Planalto teme que Lava Jato dure além de 2018 | Fábio Campana

Planalto teme que Lava Jato dure além de 2018

lula e dilma3

do Josias de Souza:

O despacho em que o juiz Sérgio Moro mandou prender José Dirceu foi lido com lupa num gabinete do Palácio do Planalto. A autoridade destacada para percorrer as 37 páginas do documento concluiu que, na Operação Lava Jato, o fundo do poço é apenas uma etapa. Dissemina-se entre os auxiliares de Dilma Rousseff a impressão de que o escândalo atravessará a próxima sucessão presidencial, em 2018.

“Há uma fundada suspeita de que o esquema criminoso vai muito além da Petrobrás”, anotou Sérgio Moro num trecho do despacho. Ele realçou que o assalto “foi revelado, em detalhes, em depoimentos prestados por diversos criminosos colaboradores.” Empilhou quatro exemplos.

1. “Pedro Barusco, ex-gerente executivo da Área de Engenharia da Petrobras, […] já declarou que o esquema criminoso foi reproduzido na SeteBrasil e já há alguma prova de corroboração nesse sentido…”

2. “Paulo Roberto Costa declarou em Juízo que a mesma cartelização das grandes empreiteiras, com a manipulação de licitações, ocorreria no país inteiro.”

3. “Dalton dos Santos Avancini, ex-presidente da Camargo Corrêa, declarou que o mesmo esquema criminoso foi reproduzido na Eletrobras Termonuclear – Eletronuclear, inclusive relatando acordos para pagamentos de propina no segundo semestre de 2014, quando as investigações da assim denominada Operação Lava Jato já haviam se tornado notórias.”

4. “O mesmo Dalton Avancini, em seu acordo de colaboração, também revelou acordos de pagamentos de propina envolvendo a Camargo Corrêa, a Andrade Gutierrez e a Odebrecht nos contratos de construção da hidrelétrica de Belo Monte.”

Nesta segunda-feira (3), escalado como porta-voz da reunião do núcleo de coordenação política com Dilma, o ministro Jaques Wagner (Defesa) foi instado a comentar a prisão de Dirceu. Disse que é preciso conciliar “dois canais paralelos.” Num, “as investigações seguem”. Noutro, “o país também segue, com suas empresas funcionando e com a economia funcionando. O ambiente é que a gente tem que tentar melhorar para estimular investidores e estimular a própria economia a crescer.”

O ministro disse que suas palavras não devem ser confundidas com um ataque à investigação. “Não tem nada contra, até porque não tem como ser contra. A sequência da investigação vai ser dar, até que chegue aos tribunais últimos, e vai ter que ter um desfecho, porque tudo tem um desfecho.”

Vale a pena ouvir mais um pouco de Jaques Wagner: “O que eu estou falando só é que a gente dorme e acorda sempre com uma notícia dessa. Então, do ponto de vista do ambiente de negócios, esta é minha preocupação maior. Se a gente está precisando de uma retomada, a gente precisa de um grau de estabilidade para que os investimentos ocorram normalmente.”

O problema é que, na Era petista, a normalidade tornou-se insuportável. O leitor palaciano grifou um trecho de Sérgio Moro: “Há […] vários elementos probatórios que apontam para um quadro de corrupção sistêmica, nos quais ajustes fraudulentos para obtenção de contratos públicos e o pagamento de propinas a agentes públicos, bem como o recebimento delas por estes, passaram a ser pagas como rotina e encaradas pelos participantes como a regra do jogo, algo natural e não anormal.”


16 comentários

  1. LENZA TOLEDO
    terça-feira, 4 de agosto de 2015 – 14:37 hs

    A LAVA JATO que dure o tempo que for necessário, mas que apresente resultados positivos à sociedade brasileira e que sirva para recuperar a dignidade ao país. Que tenhamos vida digna de novo e que os nossos descendentes estejam isentos de serem escravizados pelo PT.

  2. clarice franze
    terça-feira, 4 de agosto de 2015 – 14:39 hs

    ISTO É MAL, MUITO MAL, DO JEITO QUE OS PETISTAS ADORAM ARRUMAR CULPADOS QUE NÃO SEJAM ELES, SÃO CAPAZES DE CULPAR A LAVA -JATO E O SAQUEIRO POR CRISES QUE ASSOLAM O PAÍS.
    NÃO, ISTO DEVE SER RESOLVIDO LOGO, À JATO,
    O BRASIL PRECISA DE LIBERDADE E JUSTIÇA PARA VOLTAR À CRESCER.
    NÃO PODEMOS DAR FOLÊGO AOS BANDIDOS.

