FHC: País vê governo Dilma como 'ilegítimo' e renúncia seria grandeza | Fábio Campana

FHC: País vê governo Dilma como ‘ilegítimo’ e renúncia seria grandeza

FHC 2

Um dia após as manifestações contra o governo tomarem conta de ruas em todos os Estados do país, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) deu nesta segunda-feira (17) seu mais duro recado ao governo Dilma Rousseff e seu partido, o PT. As informações são da Folha de S. Paulo.

Para FHC, o “mais significativo das demonstrações, como a de ontem” [domingo, 16] é a persistência do sentimento popular de que o governo, “embora legal, é ilegítimo”.

O tucano vai além e diz que Dilma precisa ter “um gesto de grandeza” e cita a renúncia como um dos caminho disponíveis à petista.

“Se a própria presidente não for capaz do gesto de grandeza (renúncia ou a voz franca de que errou, e sabe apontar os caminhos da recuperação nacional), assistiremos à desarticulação crescente do governo”, prevê o tucano.

FHC diz que falta ao atual governo a “base moral, que foi corroída pelas falcatruas do lulopetismo”.

“Com a metáfora do boneco vestido de presidiário, a presidente, mesmo que pessoalmente possa se salvaguardar, sofre contaminação dos malfeitos de seu patrono e vai perdendo condições de governar.”

O ex-presidente falou sobre o assunto em texto publicado em sua página em uma rede social nesta segunda-feira (17). Ao final, diz que sem um mea-culpa ou a renúncia, a situação se agravará “a golpes de Lava Jato”, e arremata: “Até que algum líder com força moral diga, como o fez Ulysses Guimarães a Collor: você pensa que é presidente, mas já não é mais.”

PROTESTOS

Os atos de domingo ocorreram em todos os Estados do país, além do Distrito Federal.

Em São Paulo, cerca de 135 mil pessoas foram à avenida Paulista, de acordo com levantamento feito pelo Datafolha, desde as 14h. Nas manifestações de abril, a estimativa do instituto foi de 100 mil pessoas.

A Polícia Militar estimou o público presente neste domingo em 350 mil. Nas manifestações de abril, a estimativa da PM era de 275 mil pessoas e, nas de março, de 1 milhão.

Dentre manifestantes que compareceram ao ato na av. Paulista, 85% acreditam que a presidente da República deveria renunciar ao cargo, de acordo com pesquisa do Datafolha.

Com reprovação de 71% -a maior desde o início da série histórica do Datafolha, em 1992, sob o governo Fernando Collor-, Dilma é ainda mais rejeitada pelos que compareceram ao ato paulistano. Ao todo, 95% acham que o governo da petista é ruim ou péssimo, 4% o consideram regular e 1%, bom ou ótimo.


12 comentários

  1. Doutor Prolegômeno
    segunda-feira, 17 de agosto de 2015 – 17:04 hs

    Dilma acredita ser Salvador Allende e que irá resistir a qualquer tentativa de sair do poder, até a morte. Ela está mais para Getúlio, que muito tempo antes, disse que jamais renunciaria e só sairia morto do Catete. Saiu. E por iniciativa própria.

  2. Rock
    segunda-feira, 17 de agosto de 2015 – 17:05 hs

    Seria grandeza maior ele vestir o pijama e parar de falar besteira.

  3. segunda-feira, 17 de agosto de 2015 – 17:12 hs

    O Pais nao tem mais condicoesde agüentar as próximas denuncias,O certo e Dilma renunciar,o dolar vai cair um pouco,assume Temer,em uma união Nacional,dar 3 meses para as próximas eleições..Preender todos envolvidos em roubos da Petrobras,Denit,Fundo de Pesoes,Eletrão,Mensalao,pois o PT roubou tudo,preso serão condenados e Sera devolvido a Nação o frutuosa Roubalheira. A prisão do mor-LULLA tudo isto acontecera!!!!

  4. Sergio Silvestre
    segunda-feira, 17 de agosto de 2015 – 17:13 hs

    Tem que combinar com os Russos né FHC.

  5. Walderez Pohl da Silva
    segunda-feira, 17 de agosto de 2015 – 18:00 hs

    Fernando Henrique foi um grande estadista. Muito sabias suas palavras nesse texto.

  6. segunda-feira, 17 de agosto de 2015 – 18:42 hs

    AGORA SABEMOS PORQUE O PT SE DIZIA CONTRA PRIVATIZAÇÃO E CRITICAVA FHC AGORA TAÍ A PROVA, QUANTO MAIS ESTADO MAIS ROUBALHEIRA.

    FHC AS VEZES FALA DEMAIS MAS ACERTA OUTRAS TANTAS, COMO AGORA SOBRE A SAÍDA DE DILMA , ESTÁ CERTÍSSIMO, É A SAÍDA MAIS HONROSA E MENOS DOLORIDA

  7. Brasileiro
    segunda-feira, 17 de agosto de 2015 – 20:03 hs

    Seria muito bom ouvir este comentário se não fosse feito por este cidadão que já esteve lá e digo com certeza, NUNCA PASSEI TENTO PERRENGUE COMO NO TEMPO EM QUE ESTE CIDADÃO ERA PRESIDENTE DO BRASIL. não tem moral para falar nada.

  8. segunda-feira, 17 de agosto de 2015 – 20:24 hs

    Diante do estado em que chegaram as coisas, a renuncia de Dilma seria melhor para ela mesma como para o Brasil. Está certo FHC

  9. Larry de Camargo Vianna Nascim
    segunda-feira, 17 de agosto de 2015 – 22:25 hs

    Sugiro ao senhor FHC que se candidate a Presidente, é o único que poderá agregar o País. Ele que convide publicamnte ao Lulla para um debate ainda neste semestre, o Brasil irá adorar.

  10. Gardel
    terça-feira, 18 de agosto de 2015 – 10:59 hs

    FHC, Pai do Plano Real, destruiu o dragão da inflação, o PT colocou o país numa encruzilhada. FHC agia dentro dos conformes da legalidade e da legitimidade. Protagonista das coisas mais verdadeiramente inspiradoras, FHC é um exemplo de estadista. Os cabeças de camarão que defende o PT, tem medo de ficar sem sua alimentação do dia a dia, pão com mortadela.

  11. Sergio Silvestre
    terça-feira, 18 de agosto de 2015 – 11:47 hs

    Larry,primeiro ele tem que ser curado do mal de Alzheimer

  12. BETO
    terça-feira, 18 de agosto de 2015 – 14:54 hs

    Rock.
    Se Dilmão tivesse caráter, vergonha na cara e amor pelo Brasil faria o que Getúlio fez mas, esses filhotes do fascista Lula da Silva não tem isso. Querem mesmo é se perpetuar no poder mesmo que tenham que sair as ruas empunhando armas e matando inocentes, tudo pelo sonho soviético.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*