ver com a gastança geral dos últimos doze anos, de óbolos para o populacho, consumo desbragado e a corrupção generalizada debaixo do seu nariz. Quer, também ,negar que Dilma não é o poste que ele escolheu, ungiu e elegeu, sob a farsa da super-gerente. Este estado de coisas se deve unicamente a ele, Lula, o magnífico.

  2. leandro
    quinta-feira, 10 de setembro de 2015 – 16:28 hs

    Este governo e esta turma não” prega prego sem estopa”.
    Vejamos agora não só o Lula como outros do PT e aliados falam aos 4 cantos no Brasil e fora daqui que o rebaixamento não representa nada. Ao mesmo tempo no Congresso uma deputada, Jandira Fegali afirmava hoje que no governo FHC o Brasil também foi rebaixado nessa entidades.
    Pela manhã o ministro do planejamento dizia uma coisa e a tarde numa entrevista coletiva o ministro da Fazendo diz outra. Um quer aumentar impostos e outros pede a cautela. Um diz que tem que melhorar a gestão, então podemos deduzir que a gestão está mal conduzida.
    Na realidade dá a nítida impressão que querem mesmo confundir a população, pois um dia é uma coisa, outro dia é outra, de manhã se diz de fuma forma de tarde se diz de outra e a noite se altera tudo que foi dito.
    Toda hora vem alguém dessa turma fazer colocações de há um golpe, de que querem acabar com a democracia, como se eles fossem os donos dela. São meros e péssimos participantes, pois não é democracia e sim poder que desejam.

  3. DANIEL
    quinta-feira, 10 de setembro de 2015 – 16:34 hs

    COMO É QUE EMPRESÁRIOS, ACADÊMICOS E DIPLOMATAS CONSEGUEM FICAR OUVINDO ESTE VASO SANITÁRIO AMBULANTE. SÓ PODEM ESTAR CHAPADOS.

  4. Coxa Branca
    quinta-feira, 10 de setembro de 2015 – 16:43 hs

    Esse Lula é um irresponsável confesso. Se faz de bobo para continuar enganando a todos.

  5. O CURITIBANO
    quinta-feira, 10 de setembro de 2015 – 16:54 hs

    LINDINHO O PIXULECO…..MILIONARIO…..

  6. Freddy Kruger
    quinta-feira, 10 de setembro de 2015 – 17:02 hs

    Quando a mesma agência promoveu o Brasil para nível BBB-, se não me engano em 2008, Lula fez o maior alarde e tirou frutos políticos do assunto, dando os maiores elogios para esta Agência. Agora, que ela rebaixou o Brasil para o nível BB com viés de baixa, tirando o grau de investimento do País, este mesmo cretino, vem dizer que não significa nada, e que estão punindo um País da América Latina. Esquece o Lula, que esta mesma agência fez o mesmo a pouco tempo com a Rússia. A culpa nunca é do PT, são todos uns anjinhos !

  7. FUI !!!
    quinta-feira, 10 de setembro de 2015 – 17:19 hs

    Gostei do título postado pelo Daniel:- Lula, o vaso sanitário ambu-
    lante !!! Estou contigo.

  8. Strapasson
    quinta-feira, 10 de setembro de 2015 – 17:21 hs

    Por onde anda o Sergio Silvestre?

    Acompanhou o Lula na viagem a Buenos Aires?

  9. FUI !!!
    quinta-feira, 10 de setembro de 2015 – 17:23 hs

    Continuando… Este imbecil do Lula continua navegando no mar
    de “M” imaginando que todos os outros são otários. Se esta ava-
    liação não representa nada, porque em seu governo divulgou tanto
    o fato do Brasil ter atingido o patamar dos países desenvolvidos !?
    É bom frisar que este feito não foi por merecimento do PT e sim
    dos governantes anteriores. O cara só colheu os louros dos traba-
    lhos anteriores. Simples assim !!!