    JULGAMENTOS E JUSTIÇA…..JÁ

  3. juventino clemente.
    terça-feira, 4 de agosto de 2015 – 14:58 hs

    PTZADA

  4. juventino clemente.
    terça-feira, 4 de agosto de 2015 – 14:59 hs

    FALTAM OS CHEFES… E OS SUCESSORES

  5. MANOEL BOCUDO.
    terça-feira, 4 de agosto de 2015 – 15:01 hs

    OLHA A CARA DO ZÉ DIRCEU JUNTOS COM OS COMPANHEIROS.
    EITA MANADA DE GENTE HONESTA.

  6. COMANDO
    terça-feira, 4 de agosto de 2015 – 15:06 hs

    Fora com essa corja…
    O Brasil tem que ficar livre…

  7. Johan
    terça-feira, 4 de agosto de 2015 – 15:20 hs

    Caro FÁBIO, a OPERAÇÃO LAVA JATO, durará o tempo necessário para eliminar todos, vejam bem TODOS os membros da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PETISTA alcançando os membros participantes nas prefeituras, envolvidos e denunciados pelos parceiros nos próximos 20 anos de investigação, tempo necessário para colocar a sociedade em PÉ novamente, retirando do subconsciente da população a MÁCULA da corrupção, orientando na linha de que a CORRUPÇÃO É UM MAL dos membros da ORGANIZAÇÃO que se espalhou para a sociedade como um cancer em metástase. Atenciosamente.

  8. Juca
    terça-feira, 4 de agosto de 2015 – 15:39 hs

    E o Lula sempre de copo na mão!
    Que pose oportuna para uma rajada de metralhadora!

  9. RR
    terça-feira, 4 de agosto de 2015 – 16:05 hs

    CREDO,QUE MONTOEIRA DE LIXO.

  10. daniel
    terça-feira, 4 de agosto de 2015 – 17:15 hs

    ESSA É A FOTO MAIS MALDITA DE TODOS OS TEMPOS QUE O BRASIL PODERIA VER. É A CAMPEÃ DAS FOTOS MAIS HORRÍVEIS DO MUNDO. FORA PETEZADA MALEDETA. MAS QUE SAUDADES DO REGIME MILITAR!

  11. Jair Pedro
    terça-feira, 4 de agosto de 2015 – 18:27 hs

    Fábio, acabei de chegar (agora 18h10) da manifestação em frente o prédio da Polícia Federal onde chegou o canalha que aparece no centro da foto, ladeado pelo chefão da quadrilha e da mentirosa. Estive lá aguardando a chegada desse criminoso e por mais de duas horas conversei com diversas pessoas: pedreiro, frentista de posto, médico, lixeiro, engenheiro, caminhoneiros iguais a eu (3), farmacêutico, donas de casa (diversas), professora de colégio estadual, representante comercial, pintor, aposentados (tbém diversos), estudante – que disse sonhar em ser policial rodoviário, repórter, mecânico e mais alguns que não perguntei a profissão.
    Pois bem, seriam todas essas pessoas “azelites” ou coxinhas, como dizem os petistas?
    Todos sim, indignados com a roubalheira, com a Dilma mentirosa e com o caos que estamos vivendo.
    Todos torcendo pela vinda, o mais rápido, do próximo visitante forçado aos cárceres da PF.

  12. Jair Pedro
    terça-feira, 4 de agosto de 2015 – 18:33 hs

    Apenas um lembrete para o bundinha tatuada, calcinha frouxa:
    vai preparando a tua malinha para vires consolar teus ídolos.
    Um já está aqui, o outro – o chefe – logo também estará. Seja bem vindo.

  13. jaferrer
    terça-feira, 4 de agosto de 2015 – 19:00 hs

    Lixo é o que mostra a foto acima. A casa caiu para os petistas.

  14. imaurricci
    terça-feira, 4 de agosto de 2015 – 21:55 hs

    Vê o Bhrama na cadeia,não há dinheiro que pague.mas isto é quase impossível neste país,pois no STF,tem muitos petralhas.

  15. Sergio Silvestre
    quarta-feira, 5 de agosto de 2015 – 13:33 hs

    Jair Pedro você é caminhoneiro,acho que você é vagabundo cara,caminhoneiro está na estrada essa hora .não mexericando que os outros fazem.Se perguntar pra mim o que eu faço te mando tomar naquele lugar,que é que voce tem com isso.

  16. quinta-feira, 6 de agosto de 2015 – 11:12 hs

    Lava jato vai longe deve passar de 2018 sim senhor, estamos no começo e la ja se foi um ano, pegaram por enquanto alguns peixes médios, os graúdos ainda estão nadando de braçada procurando um local seguro para desovar suas fortunas cambada de FDP

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*