19 pessoas morrem em chacina em Osasco e Barueri nesta madrugada | Fábio Campana

19 pessoas morrem em chacina em Osasco e Barueri nesta madrugada

do El País:

Cerca de 30 pessoas foram vítimas de ataques a bala na região metropolitana de São Paulo na noite desta quinta-feira, 13 de agosto, sem razão aparente. Os episódios, que fizeram desta a noite mais violenta do ano no Estado, aconteceram num intervalo de duas horas e meia, em dez pontos diferentes de Osasco e de Barueri.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, cancelou seus compromissos nesta sexta-feira e convocou o secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, para definir uma força-tarefa para apurar os fatos. Em uma coletiva de imprensa nessa manhã, Moraes afirmou que a polícia trabalha com algumas teses de investigação sobre a série de mortes. Entre elas, a de que foi uma reação à morte de um homem da Guarda Civil, ocorrida há três dias, ou a de um policial militar, assassinado há uma semana. Também trabalha com a possibilidade de que seja um embate da “guerra do tráfico”. “Sejam ou não policiais [os assassinos], vamos atuar rapidamente para prender”, afirmou o secretário.

Com 19 mortos e nove feridos, segundo dados da Polícia Militar, a chacina começou às 20h30, em um bar de Osasco, no bairro Jardim Munhoz Júnior, próximo ao limite com Barueri. Quatro pessoas morreram no local e outras seis, no hospital, depois de receberem socorro. Ao programa Bom Dia São Paulo, da TV Globo, uma testemunha que não quis se identificar deu sua versão do ocorrido: “Chegaram dois carros com vários indivíduos, em frente ao bar. Não procuraram por ninguém. Chegaram aqui, bateram em todo mundo que eles viram e saíram correndo rapidamente”, disse.

As execuções, segundo os relatos anônimos, prosseguiram com novas investidas até as 22h em outras ruas de Osasco: Moacir Sales D’Ávila, Suzano, Vitantônio de Abril e Professora Sud Menucci e nas avenidas Eurico Cruz e Astor Palamin. A partir desse horário, a violência continuou em Barueri, cidade vizinha, onde uma pessoa foi morta na rua Carlos Lacerda às 22h15. Pouco mais de uma hora depois, dois homens foram baleados na rua Irene, enquanto tomavam bebida em um bar. Um vídeo da ação foi divulgado pelo Bom Dia Brasil, também da TV Globo. Ele mostra dois homens de capuz entrando em um bar em Barueri, rendendo as pessoas e depois atirando.

Parte dos feridos foi levada para o Hospital Municipal de Barueri e para o Hospital Geral de Itapevi, e as vítimas, ainda não identificadas, aguardam o início do processo de investigação que será conduzida pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). “Nunca vi uma noite com tantos mortos em São Paulo”, adiantou, espantado, um dos peritos da Polícia Civil. Várias equipes trabalharam de madrugada na investigação.


3 comentários

  1. Doutor Prolegômeno
    sexta-feira, 14 de agosto de 2015 – 14:29 hs

    Brasil, meu Brasil brasileiro…

  2. Massa
    sexta-feira, 14 de agosto de 2015 – 14:49 hs

    Só digo uma coisa, “deve ser gente da melhor qualidade”!!!!

  3. ferreira
    sexta-feira, 14 de agosto de 2015 – 20:20 hs

    Está mais que evidente que temos um esquadrão da justiça saneando criminosos.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*