  10. TROLL
    quinta-feira, 10 de setembro de 2015 – 17:27 hs

    Leviano, Ignorante ,burro, cachaceiro e populista demodèe!
    Fala como se não fosse protagonista da merda em que transformou este País.
    O vaticínio deste jumento é o mesmo da “marolinha” ….
    Este ser desprezivel ainda não se deu conta que virou defunto e já está fedendo há muito tempo.

  11. OLHO VIVO.
    quinta-feira, 10 de setembro de 2015 – 17:47 hs

    PRA ESSE F@###!A QUE JÁ ROUBOU TUDO É CLARO QUE ISSO NÃO SIGNIFICA NADA.

  12. Recruta Zero
    quinta-feira, 10 de setembro de 2015 – 18:28 hs

    Discordo do Coxa Branca(16:43). Bobos mesmo são os ouvintes do espertalhão, que distribui suas tolices e discurseira estelionatária para uma plateia que…pasmem…não é obrigada a permanecer no local, a não ser que haja “pixulecos” também por lá para garantir a claque

  13. INVEJA VESTE VERDE.
    quinta-feira, 10 de setembro de 2015 – 18:30 hs

    Com todo o respeito que tenho pela sua história Lula como líder sindical e não como político. Mas desta vez você vez fora do pinico. Onde você acha que está situação de desvalorização da confiança as ações brasileiras pelas instituições internacionais não significa nada?
    Só irá afetar de cheio a nossa economia, não haverá mais investimentos significativos no Brasil e nossa moeda cambaleante vai voltar aos tempos do cruzeiro e cruzado. Será que isso não é para deixar ninguém de cabelo branco? Vamos se sinceros senhor Lula, pois a casa está indo de mal a pior e a gente terá que pagar do bolso pela falta de humildade e sensatez deste atual governo que não faz direito a lição de casa, que é reduzir os gastos públicos e diminuir o número de Ministérios para melhor equacionar o orçamento e priorizar os investimentos sociais. Se não vamos levar chumbo e muito surra no lombo.

  14. EU ORA
    quinta-feira, 10 de setembro de 2015 – 18:44 hs

    “Este homem é perigoso, ele acredita no que diz.”
    – Der Mann ist gefährlich, er glaubt, was er sagt – Falando de Adolf Hitler; Joseph Goebbels: Eine Biographie – Página 20, Curt Riess – Dreieck, 1950, 508 pági

    O LULA É TÃO PERIGOSO QUANTO HITLER.
    —ABRAM OS OLHOS BRASILEIROS.

  15. REAÇA
    quinta-feira, 10 de setembro de 2015 – 18:47 hs

    CALA BOCA ALARIFE ORDINÁRIO !!!

  16. quinta-feira, 10 de setembro de 2015 – 18:59 hs

    LULA NÃO SIGNIFICA NADA , além de ser desclassificado põe sua desonestidade inconteste

  17. Luigi
    quinta-feira, 10 de setembro de 2015 – 20:04 hs

    Alguém precisa explicar, bem explicadinho, tim-tim por tim-tim, prá esse homúnculo, que é o que ele diz que “não significa nada”, afinal, como bem diz o ditado, em casa de enforcado não se fala em corda.
    E por que é que esse sacripanta foi falar disso na Argentina? Pela simples razão de que santo de casa não faz milagres.

  18. quinta-feira, 10 de setembro de 2015 – 20:14 hs

    Ele levou daqui (51) ou tomou a de lá, se é que na argentina tem cachaça.

  19. John Doe
    quinta-feira, 10 de setembro de 2015 – 20:46 hs

    O que não significa nada é a opinião do Lula. Aliás, não sei porque a imprensa tem tanto interesse na opinião dele e não tem na opinião do Collor, do Sarney e até do Severino de Mombassa, que também foi presidente. Tenham paciência!

