José Dirceu chega à carceragem da PF em Curitiba sob gritos de 'ladrão' e foguetes | Fábio Campana

José Dirceu chega à carceragem da PF em Curitiba sob gritos de ‘ladrão’ e foguetes

mail.google.com

Preso na nova fase da Operação Lava Jato, o ex-ministro José Dirceu chegou por volta das 17h30 desta terça-feira (4) na sede da Polícia Federal em Curitiba, sede das investigações, sob gritos e foguetes. As informações são da Folha de S. Paulo.

Cerca de 50 pessoas, abraçadas a bandeiras do Brasil e com buzinas, apitos e faixas elogiando a Justiça e a Polícia Federal, aguardavam o ex-ministro em frente à sede da PF. Gritavam “ladrão” e “vagabundo”.

Uma delas soltou fogos quando Dirceu chegou ao local, escoltado por policiais e dentro de uma viatura. “José Dirceu ladrão, o seu lugar é na prisão”, gritou outro. “Polícia Federal, orgulho nacional”, afirmava outro grupo.

O ex-ministro entrou direto no prédio na PF, sem aparecer para o batalhão de jornalistas que o aguardava. Ele aterrissou na cidade em um avião da PF, vindo de Brasília, pouco depois das 16h40. O voo durou cerca de 2 horas e 20 minutos.

Entre os manifestantes, havia integrantes de movimentos organizados, como o Acorda Brasil, o Movimento Brasil Livre e o Direita Curitiba. Outros diziam ter ido sozinhos. “É o primeiro dos grandes. Se o povo não vier apoiar, pode acabar em pizza”, disse a psicóloga Liliana Padilha, 53, que estava desde as 15h na PF com o marido, o engenheiro aposentado Carlos Padilha, 58.

“É o cabeça do esquema. Que maravilha ele estar preso”, elogiava a dona de casa Rosane Sachet, 61, abraçada a uma bandeira do Brasil.

Até mesmo os servidores da PF saíram do prédio ou se posicionaram nas janelas para acompanhar a chegada do ex-ministro.

Dirceu cumpria prisão domiciliar desde novembro em Brasília pela condenação no escândalo do mensalão. Sua transferência a Curitiba foi autorizada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Ele irá permanecer detido na carceragem da PF, no bairro Santa Cândida, a oito quilômetros do centro da cidade.

No local, já estão outros 14 presos da Lava Jato, como o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, além dos outros sete detidos na última fase da Lava Jato, deflagrada nesta segunda (3).

Na carceragem da PF, a comida é servida três vezes por dia, com talheres de plástico. Os presos têm direito a uma hora de sol diariamente, e precisam limpar a própria cela. Às quartas-feiras, eles recebem visitas de familiares e amigos. Conversam por cerca de meia hora em um parlatório, por meio de um telefone, separados por um vidro.

‘PIXULECO’

O petista foi preso nesta segunda (3), na casa onde mora, em Brasília, durante a 17ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Pixuleco.

Ele foi apontado pelo Ministério Público Federal como um dos responsáveis pela criação do esquema de corrupção na Petrobras.

“Chegamos a um dos líderes principais, que instituiu o esquema, permitiu que ele existisse e se beneficiou dele”, disse o procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, um dos responsáveis pelas investigações.

Os procuradores da Lava Jato apontam Dirceu como responsável pela indicação do ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, que foi responsável pela negociação de contratos de obras da Petrobras de 2003 a 2012 e é acusado de cobrar propina dos fornecedores da estatal.

O procurador Lima afirmou que o esquema de corrupção na Petrobras reproduziu características do mensalão, porque parte do dinheiro abasteceu políticos do PT e de outros partidos governistas. “O DNA é o mesmo: compra de apoio partidário”, disse.

Para ele, o esquema foi “sistematizado” no governo Lula. Questionado se o ex-presidente também seria investigado, Lima disse que “nenhuma pessoa no regime republicano está isenta de ser investigada”.

MAL ESTAR

Nesta segunda, Dirceu chegou ao prédio da PF queixando-se de mal estar e solicitou a presença de um médico de sua confiança. Segundo o delegado da Polícia Federal, Luciano Lima, foi constatado que o ex-ministro –que já esperava que fosse preso estava com pressão alta. Ele foi medicado e passa bem.

O delegado relatou ainda que Dirceu comeu a mesma marmita que os demais presos, porém, sem sal, em virtude de sua condição de saúde.

No final da tarde desta segunda, o petista recebeu a visita de sua companheira, Simone Patrícia Tristão Pereira. Ela levou roupas e roupas de cama para Dirceu.

Como foi examinado na superintendência, o ex-ministro não precisou fazer exame corpo de delito.

‘PRISÃO POLÍTICA’

O advogado do ex-ministro José Dirceu, Roberto Podval, afirmou nesta segunda que os pagamentos recebidos pela empresa de seu cliente referem-se todos a serviços prestados. A prisão de Dirceu não tinha “justificativa jurídica”, segundo o defensor, que a classificou como “política”.

