Moro pede investigação de blogueiros por calúnia e difamação | Fábio Campana

Moro pede investigação de blogueiros por calúnia e difamação

unnamed

O juiz federal Sergio Moro, que conduz os processos da Operação Lava Jato, abriu uma representação ao MPF (Ministério Público Federal) do Paraná por crimes contra a honra contra dois blogueiros simpáticos ao PT que publicaram conteúdos sobre a família e a trajetória jurídica do magistrado.

O juiz afirma que notícias falsas e caluniosas foram publicadas por Fabiano Portilho, do Portal I9, e Miguel Baia Bargas, do blog Limpinho & Cheiroso. Ele afirma que eles são os responsáveis por alguns dos “blogs de atuação duvidosa [em que] têm sido pontualmente veiculadas afirmações falsas, caluniosas, difamatórias e injuriosas do ora requerente [Moro]”.

Moro diz acreditar que as liberdades de imprensa e expressão são “fundamentais” ao exercício da democracia, mesmo quando incluem críticas duras e injustas a autoridades públicas. Contudo, aponta que “principalmente em alguns blogs da internet de reputação duvidosa têm sido pontualmente veiculadas informações falsas, caluniosas, difamatórias e injuriosas a respeito do ora Requerente”. O juiz afirma ainda que as notícias falsas podem ser uma ação isolada ou algo maior que visa afetar a condução dos processos judiciais.

O juiz menciona quatro reportagens como embasamento para a acusação, entre elas uma que afirma que a esposa de Moro foi assessora do vice-governador do Paraná, ligado ao PSDB. Outro texto diz que o proprietário de um escritório em que Moro trabalhou como advogado (antes de ser juiz) estaria ligado ao desvio do dinheiro da Prefeitura de Maringá (PR).

Moro diz que, “embora tenha tolerado por algum tempo essas notícias infamantes, a reiteração e a estratégia de baixo calão moral de atacar sucessivamente pessoas ligadas” a ele o forçou a recorrer ao MPF.

Por ter sido alvo desses crimes contra a honra por sua atuação na Operação Lava Jato, o magistrado pede ao MPF que tome as providências necessárias para processar criminalmente Portilho e Bargas. Mas ele afirma que não deseja “qualquer providência de censura ou interdição das matérias”.

Baia, do blog “Limpinho&Cheiroso”, escreveu sobre a representação e disse que nunca teve intenção de difamar o juiz, afirmando que seu blog apenas reproduz conteúdo de outros veículos. Portilho, por sua vez, não escreveu sobre o assunto em seu site, mas afirmou em uma rede social: “diziam que não era um petista fiel e que não vestia a camisa. Olha a paga”.


22 comentários

  1. marcio nantes
    terça-feira, 25 de agosto de 2015 – 10:59 hs

    ferro nos petistas

  2. João Armindo
    terça-feira, 25 de agosto de 2015 – 11:04 hs

    Pega e mostra pra gente!!!

  3. Jair Pedro
    terça-feira, 25 de agosto de 2015 – 11:17 hs

    Não te conhecer não é obrigação de nenhum brasileiro, agora procurar difamar homens com teu caráter e tentar desconstruir a tua imagem, somente a cadeia.

  4. QUESTIONADOR
    terça-feira, 25 de agosto de 2015 – 12:00 hs

    -O juiz federal tem Sérgio Moro tem razão em processar criminalmente estes “blogueiros”!!!
    -Afinal de contas para se ter um blog não seria necessário ser jornalista formado em curso superior com inscrição na entidade de classe???
    -Afinal de contas, qual a veracidade das informações noticiadas por estes blogueiros???
    -Seria o ideal, que todo blogueiro assumisse legalmente o que escreve, baseada em fatos reais e com provas, caso contrário teria que responder judicialmente!!!

