'Efeito Gleisi' provoca derrocada de ações na Bolsa de Valores | Fábio Campana

‘Efeito Gleisi’ provoca derrocada de ações
na Bolsa de Valores

gleisi-senado

Não é piada, maldade ou crítica dos adversários do petismo. Uma entrevista da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) nesta quarta-feira, 12, já provocou a derrocada de ações na Bolsa de Valores de São Paulo. A petista é relatora da medida provisória 675 e disse à Reuters que vai propor que a contribuição social sobre o lucro líquido dos bancos seja elevada até 23%, acima dos 20% propostos pelo governo na MP. Gleisi também afirmou que seu relatório incluirá o fim do benefício fiscal de grandes empresas com a distribuição de juros sobre capital próprio. As informações são da InfoMoney.

Os bancos e seguradoras caíram forte com os mercados de olho na apresentação de Gleisi. A CSLL está hoje em 15%. Além disso, pode ser retirado o benefício social da dedução, no imposto de renda, dos recursos distribuídos na forma de juros sobre capital próprio – os bancos são uns dos mais favorecidos pelo benefício.

As ações da Ambev também caíram forte reagindo à expectativa de que Gleisi apresente hoje relatório, que além de elevar impostos sobre os bancos, deve mexer na tributação da indústria de bebidas na Zona Franca de Manaus de forma que empresas, como a Ambev, paguem mais impostos.

A senadora quer reduzir os créditos tributários gerados na produção de refrigerantes na região. Hoje, a alíquota do IPI é de 20%, mas – como as indústrias da zona franca são isentas desse tributo – podem usar esse valor para abater outros recolhimentos. Gleisi quer diminuir essa alíquota para algo em torno de 17%, ou seja, menos créditos para as empresas e mais recursos para a Receita Federal. Além disso, a companhia também é afetada fortemente pela notícia sobre o juros sobre capital próprio.

As ações das operadoras de telefonia também caíram forte com a redução do benefício do juros sobre capital próprio. Em relatório do Credit Suisse, realizado em junho, apontava a dona da marca Vivo como uma das principais favorecidas pelo benefício, tendo declarado ano passado R$ 2,049 bilhões em juros sobre capital próprio.


17 comentários

  1. Doutor Prolegômeno
    quarta-feira, 12 de agosto de 2015 – 14:45 hs

    Estes são os gênios das finanças lulopetistas que levaram o Brasil à derrocada e derruíram o sacrifício de milhões de brasileiros nos últimos vinte anos. As teorias econômicas do saco-sem-fundo do crédito e do consumo às custas de benefícios a setores oligopolizados e pelegos dos interesses petistas junto com o assistencialismo de cabresto levaram o Brasil à bancarrota. E vem muito mais por aí, com o desemprego galopante e o efeito China. Enquanto isso, os aprendizes de feiticeiros querem criar mais impostos para afugentar o capital. Aos estrangeiros restará conhecer antes que acabe.

  2. João
    quarta-feira, 12 de agosto de 2015 – 14:55 hs

    Burra no urtimo!!!

  3. EL LOKO
    quarta-feira, 12 de agosto de 2015 – 15:01 hs

    Os bancos riem a toa, pois nunca tiveram lucros tão grandes desde que o PT assumiu o governo. Quanto ao aumento de impostos, podem aumentar o quanto quiseram, afinal quem pagará a conta serão os clientes e não os bancos, o banco só repassará a conta. Viva o Brasil.

  4. Veredito
    quarta-feira, 12 de agosto de 2015 – 15:41 hs

    Estou mais que convencido. Esta petezada está completamente louca. Será que não se apresenta ninguém Brasília para botar uma camisa de força nesta loira doida?

  5. clarice franze
    quarta-feira, 12 de agosto de 2015 – 15:47 hs

    MAS ISTO AI TEM DE SER APROVADO, NÃO É? OU ELA VIROU PRESIDENTE DA REPÚBLICA E VAI MANDAR POR MEDIDA PROVISÓRIA?