  20. Zangado
    quinta-feira, 10 de setembro de 2015 – 20:49 hs

    Será que nossos hermanos são tão ignorantes a ponto de levar a sério esse marginal ?

  21. quinta-feira, 10 de setembro de 2015 – 22:52 hs

    ESSE MENTIROSO CONTUMAZ HÁ MUITO TEMPO, SÓ VEM FALANDO ASNEIRAS E, NÓS BRASILEIROS, JÁ ESTAMOS ENOJADOS E SATURADOS COM O QUE ELE DIZ. Pois ora afirma uma coisa e ora outra, não tem FIRMEZA DE CARÁTER e nem HONESTIDADE EM SEU PALAVREADO. Pois quando Presidente elogiava a mesma agência que está, atualmente, DESQUALIFICANDO o nosso País. A Argentina deve estar pior que o Brasil para escutar o HOMEM do VOLUME MORTO, pois aqui seria vaiado, e todos seus apelidos gritados a plenos pulmões: BARBA, BRAHMA, SAPO BARBUDO, MOLUSCO e PIXULECO. Ele fez tanto pelo nosso País, que em treze (13) anos de desgoverno petista, ESTAMOS, sumariamente, QUEBRADOS. A Nação Brasileira está extremamente CHOCADA, DECEPCIONADA e TRISTE, pois nunca haviam visto tamanha CORRUPÇÃO, fruto o modelo petista de governar. Creio não haver nenhuma repartição pública federal que não tenha havido MALFEITOS para não dizer CORRUPÇÃO.

  22. Jorge Vasli
    sexta-feira, 11 de setembro de 2015 – 6:10 hs

    Cachaceiro bernento (plagiei!), imprestável, larápio, você que sempre tripudiou da nossa inteligência, por que não te calas? Por que não te entregas? Por que não te implodes de uma vez?

  23. Terere
    sexta-feira, 11 de setembro de 2015 – 7:49 hs

    Os japoneses não se renderam após a bomba em Hiroshima ..então os americanos mandaram a segunda em Nagasaki ..ai os japas entenderam …
    Parece que esse energúmeno precisa que mais uma Agencia desclassificque o Brasil !!!

  24. COMANDO
    sexta-feira, 11 de setembro de 2015 – 7:55 hs

    Essa tropa tem é que sair fora o mais rápido possível, antes que vá tudo para o brejo…

  25. clarice franze
    sexta-feira, 11 de setembro de 2015 – 8:29 hs

    O LULA JÁ FALOU BESTEIRAS SUFICIENTES.

    ACHO QUE ESTÁ NA HORA DE CALAR COM A BOCA DO LULA, POIS NÃO DIZ NADA PARA RECONSTRUIR O BRASIL QUE AJUDOU EM 100% À DETONAR.

    QUEM PRECISA DA OPINIÃO DE UM ASNO?

    DÁ UM TEMPO, NÉ GENTE?

  26. Strong
    sexta-feira, 11 de setembro de 2015 – 10:53 hs

    Lixo de bagaço de cana. Vai pra Venezuela seu corno barbudo!!!

  27. JOHAN
    sexta-feira, 11 de setembro de 2015 – 10:59 hs

    Caro FÁBIO, esse LULLA PIXULEKO não possui qualquer medida de CREDIBILIDADE, o que fala em pé, não sustenta sentado. Ele e os demais parceiros da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PETISTA falam qualquer asneira para estar na mídia, não interessa o que. Deixem-os falar,são palavras ao vento, sem qualquer responsabilidade. São 12 anos de baboseiras. Hoje podemos perceber a realidade. Atenciosamente.

  28. antonio carlos
    sexta-feira, 11 de setembro de 2015 – 21:39 hs

    O Brahma da Silva só está sendo coerente, para ele é só o presente que interessa e, como dizia o meu sábio pai, o passado pertence ao diabo. Ou seja, o que eu disse ontem já não vale mais hoje.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*