  5. Paulo
    terça-feira, 25 de agosto de 2015 – 12:33 hs

    Hoje os meios de comunicação são rápidos que nem a velocidade da luz, mas temos que ter cautela nas informações e também no que está para ser publicado. Em particular acho que a mídia paranaense é amadora, publica textos sem o minimo conteúdo de uma pesquisa, de uma informação verídica e pior ainda, fomenta a discórdia entre os participantes. Neste caso até o presente momento se leu muito sobre destinto juiz e até se ventilou sua ligação com PSDB, se o tem eu particularmente não sei, só soube através das redes sociais, mas isso não vem ao caso, porque acredito que apesar da possibilidade de sua aproximação ou predileção aos tucanos, ele é uma funcionário público, em um cargo de relevância e não tem o perfil de que está jogado com a sorte ou induzindo os fatos. Acredito na verdade e se ela existir que seja revelada, afinal hoje o Brasil vive uma crise política, institucional e econômica. Política pela rivalidade entre partidos, institucional que esta em cheque a permanência ou não da Presidente eleita democraticamente e econômica pelos efeitos das duas crises caseiras, política e institucional e sob a influência da economia internacional que nos afeta as exportações e inevitavelmente a valorização do dólar e desvalorização do real.
    Pois a situação e delicada no país e sinceramente acho que seria louvável a PAZ para que todos pudessem viver com tranquilidade e sem a sombra do incerto. Que o verdade nessa história e um Brasil justo e sem corrupção.

  6. Sergio Silvestre
    terça-feira, 25 de agosto de 2015 – 12:38 hs

    Se fosse levar ao pé da letra teria que fechar 98% dos Blogs,depois também vem os “faces” que muitos são mais lidos e comentados que os Blogs,.
    Mas se for levar a ferro e fogo,entre o Campana e o Esmael eu fico numa duvida se estou no inferno ou no céu.

  7. Parreiras Rodrigues
    terça-feira, 25 de agosto de 2015 – 13:07 hs

    Logo, logo, chega a blogueiros pagos por estatais petistas. Imagino alguns já insones…

  8. OLHO VIVO.
    terça-feira, 25 de agosto de 2015 – 13:11 hs

    LIXO PTRALHA.

  9. terça-feira, 25 de agosto de 2015 – 13:19 hs

    É INCRIVEL..QUANDO APARECE ALGUEM DEFENDENDO Á HONRA DE UM PAIS..LOGO APARECE UM MATILHA DE LOBOS QUERENDO DEVORAR O SEU ACUSADOR…DR MORO..NAO DESISTA..O POVO ESTA COM O SR…LUGAR DE LADRÃO É NA CADEIA….NAO IMPORTA SE O CARA TEM COLARINHO BRANCO…ENGOMADO COMO DINHEIRO DO POVO;;;;;;;;;VAI NA FÉ..DEUS ESTA COM O SR;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

  10. Juca
    terça-feira, 25 de agosto de 2015 – 13:31 hs

    Calça Frouxa, por enquanto você não está nem no inferno e nem no céu.Mas o inferno te espera assim como toda a quadrilha que você defende.

  11. INFORMADO
    terça-feira, 25 de agosto de 2015 – 14:34 hs

    O julgamento decorrente de informação da mídia leva o litígio para um campo de batalhas..

  12. terça-feira, 25 de agosto de 2015 – 14:43 hs

    PTzada, vocês ñ valem P#%* nenhuma !!!

  13. Helena
    terça-feira, 25 de agosto de 2015 – 14:56 hs

    Excelentíssimo Juiz Sérgio Moro, precisa fazer isso mesmo, a maioria são pelegos ou ganham diretamente para colocar sua credibilidade em cheque, mas, a grande maioria dos brasileiros, sabe quem é quem nessa história.

  14. MANOEL BOCUDO.
    terça-feira, 25 de agosto de 2015 – 15:34 hs

    FAZER JUSTIÇA HOJE EM DIA CONTRA UNS CANALHAS QUE SE ALOJARAM NO GOVERNO, É PERSEGUIÇÃO, DR. LADRÃO TEM QUE ESTAR NA CELA,
    E O SENHOR ESTÁ FAZENDO O CERTO, META ESSES GATOS NA JAULA
    E SEMPRE ESTAREMOS COM O SR. AO LADO DA JUSTIÇA.

