Paulo Bernardo dançou, não vai mais para Itaipu | Fábio Campana

Paulo Bernardo dançou, não vai mais para Itaipu

paulo-bernardo-andre-dusek-estadao1

da Folhapress

A presidente Dilma Rousseff suspendeu a nomeação do ex-ministro Paulo Bernardo para a direção-geral brasileira de Itaipu Binacional. Segundo assessores presidenciais, a nomeação estava pronta na Casa Civil desde a semana passada, mas Dilma mandou segurar a indicação após o ex-ministro aparecer citado na Operação Lava Jato em um esquema de corrupção investigado no Ministério do Planejamento.

Auxiliares de Dilma já comunicaram ministros e dirigentes petistas sobre a decisão. A presidente quer esperar os desdobramentos das investigações da Lava Jato antes de confirmar o petista à frente de Itaipu.

Paulo Bernardo foi ministro do Planejamento do governo Lula e de ocupou a pasta das Comunicações no primeiro governo Dilma. Ele é casado com a senadora e ex-ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann (PT-PR), investigada na Lava Jato.

Nesta segunda-feira (24), o juiz federal Sergio Moro, do Paraná, enviou despacho ao STF (Supremo Tribunal Federal) afirmando que as investigações da Lava Jato identificaram “indícios de que a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) seria beneficiária de valores de possível natureza criminosa”, recebendo “pagamentos sem causa”.

De acordo com o documento, Gleisi teria se beneficiado do chamado “Fundo Consist”, empresa que teria atuado no desvio de recursos de empréstimos consignados do Ministério do Planejamento – que, à época, era comandado pelo seu marido, Paulo Bernardo.

Pelo menos R$ 50 mil desse fundo em pagamentos do esquema teriam sido repassados também em favor da congressista e de pessoas ligadas a ela, além do ex-ministro.

As apurações mostram que os desvios envolviam os escritórios do advogado Guilherme Gonçalves, responsáveis pela coordenação jurídica das campanhas da petista, e o pagamento de propina ligado à atuação da empresa de tecnologia Consist no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e ainda o uso de empresas de fachada.

Um documento apreendido durante as investigações indica o pagamento feito pela Consist de R$ 50 mil de honorários a Gonçalves em novembro de 2011. Ele teria acertado a operação com Paulo Bernardo, que ficaria, segundo as investigações, com todo o valor.


9 comentários

  1. quinta-feira, 27 de agosto de 2015 – 17:53 hs

    “O casal 20 do Paraná está em queda livre ladeira abaixo. A época das vacas gordas passou. Quando os dois eram ministros a turma dos aspones lambe botas viviam grudados deles. Agora onde estão os ideológicos del partidon? Aqueles que ostentavam fotos com eles no Face e no Twitter como verdadeiros troféus já estão deletando tudo. Correram atualizar seus status. Agora estão todos com medo de serem chamados na lava jato. O ciclo desa quadrilha esquerdopata se findou…” – Profº Celso Bonfim

  2. jorge Hardt Filho
    quinta-feira, 27 de agosto de 2015 – 18:06 hs

    Nessa a Dilma acertou. tem que registrar.

  3. manoel bocudo
    quinta-feira, 27 de agosto de 2015 – 22:25 hs

    PARECE QUE A FICHA DO ELEMENTO NÃO AJUDOU, TEM
    OUTRO LUGAR RESERVADO PARA ELE. VAI TRABALHAR JUNTO
    COM VELHOS AMIGOS, UMA GRANDE EQUIPE QUE ENTENDE
    DE FINANÇAS, PELO MENOS ESSE ERA O RAMO DELES.

  4. Helena Wagner
    sexta-feira, 28 de agosto de 2015 – 0:47 hs

    Alô pessoal que se dá com a Dilma! Não deixa ela fazer mais essa cagada, por favor. Sujar o bom nome da Itaipu para acolher esse ilustre picareta é demais! Requião, não suporto a sua cara, mas faça alguma coisa, você que conhece quem é essa bisca. A Dilma deve estar louca de colocar um vida-torta como esse na Itaipu.

  5. PIMENTA PURA
    sexta-feira, 28 de agosto de 2015 – 5:52 hs

    Quando a notícia da nomeação do Bernardo para Itaipu correu
    nos noticiários imaginei que esta seria mais uma idiotice que a
    Dilma acumularia no seu currículo negativo. Esperar o quê !?
    O cara está sujo até o nariz juntamente com a mulher Gleisi.

  6. Joao sem teto
    sexta-feira, 28 de agosto de 2015 – 8:27 hs

    Finalmente a Dilma teve um pouco de juízo!

  7. Mirian Waleska
    sexta-feira, 28 de agosto de 2015 – 12:56 hs

    kkkkkk e o medão de ver mais um protegido indo para a cadeia, porque a cadeia prá ele e a Gleisi é certa!

  8. BETO
    sexta-feira, 28 de agosto de 2015 – 15:04 hs

    Ainda não dançou.
    logo ele vai dançar no CADEIÃO, ele e a mulher dele.

  9. Kátia Flávia
    sexta-feira, 28 de agosto de 2015 – 16:46 hs

    O POVO fica Feliz !!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*