Horas depois do funcionalismo aprovar greve de três dias, o governador José Ivo Sartori (PMDB-RS) apelou aos servidores para não paralisarem as atividades “para o bem da sociedade gaúcha”. Sartori também disse que aqueles que aderirem à greve terão os dias não trabalhados descontados. As informações são do Estadão.
A greve começa nesta quarta-feira e deve abranger áreas como educação, saúde e segurança. Os funcionários públicos protestam contra o parcelamento dos salários e os projetos de ajuste fiscal encaminhados pelo governo gaúcho à Assembleia Legislativa para combater a crise financeira e se aprovados terão como consequência a redução de benefícios dos servidores.
Sartori lembrou que o Estado vem “cortando da própria carne” ao promover o ajuste fiscal e que sempre manteve a porta aberta aos servidores para o diálogo. Também destacou que, desde o início de sua gestão, em janeiro, tem feito todo o esforço possível para manter os salários em dia, o que o levou a atrasar a parcela da dívida com a União.
“Consideramos a manifestação de hoje democrática, mesmo que possamos entender diferente até porque as razões não existiam tendo em vista que os salários foram pagos”, falou. O governo estadual parcelou os vencimentos dos servidores relativo a julho, quitando as parcelas 12 dias depois.
Sartori não deu garantias de que os salários de agosto serão pagos integralmente no dia 31 e também sinalizou que não deve recuar nos projetos apresentados ao Legislativo até aqui e que são alvo de críticas entre o funcionalismo. Entre eles estão as propostas para mudar o sistema previdenciário dos futuros servidores e para alterar o tempo mínimo de aposentadoria de policiais militares.
“Queremos continuar com nossas mudanças estruturais e a Assembleia certamente vai decidir”, falou. Outro ponto polêmico é a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de 2016, que já passou pela Assembleia Legislativa e não prevê reajuste para os trabalhadores no ano que vem. De acordo com o governador, a LDO é “verdadeira e real dentro da realidade”.
Um comentário
Cade os Mestres nessa hora??? Melhor receber o salario agora, do que ficar sofrendo por talvez não receber no futuro!!!
So tenho a dizer Parabéns aqueles que não deixaram se levar pela emoção e fizeram o que deveria ser feito em um momento difícil!!!