  15. Maleducado
    terça-feira, 25 de agosto de 2015 – 16:30 hs

    É só ler alguns textos ou opiniões que iremos perceber que tem muito desinformado nesta história e se fizer uma pergunta para eles sobre o atual panorama político e econômico do Brasil a pessoa terá uma resposta que até um papagaio bem adestrado responderia. Fora Dilma, Lula e PT. Só não saberá responder de verdade, porque o brasileiro que está consciente sabe que o grande mal no Brasil é a corrupção e isso independe de partido e por isso não se manifesta, aliás torce para que os futuros manifestos sejam realmente contra a corrupção no Brasil e não contra pessoas ou partidos que aliás são todos iguais, só mudam de nome e de participantes.

    Até juiz em uma de suas palestras já alertou sobre isso, mas como se vê ainda tem gente que não sabe entender e fica dando pitaco sem noção e aumentando a crise e colocando em risco até a vida de inocentes que poderão ser agredidos se foram as ruas de vermelho ou de amarelo e frágil e débil democracia brasileira. Que bom que ela existe, se não hoje muitos teriam levado no lombo se fosse uma ditadura, pensem nisso quando vão as ruas e deixam que outros promovam a volta da ditadura. porque quando o ser é irracional não tem muito o que fazer a não ser tentar adestrar para não atacar os outros.

  16. DANIEL
    terça-feira, 25 de agosto de 2015 – 16:39 hs

    MALDITA PETEZADA. SUMAM DESTE PAÍS, INÚTEIS E COVARDES. SE ESCONDEM ATRÁS DE UM BLOG. SE TIVEREM CORAGEM VENHAM ENFRENTAR O POVO DECENTE. SE OFENDERAM O JUIZ MORO, OFENDERAM O POVO BRASILEIRO. CUIDADO COVARDES.

  17. Haroldo
    terça-feira, 25 de agosto de 2015 – 17:02 hs

    Sérgio Silvestre precisa esclarecer o mal contido ressentimento contra o blog e o Jornalista Campana, porém sem apelar para a sua preferência, que já não consegue mais manter escondida no armário. Em tempo, o gajo nega até a existência do pixuleco, quer esconde-lo (sentando?) e dá uma de petista alucinado, negando tudo e atribuindo culpa a outros.

  18. giba 1
    terça-feira, 25 de agosto de 2015 – 19:40 hs

    Ô SS você já está no inferno há muito tempo por ser petista pelego e não enxergar a realidade que arrasa nosso país. Passe numa farmácia e compre um simancol.

  19. Tisa Kastrup
    quarta-feira, 26 de agosto de 2015 – 9:55 hs

    Aos inimigos, a lei. Simples assim.

  20. PARANAENSE
    quarta-feira, 26 de agosto de 2015 – 10:12 hs

    O Brasil HONESTO apoia o Juiz SERGIO MORO. Deu o proteja.

  21. quarta-feira, 26 de agosto de 2015 – 11:55 hs

    “O juiz afirma ainda que as notícias falsas podem ser uma ação isolada ou algo maior que visa afetar a condução dos processos judiciais…” (sic)

    “For força do cargo, da função publica, por ser um agente do Estado, ele não pode falar mais do que sabiamente disse na peça encaminhada ao MPF. Essa militância paga, Pelegos sangue-sugas, parasitas do Estado. Turma da mortadela. O País cansou de vocês, peguem sua tralhas e vão embora…” – Profº Celso Bonfim

  22. jorge Hardt Filho
    quinta-feira, 27 de agosto de 2015 – 18:24 hs

    espero que a iniciativa do Juiz Sérgio Moro produza na BLOSTA (blogosfera estatal, paga com o dinheiro de nossos impostos) o mesmo efeito que a lava´jato causou na roubalheira nas estatais.
    prisão para os canalhas!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*