    QUERO VER COMO AGIRÃO NOSSOS *REPRESENTANTES * SE VOTAM CONTRA O POVO.

    GENTE, JÁ PASSOU DA HORA DE RESOLVER A SITUAÇÃO DESTA D. GLEISI.

  6. Haroldo
    quarta-feira, 12 de agosto de 2015 – 15:55 hs

    Será que aquele comentarista que sempre elogia a senadora maluquete vai falar sobre o assunto, ou está cego e surdo, como petistas em geral?

  7. MANOEL BOCUDO.
    quarta-feira, 12 de agosto de 2015 – 15:59 hs

    QUE HABILIDADE EM LIDAR COM ECONOMIA, UMA SUMIDADE, VAI PEGAR
    O LUGAR DO JOAQUIM LEVY EM BREVE.

  8. Parreiras Rodrigues
    quarta-feira, 12 de agosto de 2015 – 16:46 hs

    tsk…tsk…tadinha…

  9. juventino clemente.
    quarta-feira, 12 de agosto de 2015 – 17:03 hs

    GLEISI VA MONTAR UMA EMPRESA PARA VC VER O QUANTO É DIFICIL SER EMPRESARIO NESTE PAIS

    ALEM DA BUROCRACIA, ALTA CARGA TRIBUTARIA PARA TE SUSTENTAR NESTE SENADO INUTIL IGUAL A VC.

  10. João Armindo
    quarta-feira, 12 de agosto de 2015 – 17:07 hs

    Até ontem era aspone do Samek, olha no q deu!

  11. Fala sério pô
    quarta-feira, 12 de agosto de 2015 – 17:26 hs

    O país está em crise, a economia em frangalhos e a “Barbi” quer aumentar impostos? socorro… é o fim mesmo. Tem tem emprego se segura. Quem está desempregado, está fu… Vai lá e vota no PT novamente seu trouxa.

  12. paulo
    quarta-feira, 12 de agosto de 2015 – 17:29 hs

    acho que ta na hora de aumentar os impostos de quem tem mais mesmo de bancos e industrias chega de so pobre paga imposto

  13. Luigi
    quarta-feira, 12 de agosto de 2015 – 19:00 hs

    SENADORA, PLEASE, GO DOWN WITH THE SHIP!

  14. jorge Hardt Filho
    quarta-feira, 12 de agosto de 2015 – 21:50 hs

    É o maior programa do PT: O “mais impostos”. Ano após ano a solução para os problemas do país ( que eles mesmo criaram) é aumentar impostos. Desde o primeiro governo Lula até hoje a arrecadação federal aumentou em ± R$ 1.000.000.000,00 (um bilhão) por dia!!!!!. E o que nos vemos: a infraestrutura com os menores investimentos da história. O governo quebrado. Só o pagamento dos juros da dívida do governo, apesar desse brutal aumento de impostos, ultrapassa 400.000.000.000.00 (quatrocentos bilhões) por ano.O Brasil levará no mínimo 10 anos para se recuperar dessa tragédia, se o PT for removido do poder este ano.

  15. Raymond
    quinta-feira, 13 de agosto de 2015 – 8:47 hs

    Essa senadora é uma vergonha para o Paraná. Se elege como votos dos cidadãos paranaense, mas na verdade está a serviço do PT, partido de corruptos. Então, quem serve a corruptos, certamente já foi, ainda é, ou um dia será….
    aff!

  16. ferreira
    quinta-feira, 13 de agosto de 2015 – 10:00 hs

    O Brasil tem que se livrar destas ptistas e cia o mais rápido possível e mandá-las para cozinha pilotar fogão.

  17. AMARAHAL
    quinta-feira, 13 de agosto de 2015 – 10:07 hs

    Barbi, cala-te, cada vez que você abre a boca o país fica ainda mais no prejuízo, você e teu colega senador manona já prejudicaram muito o Paraná e agora você está prejudicando o país, será que a KHdª que vocês fizeram ainda foi pouca?

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*