TV Assembleia reestreia voltada para promoção da cidadania | Fábio Campana

TV Assembleia reestreia voltada para promoção da cidadania

Uma nova grade de programação, contemplando maior diversidade de assuntos, estreia na TV Sinal que agora passa a se chamar TV Assembleia. Entre as novidades está o “Espaço da Cidadania”, programa que reunirá representantes dos três Poderes – o Executivo, o Judiciário e o Legislativo. Em cada novo encontro, deputados e membros dos outros Poderes debaterão temas atuais, apontando alternativas e possíveis soluções para os problemas levantados. No primeiro programa dois representantes do Ministério Público do Paraná (MP-PR), o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Bruno Galati, e o promotor de Justiça Eduardo Cambi, falam sobre o projeto “Transparência nos Municípios”, que tem como objetivo promover a regularização de portais da transparência nos 399 municípios paranaenses.

Já o programa “Na Sala do Presidente” terá a participação dos estudantes que visitam a Assembleia regularmente, com apresentação dos temas que são abordados durante esses encontros com o presidente, deputado Ademar Traiano (PSDB). Nele, os jovens é que são os donos do microfone, tendo a oportunidade de estabelecer uma conversa franca e sem censura sobre suas dúvidas e expectativas em relação à atuação dos parlamentares. O bate papo com estudantes também será tema de um outro programa, com a presença de todos os deputados. A nova atração está em fase final de produção.

A cultura regional dá o tom ao programa “Política e Viola”, que estreia com uma proposta de promover o resgate da música sertaneja de raiz, valorizando os artistas paranaenses. Assim, toda semana a dupla Willian e Renan recebe no estúdio um deputado e artistas da nossa terra para um bate papo descontraído sobre temas variados. É claro que não vão faltar as modas de viola que embalam as lembranças dos convidados.

Para explicar as expressões técnicas e o processo legislativo que envolve as atividades da Assembleia, desmistificando a ideia de que é “difícil” acompanhar o que acontece no Legislativo, começará a ser exibido o programa “Entenda o Parlamentês”. Nessa mesma linha voltada para a formação do público a TV Assembleia exibe as aulas que tratam dos conteúdos abordados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Elas são ministradas por professores especialistas e gravadas no estúdio de educação à distância (EaD) do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em parceria com a equipe do projeto Eureka. A transmissão das aulas é possível em função de uma parceria inédita estabelecida entre o Poder Legislativo e o IFPR, com a finalidade de contribuir com a preparação dos estudantes que vão prestar o exame.
Além dessas novas atrações, outros programas ainda estão na fase de preparação e devem entrar na grade durante o semestre. A TV Assembleia já transmite ao vivo as sessões plenárias e as reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e apresenta três edições diárias de telejornais. O sinal da emissora pode ser encontrado no canal 16 da Net. Para confirmar o canal na sua região acesse o link “Sintonize a TV Assembleia” no site (http://www.alep.pr.gov.br/sala_de_imprensa/tv_assembleia).

Rádio – Quem costuma se informar sobre o que está fazendo o deputado de sua região e o que está acontecendo no Poder Legislativo por meio da Rádio Assembleia vai passar a contar com áudio de superior qualidade. O estúdio de rádio está passando por reformas e vai ganhar uma estrutura física e de equipamentos de última geração para a gravação e edição do noticiário produzido diariamente. Todos os dias quase quatrocentas emissoras transmitem as reportagens e entrevistas elaboradas pela equipe de jornalistas da Rádio Assembleia (http://www.alep.pr.gov.br/sala_de_imprensa/radio_assembleia).

Informativo – O processo de melhoria da comunicação contempla ainda a criação de uma rede interna para a divulgação de informações de interesse mais específico dos funcionários, com o lançamento de um informativo de circulação online. A publicação, que terá periodicidade semanal, vai divulgar medidas administrativas, de gestão de pessoal e compartilhar informações de interesse geral. Com essa ferramenta, a Mesa Executiva pretende melhorar a comunicação com os servidores e com os deputados, agilizando procedimentos que exigem tomadas de decisões no âmbito da administração, com o consequente fortalecimento de uma política de valorização dos servidores. O informativo interno “Entre Nós – Alep” terá a missão de fazer circular as informações novas, promover o debate e a interação entre os vários segmentos da instituição e, sobretudo, capacitar os servidores para os novos desafios de consolidação de um Poder Legislativo de portas abertas para o cidadão.


2 comentários

  1. Deputado João Mansur
    quarta-feira, 5 de agosto de 2015 – 9:06 hs

    Mas não está na Hora de contar gastos,Senhores deputados!!!
    Menos vaidades pessoais e mais espíríto publico é o que nós seus eleitores esperamos de vocês!

  2. Deputado João Mansur
    quarta-feira, 5 de agosto de 2015 – 9:11 hs

    Mas não está na hora de contar gastos,Senhores deputados!!!
    Menos vaidades pessoais e mais espírito publico é o que nós seus eleitores esperamos de vocês!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*