Disse ainda que Dirceu se tornou um “bode expiatório” da Operação Lava Jato.

“A justificativa colocada me parece mais uma justificativa política”, declarou Podval. Questionado, explicou que o juiz federal Sergio Moro reagiu “a uma pressão popular” ao decretar a prisão.


8 comentários

  1. CORINGA
    terça-feira, 4 de agosto de 2015 – 18:55 hs

    GOSTARIA DE SABER SE A VICE PREFEITA MIRIAN JÁ FOI VISITAR SEUS COMPANHEIROS . LEVAR UM CHOCOLATE , UM CIGARRO, AFINAL COMPANHEIRO É COMPANHEIRO, NÃO É?? OU SERÁ QUE NESTAS HORAS NÃO CONHECE OS COLEGAS DE PARTIDO?

  2. QUESTIONADOR
    terça-feira, 4 de agosto de 2015 – 19:19 hs

    SERÁ QUE OS NOSSOS AMIGOS PTISTAS QUE TANTO CORRIAM ATRAS DO ZÉ DIRCEU PEDINDO BENÉCIAS DA CORTE AGORA VÃO VISITAR O LIDER NA SUA NOVA CASA NO BOA VISTA?? NÃO ESQUEÇAM ELE GOSTA DE CHOCOLATE DE KOPENHAGEM.

  3. FUI !!!
    quarta-feira, 5 de agosto de 2015 – 3:12 hs

    Um assaltante que te aponta a arma em plena luz do dia e leva os seus
    pertences é mais digno do que esta quadrilha que às escuras mete a mão
    teu bolso e faz de conta que não roubou. Esta quadrilha precisa ser hosti-
    lizada e fuzilada em praça pública !!!!!!! Cadê o Lula !?

  4. ferreira
    quarta-feira, 5 de agosto de 2015 – 9:48 hs

    A rede do bbb globobona deu uma noticiazinha sobre a prisão do LESA-PÁTRIA MOR . Na chegada de dirceu em Curitiba apenas disse que foi hostilizado por +/- 50 pessoas que no meu entender tratou como pouco caso, mas abriu espaço para o advogado do kPTa falar que a “prisão dele era armada para fechar uma etapa do petrolão e que era a cereja do bolo “, mas a cereja junto com o recheio do bolo ainda acontecerá quando trouxerem à Curitiba o luladrão .
    A rede do bbb também deu espaço para o presidente do PT desqualificar a lava jato.
    Não buscou informações na PF, no MPF e nem Sérgio Moro.
    Nós, os que somos, brasileiros do bem queremos sim mais espetáculos midiáticos que desmoralizem e que levem para o esgoto esses canalhas da nação.
    AGOSTO SERÁ UM MÊS ESCATOLÓGICO NA ERA DO pt, DIA 16 ESTAREMOS NAS RUAS E NESTA 5ª-FEIRA HAVERÁ O MAIOR PANELAÇO NA FACE DA TERRA QUE O PLANETA INTEIRO ESCUTARÁ.

  5. Vigilante do Portão
    quarta-feira, 5 de agosto de 2015 – 12:20 hs

    Notícias plantadas nas mídias, de maneira proposital, indicam que o PT e os Caciques do partido estariam abandonando o Zé.

    Hummm,

    O problema é bem mais complexo:

    O pessoal descobriu que o Zé Dirceu NÃO REPARTIU o BUTIM.

    Mais, enquanto os militantes faziam uma “vaquinha” para pagar a Multa do Mensalão, o Companheiro “juntava grana com o RODO”, para suas contas pessoais, claro.

  6. ELEITOR DE BOA MEMORIA
    quarta-feira, 5 de agosto de 2015 – 13:22 hs

    quando o Zé Dirceu estava dando as cartas, tinha muita gente do PT agarrado na sua bolsa escrotal agora se perguntar eles não sabem nem o que significa PT.
    cade os famosos Angelo Vanhoni , Dr.Rosinha, e tantos outros que falavam grosso e cantavam para os quatro ventos que eram amigo do “óme”.E nossa tão”combativa” vice prefeita onde está? e o Requião e seu filhinho que estufaram o peito sempre em cima da muro mas grandes amigos do PT? kkkkk
    a Cacau show , Kopenhagen são bons chocolates para levar no dia de visita mas o que ele mesmo gosta são dos SUIÇOS destes ele não abre mão.

  7. SOLANGE LOPES
    quarta-feira, 5 de agosto de 2015 – 14:04 hs

    Bunda tatuada, você foi recepcionar o Zé Dirceu?

  8. NA CORDA BAMBA
    quarta-feira, 5 de agosto de 2015 – 16:03 hs

    Os mentores desta mega roubalheira foram o Lula e José Dirceu. Falta
    o sapo barbudo ir para a mesma cela deste cara. Neste dia os brasileiros precisam parar de trabalhar e entrar de férias por um ano.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*